Como lidar com funcionário insatisfeito no trabalho?

Já tem um tempo que as empresas começaram a se preocupar com o aumento da taxa de turnover. Afinal, hoje em dia o funcionário insatisfeito no trabalho não demora para pedir demissão e logo procura uma nova oportunidade no mercado.

Por isso, nós da Allya daremos algumas dicas para os profissionais de RH, gestores e líderes que desejam reduzir a rotatividade na empresa. Confira a seguir!

Funcionário insatisfeito no trabalho: como identificar?

Será que você possui algum funcionário insatisfeito no trabalho? Essa pergunta pode ser respondida ao identificar sinais que os colaboradores infelizes na empresa demonstram no dia a dia. Veja abaixo!

Desmotivação

O RH, líder ou gestor pode identificar um funcionário insatisfeito no trabalho quando não enxergar mais motivação ao desafiá-lo com metas e objetivos dados a ele. 

Ao perceber que o profissional não está empenhado em superar esses desafios lançados, então é possível dizer que ele está desmotivado com sua posição e tarefas.

Queda na produtividade

É possível identificar um funcionário insatisfeito no trabalho quando ele começa a diminuir a sua produtividade normal. 

Por isso, se preocupe quando perceber que a quantidade e qualidade das entregas estiverem abaixo do nível esperado pelo profissional, porque pode ser um sinal de insatisfação e desmotivação.

Pressa para ir embora

Todo trabalho possui um horário de início e término, até mesmo os mais flexíveis possuem um período mínimo de horas. 

Portanto, se perceber que o colaborador passa sua carga horária contando as horas para ir embora, fica ansioso para o horário de almoço ou mal pode esperar pelo momento de desligar o computador (home office), então podemos dizer que esse funcionário está insatisfeito. 

Pouca interação social

Apesar de existirem diversos perfis de trabalhadores — alguns mais extrovertidos e outros mais introvertidos — se não houver um mínimo de interação social, então esse profissional pode estar desmotivado e insatisfeito com a empresa. 

Em qualquer ambiente de trabalho, seja ele virtual ou presencial, é preciso promover a interação entre os colaboradores. Aqueles que não se comunicam e não interagem com a equipe podem estar descontentes.

Insatisfação com os benefícios

Se o seu RH procurou os melhores benefícios corporativos do mercado e está sempre atualizando o pacote de incentivos da empresa, mas mesmo assim os funcionários não se mostram interessados em utilizá-los, então o motivo pode ser a infelicidade no emprego.

 Faltas frequentes não justificadas

Sabemos que imprevistos e emergências acontecem, por isso as faltas justificadas no trabalho são compreensíveis. 

Porém, quando há uma constância de faltas não justificadas, esse pode ser o indício de uma desmotivação e insatisfação. 

Síndrome de Boreout Allya

O que fazer com um funcionário insatisfeito no trabalho?

Se o RH, líderes e gestores perceberem sinais graves de desinteresse e insatisfação, então é preciso agir rapidamente para reverter essa situação. Veja logo abaixo algumas recomendações que podem ajudar a lidar com funcionário insatisfeito no trabalho!

1. Permita o trabalho com carga flexível

A flexibilização nas empresas se tornou mais comum após a implementação do  home office, forçada pela pandemia.

Desde então, os colaboradores buscam por empregos que oferecem essa flexibilidade no formato de trabalho e na carga horária

2. Ofereça pagamento e benefícios flexíveis 

Reavalie como a sua empresa paga os salários e busque alternativas que possam facilitar a vida financeira do trabalhador, como pagamento conforme os dias trabalhados antes do dia oficial, por exemplo. 

Outra solução pode ser realizada pela Allya, que oferece um beneflex capaz de ajudar os funcionários a economizar utilizando cupons de descontos em diversas categorias de gastos, com alimentação, farmácias, academias, cursos e muito mais.

3. Promova o crescimento e o desenvolvimento

Uma pesquisa do Linkedin revelou que 94% dos funcionários continuariam mais tempo em seus empregos se sua empresa investisse em suas carreiras.

Portanto, promova o crescimento e desenvolvimento dos profissionais, assim como o aprendizado de novas habilidades, com cursos e treinamentos, para se tornarem mais felizes e satisfeitos. 

4. Cuide da saúde mental dos trabalhadores

Sem dúvidas, uma das maiores dificuldades dos últimos anos para o RH é lidar com a saúde mental dos colaboradores. 

Por isso, cuide do bem-estar mental dos profissionais para evitar que desenvolvam problemas, como depressão, ansiedade, ataques de pânico, Síndrome de BurnoutSíndrome de Boreout, entre outros. 

A oferta de benefícios que oferecem acesso à terapia é uma ótima forma de ajudar os funcionários a procurarem ajuda especializada 

5. Crie a cultura do reconhecimento

Todos os profissionais de RH reconhecem a importância de dar feedback aos trabalhadores, principalmente para melhorarem o clima organizacional e incentivarem a cultura da empresa. 

Portanto, incentive o feedback para entender qual é o nível de satisfação dos colaboradores e o que pode ser melhorado na empresa.

6. Faça pesquisas de satisfação

O RH pode criar e aplicar questionários e formulários para identificar se o funcionário está insatisfeito no trabalho. 

Alguns profissionais se sentem desconfortáveis formalizando uma reclamação ou apontando algo que não estão satisfeitos nas reuniões de feedback.

Sendo assim, essas pesquisas podem ser um ótimo instrumento de avaliação para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

7. Cultive a diversidade e inclusão 

Muitos ambientes de trabalho ainda não possuem a diversidade e inclusão que deveriam existir nas empresas. 

O setor de RH precisa desenvolver ações que promovam a diversidade, como o incentivo à liderança feminina, além da contratação de pessoas negras, com deficiência, transexuais,  LGBTQIA +, entre outras minorias.

Sem dúvida, trabalhar em um ambiente acolhedor e inclusivo torna o dia a dia dos profissionais mais agradáveis e aumenta a satisfação em pertencer a uma empresa diversa e inclusiva. 
Agora você já sabe como lidar com funcionário insatisfeito no trabalho, por isso,  conte com a Allya para motivá-los com um benefício flexível! Aproveite e assine a nossa newsletter para ler mais dicas como essas!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *