Desafios da saúde mental em 2022: o RH pode ajudar!

Um dos maiores desafios que os colaboradores enfrentaram em 2021 e que certamente se estenderá para 2022 é manter a saúde mental em dia. Por isso, o RH deve estar preparado para lidar com essa situação e ajudar, afinal, é responsabilidade do setor promover um ambiente saudável, além de acompanhar o rendimento do seu time.

Nós da Allya iremos explicar a importância dessa preocupação, logo abaixo. Confira!

Por que a saúde mental é ainda um desafio em 2022?

O ano pode ter acabado de começar, mas ainda há pendências deixadas em 2021: os cuidados com a saúde mental dos funcionários. 

Isso porque , muitos profissionais ainda estão lutando contra a depressão, ansiedade, síndrome de Burnout e estresse.

Segundo pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de trabalhadores com Burnout

Além disso, um artigo publicado no Benefit News mostrou nos resultados de uma pesquisa sobre saúde mental que: 

  • 84% dos funcionários consideram necessário que a empresa ofereça benefícios e suporte à saúde mental em 2022.
  • 59% dos entrevistados disseram que poderiam permanecer no emprego se ofertarem benefícios para cuidar da mente.
  • 92% dos empregadores reconheceram a necessidade e desejam apoiar a saúde mental com prioridade máxima nos próximos 3 anos.

Portanto, fornecer apoio ao bem-estar mental dos colaboradores é um dos maiores desafios das empresas em 2022.

Como o RH pode apoiar a saúde mental dos funcionários?

É preciso começar urgentemente o trabalho de apoio à saúde mental e iniciar conversas abertas com os profissionais, se o RH quiser impedir que os trabalhadores se afastem ou peçam demissão.

Para acompanhar essa necessidade dos colaboradores, que está aumentando rapidamente a cada ano, as empresas precisam buscar iniciativas para dar o devido suporte à saúde mental dos trabalhadores em 2022. Veja o que pode ser feito:

Ouvir seus funcionários

Os integrantes do setor de RH precisam ouvir seus funcionários, seja por conversas One-on-One, por meio de formulários de pesquisa ou canais de comunicação. 

É muito importante descobrir realmente o que os colaboradores estão sentindo porque, muitas vezes, pessoas que precisam de cuidados com a saúde mental não irão levantar a mão e dizer: ‘ei, não estou indo bem’.

Oferecer benefícios de saúde mental 

Fornecer benefícios de saúde mental para os funcionários é também uma das principais ações que precisam ser realizadas em 2022.

Porém, esse benefício precisa ser flexível, customizado e personalizado de acordo com as necessidades pessoais de cada colaborador. 

Afinal, o profissional conhece suas maiores necessidades e é único capaz de decidir a melhor forma de usar o recurso.

A Allya oferece esse tipo de benefício flexível que permite que os colaboradores decidam como querem usar o benefício, de acordo com suas necessidades. 

Existem milhares de cupons de descontos na plataforma da Allya para os trabalhadores escolherem como e quando querem economizar, inclusive em terapia online.  

Fornecer flexibilidade 

No mesmo artigo do Benefit News, o estudo da empresa Lyra Health mostrou que 69% dos funcionários disseram que o trabalho remoto é importante para eles.

Essa predileção dos funcionários pelo home office apareceu logo abaixo da vontade de ter plano de saúde médico e odontológico.

Isso porque o trabalho flexível ajuda as pessoas a adquirirem um equilíbrio mais saudável entre vida profissional e pessoal.

Além disso, a flexibilidade também pode estar relacionada com a carga horária de trabalho. 

Por isso, se a empresa quiser cuidar do bem-estar mental dos colaboradores e deixá-los mais satisfeitos. o RH precisa promover uma mudança nas políticas de trabalho e torná-las mais flexíveis

RH, preste atenção aos sinais e cuide da saúde mental dos seus colaboradores. Cadastre-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *