Como começar a investir? Aprenda os primeiros passos!

Se você está pensando em investir, primeiro entenda sua situação financeira, se livre do endividamento, comece a guardar dinheiro e tenha sua reserva de emergência. Afinal, investimento é coisa séria! Mas se já se sente seguro financeiramente, então saiba quais são os primeiros passos para começar a investir. Confira abaixo!

Como começar a investir?

Muitos brasileiros já pensam em começar a investir seu dinheiro nas opções que o mercado financeiro oferece, como ações, Tesouro Direto, entre outras.

Mas poucos realmente tiram seu dinheiro guardado na poupança e iniciam no mundo dos investimentos.

O medo e a falta de conhecimento sobre investimentos são os principais fatores desse bloqueio. 

Por isso, as empresas podem ser aliadas dos colaboradores ao abordarem sobre Educação Financeira e oferecerem benefícios financeiros que transformam a relação com o dinheiro no dia a dia. 

Os primeiros passos para investir

Pensando nisso, nós da Allya vamos dar dica de um tutorial com um passo a passo para começar a investir. Confira:

1. Defina os seus objetivos 

Deixe bem claro para você o motivo que deseja investir o seu dinheiro. Pretende comprar um carro? Dar entrada em um imóvel? Pagar a faculdade dos filhos? 

Enfim, o ideal é ter um objetivo para saber qual o melhor prazo para deixar seu dinheiro fora de uso e saber quanto irá receber quando a aplicação terminar.

2. Determine o valor inicial

Fixe um valor inicial para começar a investir, mesmo que seja pouco dinheiro para não cometer riscos muito altos. 

Você pode reservar uma quantia mensal para investir constantemente, sem impactar nos valores destinados às despesas fixas e a reserva de emergência.  

3. Saiba qual o seu perfil de investidor

Existem 3 tipos de perfis de investidor e um deles será o seu: 

  • Conservador: investe em opções de baixo risco e com retornos mais demorados.
  • Moderado: diversifica seus investimentos em alguns produtos de baixo e alto risco, mas espera ter lucros a longo prazo. 
  • Agressivo: sabe dos riscos dos seus investimentos e das possíveis perdas, mas acredita que as chances de grandes retornos são maiores. 

4. Escolha uma corretora de valores

Corretoras de valores são empresas especializadas em investimento que oferecem taxas de administração mais baratas que bancos.

Veja qual corretora de valores oferece os melhores serviços para você começar a investir.

5. Monte sua carteira de investimentos

Após abrir sua conta em uma corretora, agora é hora de montar a sua carteira de investimentos.

Você deve avaliar todos os tipos de investimentos disponíveis para escolher os ideais para o seu perfil. 

Procure diversificar sua carteira escolhendo as melhores opções, como Tesouro Direto, ações de empresas, CDB, LCI e LCA, Fundos de Investimentos, entre outros.

6. Invista e acompanhe os resultados

Essa é a hora de investir e acompanhar diariamente os resultados para saber o que está indo bem e o que pode ser melhorado. 

Estude bastante sobre mercado financeiro para poder realizar as melhores operações dos seus investimentos.

O RH pode ajudar os colaboradores a investir?

Como dissemos, os brasileiros possuem receio e pouco conhecimento sobre investimentos. 

Portanto, os RHs das empresas podem auxiliar os trabalhadores em todas as etapas, desde a análise da situação financeira até a entrada nos investimentos.

As principais iniciativas que indicamos é um programa de bem-estar financeiro com troca de informações financeiras, incentivo à mudança de hábitos dos funcionários e o fornecimento de benefícios que os ajudem a economizar, como a plataforma de descontos em todos os tipos de compras da Allya

Compartilhe esse artigo com quem quer começar a investir! Confira outros conteúdos sobre bem-estar financeiro no nosso blog!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *