Bem-estar financeiro é um custo ou investimento? Entenda essa relação!

Em um mundo onde o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é muito valorizado, o bem-estar financeiro dos colaboradores ganha cada vez mais destaque. Mas, muitas empresas continuam na dúvida se oferecê-lo é um custo ou investimento.

No entanto, nem tudo na empresa deve se tratar apenas de números e orçamentos. Também é preciso considerar a qualidade de vida que o colaborador tem, diretamente relacionada a ter uma saúde financeira estável. 

Pensando nisso, nós da Allya criamos este artigo para explorar o impacto positivo de investir no bem-estar financeiro dos funcionários e como as equipes de RH podem implantar esse benefício. Confira a seguir!

Bem-estar financeiro é um custo ou investimento?

Entre as metas de crescimento e os relatórios financeiros, há um elemento frequentemente negligenciado nas empresas: o bem-estar financeiro dos colaboradores. 

Isso pode acontecer pelo fato das organizações não definirem se o bem-estar financeiro será visto como um custo ou investimento.

Porém, para mostrar que esse não é apenas um custo adicional, mas, sim, um investimento com retornos substanciais, separamos alguns resultados que podem ser alcançados. Veja abaixo!

1. Reduz o estresse financeiro

A preocupação constante com as finanças pode criar tensões e estresse nos colaboradores, influenciando diretamente no seu desempenho e na satisfação com o trabalho. No entanto, ao investir no bem-estar financeiro, é possível reduzir esse estresse e provocar diversas mudanças positivas, como:

  • Melhoria nas relações pessoais devido à falta de preocupação com questões financeiras;
  • Mais foco nas tarefas diárias e qualidade do trabalho feito;
  • Sensação de segurança e estabilidade, que impulsiona a autoestima e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.

Assim, ao promover o bem-estar financeiro, as empresas não estão apenas lidando com questões monetárias, mas contribuindo para uma melhoria significativa na vida dos funcionários.

2. Diminui a ansiedade financeira

Geralmente, as finanças desempenham um papel crucial na saúde mental dos colaboradores. Já vimos que a falta dela pode gerar preocupações e estresse, mas, além disso, uma vida financeira instável também gera muita ansiedade sobre o futuro.

Segundo dados de uma pesquisa do Serasa, cerca de 61% dos funcionários já tiveram ou têm a sensação de “crise de ansiedade” ao pensar em uma dívida. Além disso, cerca de 74% afirmam ter dificuldades de concentração para realizar uma tarefa.

Dessa forma, quando a empresa investe em ações de melhoria financeira, o colaborador consegue solucionar suas questões financeiras e, assim, evitar a preocupação constante com as contas e dívidas.

Isso permite que os profissionais enfrentem os desafios diários de maneira mais positiva e com resiliência, além de se sentirem apoiados e valorizados pela empresa, resultando em maior lealdade e engajamento.

💡 6 ações para diminuir a ansiedade financeira dos colaboradores!

3. Capacidade de alcançar metas

O investimento no bem-estar financeiro dos colaboradores não apenas alivia as preocupações imediatas, mas também proporciona as ferramentas necessárias para que eles alcancem seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

Com o financeiro organizado, os funcionários se tornam mais propensos a investir em seu próprio desenvolvimento, melhorando suas habilidades e conhecimentos para benefício mútuo da empresa e do indivíduo.

Como promover o bem-estar financeiro?

Entendendo a importância do bem-estar financeiro dos colaboradores, surge a pergunta: como as empresas podem efetivamente investir nesse aspecto vital? Aqui estão algumas estratégias que podem fazer a diferença:

Oferecer educação financeira

A educação financeira é a base de um bem-estar duradouro, por isso, as empresas podem oferecê-laao funcionário de diversas maneiras, como a partir de workshops ou consultorias individuais.

Fornecer workshops, palestras e conteúdos educativos sobre finanças pessoais auxiliam as empresas a capacitarem seus funcionários a tomar decisões informadas. 

Além disso, ao oferecer uma orientação individualizada, é possível ajudar os colaboradores em questões específicas que podem estar afetando a saúde financeira.

💡Confira um calendário de ações de educação financeira para aplicar na empresa!

Disponibilizar pacotes de benefícios flexíveis

A criação de pacotes de benefícios adaptáveis às necessidades individuais garante que cada colaborador tenha acesso a benefícios corporativos importantes que o ajudem financeiramente.

Um exemplo de benefício assim é o oferecido pela plataforma da Allya, uma solução de bem-estar financeiro que oferece acesso a milhares de descontos em produtos e serviços de lazer, educação e saúde para os funcionários economizarem.

Assim, a partir dela, os colaboradores encontram serviços e produtos que gostariam de consumir por um valor que não afeta sua organização financeira.

Incentivar à poupança e o investimento

Outra prática que ajuda na construção do bem-estar financeiro é criar ações que incentivem os profissionais a começar a poupar e a começar a investir no futuro.

Ao realizar parcerias com instituições financeiras, por exemplo, é possível oferecer contas de poupança vantajosas e até plataformas completas de investimento, onde o colaborador pode aprender a investir o seu dinheiro para atingir metas financeiras!

👉 Ofereça uma planilha de orçamento para ajudar os colaboradores!

Facilitar o acesso a recursos financeiros

Emergências financeiras podem afetar qualquer pessoa, independentemente de quão preparado esteja. Para isso, a empresa pode ajudar ao oferecer linhas de crédito com juros reduzidos para situações imprevistas.

Além disso, também é possível oferecer soluções de adiantamento salarial que ajudam a proporcionar um amortecedor financeiro quando mais necessário.

Tenha uma cultura de abertura e comunicação

Para que todas as ações acima possam ser implementadas e aproveitadas pelos profissionais, é fundamental que as empresas tenham um ambiente aberto para a comunicação.

Considere que, quando um colaborador passa por um problema financeiro, ele precisa saber que pode se sentir à vontade para discutir essas preocupações com a empresa.

Para isso, o RH pode estimular diálogos sobre planejamento financeiro e estratégias de economia para fortalecer a conexão entre a equipe e a empresa. Assim, o funcionário se sente mais seguro e confiante de buscar ajuda e ser acolhido pela organização.

Com essas práticas, você poderá aplicar boas ações para a promoção do bem-estar financeiro de cada colaborador.

Agora você sabe investir no bem-estar financeiro dos funcionários! Se você quiser receber mais dicas da Allya, então assine a nossa newsletter para ler as principais práticas que o RH pode aplicar para melhorar o ambiente organizacional!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *