Câncer de mama: a importância da cultura de apoio no local de trabalho

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Provokers, de 2018, há uma falta de apoio no ambiente de trabalho para as mulheres que enfrentam o câncer de mama. 

Os resultados apontam que 78% das pacientes sentiram ausência de suporte por parte de suas empresas após receberem o diagnóstico. Quase metade das mulheres entrevistadas (49%) teve que abandonar seus empregos após serem diagnosticadas com câncer. Além disso, esse número aumenta ainda mais, atingindo 58%, sobre as mulheres com idades entre 36 e 45 anos.

Por isso, neste artigo, nós da Allya, falaremos sobre a importância de criar uma cultura de apoio no ambiente de trabalho para as mulheres que estão enfrentando essa doença. Confira a seguir!

O que é câncer de mama? 

O câncer de mama é uma condição em que células anormais na mama se multiplicam de forma descontrolada, formando um tumor

As mamas são glândulas responsáveis por produzir leite e o transportar por meio de canais chamados ductos até os mamilos. Quando ocorre um crescimento anormal e desordenado dessas células, pode se desenvolver um tumor maligno na mama, o chamado câncer de mama.

👉 Bem-estar feminino: saúde física, mental e financeira da mulher!

Outubro rosa no combate ao câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama que deseja promover a saúde e bem-estar das mulheres. 

Isso porque, apesar dessa doença afetar muitas mulheres no mundo todo, sendo o tipo mais comum de câncer entre elas, quando detectado em estágios iniciais, as chances de cura são significativamente maiores.

Por isso, o objetivo do Outubro Rosa é encorajar as mulheres a adotarem práticas de cuidado com a saúde, como buscar por exames de mamografias e procurar atendimento médico para identificar qualquer sinal de alteração nos seios.

8 dicas para promover uma cultura de apoio no local de trabalho

Promover uma cultura de apoio às mulheres com câncer de mama no ambiente de trabalho é fundamental para aprimorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida das trabalhadoras, especialmente diante dos desafios de conciliar o tratamento com as obrigações profissionais. 

Veja o que o RH pode fazer para promover essa cultura de apoio:

1. Sensibilizar e conscientizar

É preciso eliminar o estigma e o preconceito associado ao câncer de mama, combatendo o isolamento, a discriminação e a baixa autoestima que as mulheres enfrentam.

Para isso, é possível promover campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, como o Outubro Rosa.

Compartilhar histórias de profissionais que superaram o câncer de mama também pode inspirar e fortalecer outras mulheres. Isso cria um senso de comunidade e esperança!

2. Promover um espaço de escuta e acolhimento

O RH pode promover um ambiente de escuta, acolhimento e compartilhamento de experiências e informações sobre a doença, tratamento e direitos das pacientes.

Além disso, é preciso sensibilizar gestores, colegas e clientes sobre a importância do tema e incentivar o acolhimento com as trabalhadoras com câncer de mama.

É importante implementar políticas claras de não-discriminação relacionadas ao câncer de mama. Isso inclui garantir que as colaboradoras não sejam tratadas de maneira desigual ou injusta devido à sua condição de saúde.

💡 Como criar um canal de denúncias nas empresas? Saiba aqui!

3. Estimular o engajamento dos funcionários

O engajamento dos colaboradores desempenha um papel fundamental em relação à promoção da campanha do Outubro Rosa.  

A empresa pode incentivar os profissionais a vestirem roupas cor-de-rosa durante o mês, como uma forma simbólica de apoiar a causa e chamar a atenção para a conscientização do câncer de mama.

Além disso, é possível promover eventos e atividades específicas ao longo do mês, como caminhadas ou corridas beneficentes, para arrecadar fundos e conscientizar sobre o câncer de mama.

4. Oferecer palestras e workshops

Oferecer palestras e workshops sobre prevenção e cuidados com a saúde é uma forma de compartilhar informações relevantes aos colaboradores e incentivar práticas saudáveis.

Inclusive, disponibilizar materiais informativos nos locais de trabalho, como cartazes e panfletos, também ajuda a educar os funcionários sobre a importância da detecção precoce e dos exames preventivos.

5. Oferecer serviços de assistência para a saúde física e psicológica

É preciso disponibilizar serviços de assistência para a saúde física, como a realização de exames preventivos, como mamografias, e oferecer suporte para agendar esses exames.

Além disso, o apoio psicológico também ajuda a orientar e apoiar as trabalhadoras ao longo de todo o processo.

Uma forma de contribuir com o bem-estar físico e mental das funcionárias é a oferta do benefício corporativo da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro, que oferece descontos em exames laboratoriais, farmácias e em terapia online, entre outros gastos. 

6. Disponibilizar flexibilidade no trabalho

O RH pode disponibilizar a flexibilizar condições de trabalho, como horários, cargas, funções e locais, para atender às necessidades e limitações das trabalhadoras com câncer de mama.

Os horários de trabalho flexíveis oferecem a possibilidade de iniciar ou encerrar o expediente em horários adaptados às necessidades médicas, como consultas, tratamentos ou recuperação.

Além disso, oferecer o trabalho remoto permite que as colaboradoras evitem deslocamentos e tenham mais flexibilidade em sua rotina.

7. Cuidar do bem-estar financeiro

O tratamento do câncer de mama pode ser financeiramente desafiador, com despesas que incluem consultas médicas, exames, tratamentos, medicamentos e possíveis procedimentos cirúrgicos. 

Além disso, as trabalhadoras podem enfrentar custos indiretos, como despesas de transporte para as consultas e tratamentos, entre outras.

Por isso, é fundamental que o RH crie programas de bem-estar financeiro para as colaboradoras poderem lidar melhor com as finanças e evitar problemas com dinheiro. 

👉 Outubro Rosa: entenda a relação da saúde e a vida financeira!

8. Comprometer com a garantia de direitos trabalhistas

É necessário assegurar que as colaboradoras com câncer de mama tenham seus direitos trabalhistas e previdenciários respeitados, incluindo licenças, afastamentos, auxílios e aposentadorias.

A Lei 13.767, por exemplo, permite a homens e mulheres se ausentar do trabalho, sem prejuízo no salário, por até 3 dias em cada 12 meses trabalhados para a realização de exames de detecção de câncer.

RH, ajude a criar uma cultura de apoio na empresa em relação ao câncer de mama, demonstrando um compromisso com o bem-estar das colaboradoras. Conte com a ajuda da Allya! Assine a nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *