Bem-estar feminino: saúde física, mental e financeira da mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, por isso, em celebração ao mês das mulheres, nós da Allya queremos aproveitar essa data para falar sobre o bem-estar feminino

Infelizmente, muitas mulheres ainda enfrentam desafios em relação aos cuidados com a saúde física, mental e financeira. Portanto, os profissionais de Recursos Humanos precisam buscar os melhores meios para promover o bem-estar geral para suas funcionárias. 

Abaixo, aprenda o que é bem-estar feminino e confira as dicas para as empresas atenderem às necessidades das mulheres profissionais. Confira!

O que é bem-estar feminino?

O bem-estar feminino é um estado geral de saúde e equilíbrio que inclui fatores físicos, mentais e financeiros que são específicos das mulheres. 

Portanto, isso inclui questões como a saúde física, saúde mental e saúde financeira. Além disso, é a busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, qualidade do sono, gerenciamento do estresse, prevenção de doenças, inclusive o câncer de mama, entre outros.

💡 Saiba como reduzir o estresse financeiro dos colaboradores!

O bem-estar feminino e o trabalho

Você sabia que o bem-estar da mulher pode ser comprometido pelo emprego? Um estudo sobre problemas de saúde relacionados com o trabalho, realizado pela Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, identificou que algumas doenças que as mulheres trabalhadoras desenvolvem são ocasionadas pelo trabalho. São elas:

  • 23,7% de problemas ósseos, articulares ou musculares;
  • 23,3% de estresse, depressão ou ansiedade;
  • 21,4% de problemas ósseos, articulares ou musculares que afetam principalmente as costas;
  • 14,3% de problemas ósseos, articulares ou musculares que afetam principalmente as ancas, os joelhos, as pernas ou os pés;
  • 7,2% de outros tipos de problema de saúde;
  • 4,2% de problemas de audição.

Como cuidar do bem-estar geral da mulher?

Os profissionais de Recursos Humanos podem desempenhar um papel importante na promoção do bem-estar feminino. Veja o que pode ser feito:

Cuidar da saúde física 

O RH pode contribuir pela melhora da saúde física das mulheres trabalhadoras ao oferecer treinamentos sobre saúde feminina, realizar campanhas sobre Outubro Rosa, incentivar a prática de exercícios físicos e estimular hábitos alimentares saudáveis.

Garantir o bem-estar mental 

Existem diversas maneiras de garantir o bem-estar mental das funcionárias da sua empresa, como horários flexíveis, programas de saúde mental, promover campanhas sobre o Janeiro Branco, cargos femininos de liderança e promoção de um clima organizacional saudável.

👉 Conheça os impactos do glass ceiling nas lideranças femininas

Promover o bem-estar financeiro

Uma pesquisa realizada em 2021, pela Febraban, mostrou que 15,1% das brasileiras possuem saúde financeira ruim, diante de 8,3% dos homens. Portanto, é fundamental que o setor de Recursos Humanos busque formas de promover o bem-estar financeiro para todos os colaboradores, inclusive mulheres. 

É possível oferecer a Allya, um benefício corporativo que disponibiliza uma plataforma de bem-estar financeiro capaz de estimular o bem-estar geral dos funcionários e funcionárias. 

Essa plataforma oferece diversas soluções relacionadas com as finanças, como uma assistência financeira, trilhas de conteúdo sobre bem-estar financeiro, ferramentas para gerenciamento de dívidas e uma plataforma de descontos com milhares de opções em produtos e serviços (academia, alimentação, terapia online, farmácia, spas, cinema, lazer e muito mais).

Promova o bem-estar feminino no ambiente de trabalho! Conte com a ajuda da Allya! Se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas como essas! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *