MSN: conheça a técnica que pode acelerar as carreiras dos colaboradores!

Se a sua empresa tem o objetivo de ajudar na evolução dos funcionários, é fundamental que você conheça a técnica MSN. Ela é uma metodologia simples, que facilita o crescimento da carreira dos profissionais na empresa!

Dessa maneira, você consegue ter profissionais mais qualificados e também diminuir a temida taxa do turnover! Para conhecer mais sobre essa técnica e como aplicá-la no ambiente de trabalho, confira este artigo que, nós da Allya, preparamos para você!

O que é a técnica do MSN?

O MSN é uma técnica que permite alavancar as carreiras dos trabalhadores de forma mais rápida. Ela propõe práticas simples que podem ser aplicadas na rotina da organização a fim de capacitar ainda mais os colaboradores, sendo elas:

  • M: mantenha uma boa base;
  • S: supere expectativas;
  • N: networking.

Um ponto importante sobre essa técnica é que ela toca em uma necessidade especial dos funcionários. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Randstad, cerca de 75% dos brasileiros valoriza os empregos em que é possível crescer.

Portanto, quando uma empresa aplica uma metodologia específica voltada ao crescimento do profissional, claramente ela passa a ser priorizada e mais valorizada pelos trabalhadores. 

💡 Saiba como manter funcionários de alto desempenho na empresa

Como funciona o MSN?

No tópico acima você conheceu os 3 pilares que compõem a técnica do MSN. Mas, como de fato essa metodologia consegue levar um profissional para o próximo nível

É isso que você conhecerá a seguir, onde mostraremos o que cada um dos pilares significa, na prática!

M: Mantenha uma boa base

O primeiro pilar fala de um dos aspectos mais básicos e essenciais do colaborador. Criar uma boa base significa garantir que a parte mais simples do trabalho seja bem feita. 

Isso inclui chegar na empresa no horário, se preparar para reuniões e respeitar prazos, por exemplo.

💡 Descubra como ter uma rotina de trabalho mais produtiva!

S: Supere expectativas

Já o segundo pilar é uma prática que pode facilmente virar um hábito que ajuda a acelerar a carreira do funcionário ao impactar as pessoas com o próprio trabalho

Para isso, o profissional pode entregar algo a mais ou propor soluções que facilitem um projeto. 

N: Networking

Por fim, o networking é uma das práticas mais relevantes para o crescimento da carreira. Aplicado a técnica do MSN, o networking visa criar relacionamentos profissionais com uma troca mútua.

6 dicas para colocar o MSN em prática!

Agora que você já conhece mais sobre a técnica do MSN, deve estar se perguntando como pode colocá-la em prática no dia a dia da organização. Para isso, separamos 6 dicas para se aplicar o MSN no ambiente de trabalho. Confira:

1. Reforçar a atenção aos detalhes

A primeira dica tem relação com o “M” da sigla. Para criar uma boa base, é preciso estar atento aos detalhes que podem fazer toda a diferença na hora do colaborador mostrar o próprio trabalho. Para isso, é possível recomendar práticas simples, como:

  • revisar as apresentações;
  • ensaiar o que falar em uma reunião;
  • encontrar formas de facilitar o trabalho do time.

Apesar de serem hábitos comuns, eles demonstram um cuidado maior no trabalho feito, ajudando a fazer uma boa entrega valorizada pelo time e gestores.

2. Propor a criação de processos de trabalho

Essa é outra dica que também se enquadra no primeiro pilar da técnica MSN. Elaborar os próprios processos pode ajudar o funcionário a melhorar a qualidade do seu trabalho e também concluí-lo com mais rapidez.

Além disso, ao criar processos, o profissional sabe exatamente o que precisa ser feito em determinada situação. Isso pode colocá-lo à frente de diversos projetos na empresa, demonstrando sua capacidade de organização.

👉 Saiba otimizar os processos de RH na empresa!

3. Estimular um networking saudável

Manter um bom networking ajuda os colaboradores a ter contatos relevantes para seu crescimento, além de ficar atento às novidades do seu setor de atuação. No entanto, o networking é uma prática que precisa de um cuidado especial.

Para manter uma boa rede ativa, é preciso que o profissional esteja sempre em contato com ela, não somente para pedir ajuda, mas, também, oferecer auxílio. 

Isso ajuda a criar laços cada vez mais fortes que fazem com que a carreira do profissional caminhe rumo ao crescimento.

4. Trazer pessoas de fora

Além de manter a rede ativa, também é essencial que os trabalhadores mantenham contato com pessoas de fora da sua bolha.

Ao fazer isso, o profissional consegue abrir sua mente para diferentes possibilidades e aprender ainda mais com as trocas de experiências feitas. 

Por isso, é interessante oferecer meios para o colaborador usar suas habilidades sociais para buscar referências em outras áreas. Isso pode ser feito por meio de eventos, como workshops ou palestras.

5. Recomendar a busca por novos conhecimentos

O mercado de trabalho está em constante evolução, por isso, a capacitação se torna uma prática essencial para qualquer profissional.

Nesse cenário, além de recomendar a realização de cursos, mentorias e workshops, o profissional de Recursos Humanos pode ainda encontrar meios de fazer esses conhecimentos se tornarem mais acessíveis para todos os colaboradores.

Uma forma de fazer isso é buscar descontos corporativos. Para isso, é possível contar com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece descontos em diversos cursos, além de possuir preços especiais para todos os tipos de gastos.

6. Apresentar planos de carreira

Por fim, um ponto fundamental na hora de seguir a técnica do MSN é mostrar ao colaborador onde ele pode chegar na profissão. Para isso, a melhor prática a seguir é montar um plano de carreira detalhado que tenha:

  • níveis de cargos a serem alcançados;
  • conhecimentos que precisam ser adquiridos;
  • variações de salários.

Além disso, na montagem do plano no método MSN, pode ser interessante seguir uma abordagem que permita a criação de uma carreira líquida, a qual é mais flexível e pode ser aplicada em diferentes contextos profissionais.

Nós da Allya estamos felizes em mostrar como aplicar o MSN! Hora de colocar em prática! Aproveite para assinar nossa newsletter e conhecer mais dicas para RH e colaboradores.

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *