O RH pode ajudar na realização de sonhos dos funcionários

Todo ser humano vive em busca da realização dos seus sonhos pessoais e profissionais. Portanto, os colaboradores da sua empresa também estão incluídos nessa! 

Pensando nisso, nós da Allya iremos mostrar a importância do RH se preocupar com o bem-estar dos trabalhadores, a fim de ajudá-los — mesmo que indiretamente — na realização de sonhos. Confira!

Motivação e realização de sonhos 

A motivação no trabalho está relacionada com a realização de sonhos pessoais e profissionais. Afinal, empresas que conseguem motivar seus colaboradores conseguem gerar mais engajamento, satisfação e, consequentemente, maior produtividade. 

Além da motivação profissional, a realização pessoal pode influenciar o funcionário no dia a dia de trabalho, pois um trabalhador realizado na vida pessoal e profissional trabalha melhor, mais contente, mais feliz e produz mais.

Empresas que realizam os sonhos pessoais de seus empregados 

Já existem instituições que se preocupam com a realização dos sonhos dos profissionais, que consequentemente ganham o título de “melhor empresa para se trabalhar”.

Uma matéria do site VocêRH mostrou empresas que realizam sonhos pessoais de seus empregados, como o Grupo Cataratas, que realizou o sonho de uma funcionária ao pagar uma viagem dos sonhos para ela e sua família ao Rio de Janeiro.

No mesmo artigo, outra empresa, a Ufo Way, realizou o sonho de um colaborador que sonhava em melhorar sua aparência, após emagrecer 50 quilos e sofrer com o excesso de pele. 

Essa questão de saúde foi cuidada pela empresa por meio do programa “seu sonho de vida a gente realiza”, que pagou as cirurgias do trabalhador com um cirurgião plástico em um hospital perto da empresa.

Qual a importância de cuidar dos sonhos dos funcionários?

Existem vários benefícios que mostram a importância de cuidar dos sonhos dos colaboradores. Veja abaixo!

Melhora a autoestima dos profissionais

A nossa autoestima está interligada com nosso humor, estado emocional e bem-estar na vida pessoal e no trabalho. 

Um dos benefícios de motivar o trabalhador na realização de sonhos é o aumento da autoestima e da confiança

A motivação gera mais positivismo no ambiente corporativo, que passará a ser notada nas entregas das demandas realizadas por conta própria e com mais inovação do colaborador mais confiante. 

Otimiza o uso do tempo

Ao motivar o trabalhador a ir atrás dos seus sonhos, ele se tornará mais ágil na realização de suas tarefas. 

Isso porque um profissional motivado trabalha mais ágil e melhor. Assim, a empresa se beneficia com a otimização do tempo e o aceleramento interno.

Por outro lado, o funcionário diminui o estresse no ambiente de trabalho, já que consegue produzir mais rápido e melhor. 

Crescimento pessoal e profissional

O sentimento de motivação pode colaborar com o crescimento pessoal do trabalhador. Isso porque ao estar motivado e confiante, é possível se sentir realizado pessoalmente e profissionalmente. 

A realização na vida pessoal e no trabalho também impacta a rotina da empresa, como a produtividade e a criação de um ambiente corporativo saudável. Esse crescimento do funcionário está relacionado com o progresso da empresa, fazendo com que a instituição também cresça e alcance o sucesso.  

Colabora com o Clima Organizacional

O colaborador motivado e realizado consegue ter relações interpessoais mais positivas e agradáveis. 

Dessa forma, o ambiente de trabalho se torna mais feliz e receptivo, principalmente entre os membros das equipes. Consequentemente, esse bem-estar contribui com o clima organizacional e passa a estabelecer uma cultura organizacional mais positiva. 

Como o RH pode ajudar na realização de sonhos?

Agora que você entende o que é motivação para a realização dos sonhos pessoais e profissionais dos trabalhadores, veja o que a sua empresa pode fazer para contribuir: 

1. Sonho da independência financeira

Uma forma de ajudar na realização do sonho da independência financeira dos colaboradores, principalmente da nova geração, é o incentivo de metas e planejamento financeiro.

Mostre aos funcionários a importância de criar metas pessoais e profissionais, a fim de se organizar financeiramente para conseguir alcançá-las.

Se possível, convide profissionais especialistas em Educação Financeira para ensinar como é possível mudar os hábitos financeiros, economizar e conseguir ser independente financeiramente. 

2. Sonho com uma viagem

Muitos profissionais sonham em realizar aquela viagem que ficou apenas nos planos do passado e você pode ajudá-lo a realizar esse sonho com benefícios que oferecem descontos em viagens, hotéis, aluguel de carro, etc.

A Allya é um benefício corporativo que oferece diversos descontos em empresas de viagens, então você pode ajudar seu funcionário na realização desse tipo de sonho.

3. Sonho de estudar mais 

Muitos trabalhadores desejam se capacitar mais para crescer profissionalmente e, consequentemente, prosperar financeiramente. 

Portanto, ajude seus funcionários a estudar mais, realizar cursos profissionalizantes, de idiomas, técnicos, entre outros.

Você pode contar novamente com o benefício da Allya que oferece muitos descontos em escolas e faculdades, no formato presencial ou remoto

4. Sonho de ter mais qualidade de vida

Nunca a saúde e o bem-estar foram tão valorizados e desejados pelos trabalhadores nos últimos tempos.

Portanto, muitas pessoas sonham em conquistar mais qualidade de vida e ter mais acesso às consultas com psicólogos para cuidar do bem-estar mental e acesso a academias e farmácias para conseguir o bem-estar físico, por exemplo.

Ao cuidar do bem-estar, o colaborador consegue ter mais qualidade de vida e se livra de problemas realizados ao estresse, irritação e situações desagradáveis na empresa. 

5. Sonho de alcançar o bem-estar financeiro

O bem-estar financeiro é o estado de ter as contas em dia, conseguir aproveitar a vida, ter dinheiro para imprevistos e uma segurança financeira para o futuro. 

Infelizmente, são poucos os brasileiros que alcançam esse estado de tranquilidade financeira. Portanto, muitos profissionais sonham em conquistar o bem-estar financeiro e a sua empresa pode ajudar ao oferecer benefícios que fazem o colaborador economizar o salário

Agora que você entendeu como o RH pode ajudar seus funcionários a realizarem seus sonhos, que tal colocá-los em prática? Ajude na realização de sonhos dos seus colaboradores. Não é apenas ele que sai ganhando nessa, sua empresa também recebe muitos benefícios com esse tipo de motivação.

Aproveite para conhecer a Allya, a plataforma de desconto que ajuda seus colaboradores a economizar!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *