Atualmente, as empresas estão direcionando recursos para implementar um programa de qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de harmonizar os interesses tanto dos colaboradores quanto das organizações.
Por isso, nós da Allya contaremos tudo sobre essa abordagem que visa transformar o ambiente de trabalho em um local propício ao crescimento dos funcionários, procurando equilibrar a vida pessoal e profissional. Esse tipo de iniciativa beneficia não apenas o bem-estar dos colaboradores, mas também eleva a produtividade da empresa. Saiba mais abaixo!
O que é um programa de qualidade de vida no trabalho?
Um programa de qualidade de vida no trabalho é voltado para melhorar o bem-estar no ambiente corporativo e a vida pessoal dos trabalhadores.
Ele envolve uma série de ações destinadas ao amparo dos funcionários em relação à sua saúde física, mental e financeira.
Esse tipo de programa pode ser criado pelos profissionais do setor de Recursos Humanos.
Como criar um programa de qualidade de vida para os colaboradores?
Para criar um programa de qualidade de vida no trabalho é fundamental implementar alguns recursos e ações que impactem a vida pessoal e profissional dos funcionários. Veja como, a seguir:
Saúde física
O RH precisa se preocupar com a saúde física dos trabalhadores para que eles tenham energia e disposição no dia a dia.
- Estimular hábitos saudáveis: incentivar a prática de exercícios físicos, disponibilizar opções de snacks saudáveis na empresa e promover campanhas de conscientização sobre saúde e bem-estar.
- Oferecer ergonomia no ambiente profissional: adequar as estações de trabalho para prevenir problemas posturais e doenças ocupacionais.
- Disponibilizar aulas de ginástica laboral: oferecer aulas de ginástica laboral para manter os colaboradores ativos e prevenir possíveis problemas de saúde.
Saúde mental
O RH também precisa se preocupar com o bem-estar mental dos colaboradores. Afinal, 86% dos funcionários mudariam de emprego por saúde mental, segundo estudo da RH Tech.
- Oferecer acompanhamento psicológico: disponibilizar profissionais de psicologia para oferecer suporte aos funcionários que desejam lidar com seu estado emocional.
- Desenvolver programas de mindfulness e meditação: ensinar técnicas de relaxamento e meditação para ajudar os funcionários a lidarem com o estresse e a ansiedade.
- Estimular um ambiente positivo: promover valores como respeito, colaboração e comunicação entre os colaboradores, para um ambiente de trabalho mais positivo e saudável.
👉 Mindfulness no trabalho: o que é, benefícios e como praticar!
Saúde financeira
Além de incluir ações de saúde física e mental, o RH precisa se preocupar com a saúde financeira dos colaboradores. Por exemplo:
- Realizar eventos educativos: planejar workshops e palestras com temas sobre orçamento, investimentos, planejamento de aposentadoria, redução de dívidas e outros assuntos relacionados.
- Dar apoio para negociar dívidas: dar suporte aos colaboradores que enfrentam desafios financeiros e o endividamento. Esse auxílio pode ser a negociação com credores, a elaboração de um plano de reorganização financeira e a orientação para participação em programas de negociação de dívidas.
- Disponibilizar descontos corporativos: oferecer descontos com estabelecimentos físicos e online para que os colaboradores economizem em compras de produtos e serviços.
Para ajudar o RH na criação de um programa de qualidade de vida no trabalho, o benefício corporativo da Allya é uma ótima opção. Isso porque a plataforma de bem-estar financeiro oferece milhares de descontos em diversas áreas, como academias, laboratórios de exames, farmácias, terapia online, cursos de estudos, lazer e muito mais.
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