Atualmente, as empresas estão direcionando recursos para implementar um programa de qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de harmonizar os interesses tanto dos colaboradores quanto das organizações.
Por isso, nós da Allya contaremos tudo sobre essa abordagem que visa transformar o ambiente de trabalho em um local propício ao crescimento dos funcionários, procurando equilibrar a vida pessoal e profissional. Esse tipo de iniciativa beneficia não apenas o bem-estar dos colaboradores, mas também eleva a produtividade da empresa. Saiba mais abaixo!
O que é um programa de qualidade de vida no trabalho?
Um programa de qualidade de vida no trabalho é voltado para melhorar o bem-estar no ambiente corporativo e a vida pessoal dos trabalhadores.
Ele envolve uma série de ações destinadas ao amparo dos funcionários em relação à sua saúde física, mental e financeira.
Esse tipo de programa pode ser criado pelos profissionais do setor de Recursos Humanos.
![Colaboradora que recebe benefícios para qualidade de vida no trabalho sorrindo](https://blog.allya.com.br/wp-content/uploads/sites/18/2021/07/qualidade-de-vida-no-trabalho-allya-1024x489.jpg)
Como criar um programa de qualidade de vida para os colaboradores?
Para criar um programa de qualidade de vida no trabalho é fundamental implementar alguns recursos e ações que impactem a vida pessoal e profissional dos funcionários. Veja como, a seguir:
Saúde física
O RH precisa se preocupar com a saúde física dos trabalhadores para que eles tenham energia e disposição no dia a dia.
- Estimular hábitos saudáveis: incentivar a prática de exercícios físicos, disponibilizar opções de snacks saudáveis na empresa e promover campanhas de conscientização sobre saúde e bem-estar.
- Oferecer ergonomia no ambiente profissional: adequar as estações de trabalho para prevenir problemas posturais e doenças ocupacionais.
- Disponibilizar aulas de ginástica laboral: oferecer aulas de ginástica laboral para manter os colaboradores ativos e prevenir possíveis problemas de saúde.
Saúde mental
O RH também precisa se preocupar com o bem-estar mental dos colaboradores. Afinal, 86% dos funcionários mudariam de emprego por saúde mental, segundo estudo da RH Tech.
- Oferecer acompanhamento psicológico: disponibilizar profissionais de psicologia para oferecer suporte aos funcionários que desejam lidar com seu estado emocional.
- Desenvolver programas de mindfulness e meditação: ensinar técnicas de relaxamento e meditação para ajudar os funcionários a lidarem com o estresse e a ansiedade.
- Estimular um ambiente positivo: promover valores como respeito, colaboração e comunicação entre os colaboradores, para um ambiente de trabalho mais positivo e saudável.
👉 Mindfulness no trabalho: o que é, benefícios e como praticar!
Saúde financeira
Além de incluir ações de saúde física e mental, o RH precisa se preocupar com a saúde financeira dos colaboradores. Por exemplo:
- Realizar eventos educativos: planejar workshops e palestras com temas sobre orçamento, investimentos, planejamento de aposentadoria, redução de dívidas e outros assuntos relacionados.
- Dar apoio para negociar dívidas: dar suporte aos colaboradores que enfrentam desafios financeiros e o endividamento. Esse auxílio pode ser a negociação com credores, a elaboração de um plano de reorganização financeira e a orientação para participação em programas de negociação de dívidas.
- Disponibilizar descontos corporativos: oferecer descontos com estabelecimentos físicos e online para que os colaboradores economizem em compras de produtos e serviços.
Para ajudar o RH na criação de um programa de qualidade de vida no trabalho, o benefício corporativo da Allya é uma ótima opção. Isso porque a plataforma de bem-estar financeiro oferece milhares de descontos em diversas áreas, como academias, laboratórios de exames, farmácias, terapia online, cursos de estudos, lazer e muito mais.
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