Mindfulness no trabalho: o que é, benefícios e como praticar

O estresse no ambiente de trabalho é desafio para muitos colaboradores. Afinal, de acordo com uma pesquisa da Infojobs, 86% dos profissionais consideram a possibilidade de trocar de emprego em busca de mais saúde mental. A ansiedade surge como o fator principal responsável pelo afastamento dos funcionários. Essa realidade destaca a importância de práticas de bem-estar, como o mindfulness no trabalho.

Pensando nisso, nós da Allya contaremos tudo sobre essa técnica e como ela pode trazer benefícios para as empresas. Confira a seguir!

O que é mindfulness no trabalho?

Antes de explicarmos o mindfulness no trabalho, precisamos primeiramente entender o significado da palavra ‘mindfulness’. A expressão “mindfulness” traduz-se como “consciência, atenção e lembrança”. 

A prática do mindfulness tem suas raízes no budismo, especialmente no vipassana, uma forma de meditação originária da Índia. 

Trata-se de uma técnica de relaxamento com orientações claras: deve ser praticada diariamente por cerca de 30 minutos, preferencialmente sentado, em silêncio e em um ambiente com temperatura entre 18 e 25 graus Celsius. Os benefícios incluem o aumento da empatia e da confiança.

A técnica de mindfulness se tornou popular no ambiente de trabalho, com empresas oferecendo sessões e cursos para aprimorar a concentração e impulsionar a produtividade de seus colaboradores. 

👉 Segurança psicológica: a aliada da produtividade da equipe!

Consequências da falta de concentração no trabalho

A falta de concentração no trabalho pode ter diversas consequências negativas, tanto para o funcionário quanto para a empresa. São elas:

  • baixo desempenho;
  • dificuldade em cumprir prazos e metas;
  • queda na qualidade do trabalho;
  • sensação de frustração e incompetência;
  • aumento do estresse;
  • dificuldade em se concentrar e tomar decisões.
  • faltas frequentes ao trabalho;
  • diminuição da motivação dos funcionários;
  • aumento da rotatividade.

Benefícios da atenção plena no trabalho

Se por um lado a falta de concentração no trabalho gera efeitos negativos para empresas e colaboradores, a prática do mindfulness no trabalho pode gerar vários benefícios. São eles:

  • melhora o desempenho profissional;
  • treina o foco e a concentração;
  • reduz a ansiedade e estresse;
  • melhora a inteligência emocional e o bem-estar geral;
  • gera ambientes com menos conflito;
  • melhora a comunicação;
  • ajuda na tomada de decisões.

Como utilizar a técnica mindfulness no trabalho?

Introduzir um pouco da técnica de mindfulness no ambiente de trabalho pode melhorar o bem-estar dos colaboradores. O setor de RH pode aproveitar as pausas, hora do café da manhã ou do almoço para estimular os funcionários a realizarem o seguinte exercício:

  1. Posicione-se confortavelmente: sente-se relaxado em sua cadeira, ombros soltos, pés apoiados no chão, e descanse as mãos nas coxas.
  2. Feche os olhos ou fixe o olhar: feche os olhos ou se concentre em um ponto fixo. Inicie o cronômetro por exatos 30 minutos.
  3. Concentre-se na sensação corporal: direcione sua atenção às sensações do seu corpo.
  4. Foque na respiração: deixe sua respiração fluir naturalmente, concentrando-se na sensação de inspirar e expirar.
  5. Deixe os pensamentos fluírem: permita que seus pensamentos sigam livremente. Aceite-os sem julgamentos.
  6. Volte à respiração: suavemente, retorne sua atenção à respiração.
  7. Finalize a prática: após os 30 minutos, reconecte-se com a sensação do corpo. Expanda gradualmente sua atenção ao seu redor.
  8. Recuperação gradual da consciência: retome a consciência aos poucos, abrindo devagar os olhos.

Dedicar breves momentos a essa prática simples pode proporcionar uma sensação de calma e foco, revitalizando a mente para o restante do dia de trabalho.

Além de estimular a prática do mindfulness no trabalho, os profissionais de RH podem oferecer benefícios que cuidem do bem-estar dos colaboradores. 

A Allya é uma ótima opção porque oferece uma plataforma de bem-estar financeiro com vários descontos em diferentes tipos de gastos relacionados ao bem-estar: terapia online, academias, saúde, lazer e muito mais. Pense sobre essa opção!

Ficou com vontade de ler outros conteúdos sobre RH e bem-estar? Então se inscreva na nossa newsletter e receba novidades no seu e-mail!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *