O que é e como fazer a gestão de benefícios corporativos?

A gestão de benefícios é o processo que envolve a administração dos benefícios oferecidos por uma empresa aos seus colaboradores. Esses benefícios vão desde planos de saúde e seguro de vida até vale-refeição. 

Dentro desse contexto, a gestão de benefícios faz parte das responsabilidades do setor de Recursos Humanos, garantindo que as equipes compreendam e aproveitem esses benefícios.

Além de atrair talentos, uma boa gestão de benefícios também contribui para a satisfação e o comprometimento dos colaboradores. Por isso, nós, da Allya, vamos contar tudo sobre esse tipo de gerenciamento muito importante para as empresas, desde a contratação até o recebimento. Confira a seguir!

O que é gestão de benefícios?

A gestão de benefícios é um conjunto de ações e estratégias organizados pela empresa para oferecer outras formas de remuneração além do salário

Esses benefícios podem ser categorizados em obrigatórios, conforme estabelecidos pela legislação trabalhista, e opcionais, que são implementados para melhorar o pacote de remuneração e incentivar o bem-estar dos funcionários.

O principal objetivo desse gerenciamento é a busca de resultados positivos para a instituição e para os trabalhadores, como motivação, satisfação e bem-estar.

Quais são as vantagens da gestão de benefícios?

Algumas das principais vantagens são:

  • motivação e engajamento de talentos;
  • produtividade e desempenho;
  • saúde e bem-estar;
  • adaptação a diferentes perfis de colaboradores;
  • cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  • ferramenta estratégica de Recursos Humanos.

Motivação e engajamento de talentos

Benefícios que atendem às necessidades e expectativas dos colaboradores têm o potencial de aumentar a motivação e o engajamento. Programas de reconhecimento, planos de saúde, seguro de vida e outros benefícios podem criar um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante.

Produtividade e desempenho

Colaboradores satisfeitos e motivados tendem a ser mais produtivos. A gestão de benefícios pode impactar diretamente o desempenho individual e coletivo, contribuindo para a eficiência operacional e o alcance de metas organizacionais.

Saúde e bem-estar

Benefícios como assistência médica, odontológica, programas de prevenção e bem-estar promovem a saúde e qualidade de vida dos colaboradores. Isso não só melhora o ambiente de trabalho, mas também reduz o absenteísmo e os custos com atestados médicos.

Adaptação a diferentes perfis de colaboradores

A gestão de benefícios permite a personalização dos pacotes para atender às necessidades específicas de diferentes grupos de colaboradores. Isso é especialmente importante em ambientes multigeracionais, nos quais as expectativas em relação aos benefícios podem variar.

Cumprimento de obrigações legais e regulatórias

Uma gestão eficaz dos benefícios assegura que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações relacionadas a benefícios e compensações. Isso reduz o risco de litígios e contribui para a reputação da empresa.

Ferramenta estratégica de Recursos Humanos

A gestão de benefícios pode ser uma ferramenta estratégica para o setor de Recursos Humanos, alinhando os benefícios com os objetivos organizacionais e as necessidades dos colaboradores. Isso contribui para a criação de políticas mais eficientes e sustentáveis.

Como fazer a gestão de benefícios?

Se você tem interesse em fazer a gestão de benefícios corporativos, siga estes passos:

  • analise os recursos financeiros;
  • entenda as necessidades dos colaboradores;
  • crie um pacote de benefícios eficiente;
  • crie uma política clara de uso.

Analise os recursos financeiros

Sem dúvida, o primeiro passo para realizar a gestão de benefícios é o planejamento financeiro para não atrapalhar as finanças da empresa. 

Por isso, faça os cálculos e projete um orçamento para encontrar benefícios que estejam dentro desse budget. 

Existem diversas opções de benefícios corporativos no mercado e com diferentes preços, então as chances de encontrar uma opção para o seu orçamento são altas. 

Entenda as necessidades dos colaboradores

A melhor maneira de entender o perfil dos seus funcionários é aplicando uma pesquisa de satisfação sobre benefícios corporativos. 

Procure questionar quais são as necessidades essenciais para eles e o que eles esperam de inovação para os benefícios. 

Uma forma de agradar diversos colaboradores é oferecendo um benefício de desconto em diversos estabelecimentos, como a plataforma da Allya que apresenta mais de 30 mil parcerias de desconto em farmácias, academias, cursos, restaurantes e muito mais. 

Crie um pacote de benefícios eficiente

Após entender os recursos financeiros destinados para os benefícios corporativos e descobrir as necessidades dos funcionários, o pacote de benefícios precisa ser montado. 

Procure contratar empresas de benefícios corporativos com soluções inovadoras e eficientes, tanto para os colaboradores, quanto para os profissionais de RH. 

O benefício de desconto da Allya, por exemplo, otimiza as parcerias para a área de Recursos Humanos e aumenta o tempo produtivo da equipe. 

Crie uma política clara de uso

Mantenha os trabalhadores informados sobre o uso dos benefícios desde o momento do processo de recrutamento e comunique, com frequência, a importância do uso desse recurso. 

Assim, crie canais de divulgação para informar e tirar dúvidas sobre o uso dos benefícios corporativos. Também mostre as vantagens de usar os benefícios e como essa ação pode impactar sua vida financeira e o seu bem-estar. 

Vai fazer a gestão de benefícios corporativos da sua empresa? Então conte com a Allya para oferecer diversas possibilidades de uso com a nossa plataforma de descontos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *