Como implementar a cultura de bem-estar nas empresas

Podemos dizer que bem-estar nas empresas é um dos pilares da produtividade. Afinal, o cenário pós-pandêmico revisitou a importância da qualidade de vida do trabalhador e sua relação com o ambiente de trabalho.

Os horários mais flexíveis, a rotina híbrida e os programas voltados para a saúde mental se mostraram cada vez mais eficazes para driblar a rotatividade e formar equipes mais motivadas. 

Pensando nisso, nós da Allya, selecionamos as melhores dicas sobre como os profissionais de RH e líderes podem implementar a cultura do bem-estar nas corporações. Acompanhe a seguir!

Bem-estar nas empresas: o que é?

Antes de buscar formas de incentivar o bem-estar nas empresas, vale relembrar sobre o que se trata esse conceito. Embora muitas pessoas o associem somente com interesses materiais, o bem-estar geral vai além. 

Nesse caso, é preciso cultivar uma cultura por meio de um conjunto de ações que visam proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável. Além disso, o bem-estar impacta a vida profissional e a pessoal de todos os colaboradores.

Afinal, além da pressão no ambiente corporativo que pode causar estresse, a vida pessoal do funcionário também reflete no trabalho, como os problemas financeiros e familiares.

Esses problemas pessoais podem afetar drasticamente a produtividade, já que o foco não estará 100% no ambiente de trabalho.

Diante de todo o cenário, é cada vez mais comum que as empresas busquem estratégias de bem-estar para diminuir a rotatividade e, consequentemente, aumentar a produtividade dos colaboradores.

👉 Turnover de funcionários por falta de benefícios corporativos: saiba o que fazer!

As principais tendências para o ambiente de trabalho em 2023

Um estudo da consultoria internacional Mercer, divulgou dados interessantes sobre o mercado de trabalho atual. A pesquisa destaca que as corporações que se mostraram mais empáticas e flexíveis foram as que mais ganharam da concorrência nos últimos anos. 

Além disso, elas também se mostraram eficazes na promoção de uma mentalidade de parceria, algo almejado pelas corporações.  

Portanto, fica claro que se preocupar em resolver as dores dos colaboradores está se tornando uma das principais tendências das organizações.

Isso acontece porque, segundo o estudo, é extremamente necessário projetar experiências de trabalho voltadas ao ser humano. Afinal, ao estimular comportamentos mais saudáveis no dia a dia como a prática de exercícios físicos e cuidado mental com a terapia, a empresa está colaborando pelo bem-estar dos funcionários.

Outras questões demonstradas pelo estudo envolvem:

  • ações que valorizem as atribuições dos funcionários;
  • atividades que desenvolvam a sensação de pertencimento;
  • gestores mais capacitados, com diálogo aberto, que definem a direção de forma clara;
  • ações que ofereçam mais capacitação profissional para satisfazer o colaborador;
  • incentivar os trabalhadores a aprenderem novas habilidades;
  • dar à equipe mais poder de decisão.

Formas de incentivar o bem-estar nas empresas

Com base em todas as tendências citadas acima, é impossível não pensar em estratégias para melhorar o bem-estar dos colaboradores da empresa.

Cerca de 97% das instituições já criaram planos de longo prazo para a promoção da saúde e bem-estar dos funcionários, porém apenas 36% estão introduzindo de fato uma estratégia de bem-estar mental ou emocional, segundo o estudo da empresa Mercer.

Assim, vale ressaltar que as boas práticas neste ambiente devem envolver questões de remuneração mais justa, benefícios corporativos eficientes, integridade, flexibilidade e proteção. 

Além disso, entram para a lista também questões de segurança e bem-estar, diversidade, equidade, inclusão e justiça social. Lembre-se: a saúde mental precisa estar nas pontas das estratégias.

Para ficar mais claro, no entanto, decidimos listar a seguir algumas medidas de como promover o bem-estar corporativo. 

1. Benefícios voltados para as necessidades dos colaboradores

A primeira forma de incentivar é a oferta de benefícios corporativos que atendam diretamente a necessidade dos funcionários.

Vale destacar que embora benefícios sejam importantes nessa busca por um ambiente de trabalho mais feliz, é necessário que eles sejam revisados constantemente. 

Temos certeza que alguma vez na vida você já presenciou casos de colaboradores optando por outra corporação mesmo tendo vários benefícios a disposição, não é mesmo?  

Isso acontece porque não importa se o benefício é perfeito. Ele precisa de fato atender às necessidades do trabalhador para ser funcional. 

Assim, no momento, vale apostar naqueles voltados especificamente para a saúde mental. Um bom exemplo é a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que, entre outras soluções, oferece descontos em todos os produtos e serviços que impactam o bem-estar dos colaboradores, como terapia online, academia, cinema, entre outros. 

💡 Descubra se os seus benefícios atendem às necessidades do colaborador!

2. Desenvolvimento de lideranças para aumentar o engajamento

Outra forma de implementar a cultura de bem-estar na empresa é focar no desenvolvimento das lideranças. Vale lembrar que nada consegue ser implementado se as lideranças não forem treinadas para isso. Elas são parte fundamental da estratégia!

De acordo com a empresa Gallup, 70% das variações no comprometimento das equipes estão ligadas aos líderes diretos. Além disso, apenas 20% dos funcionários da empresa estão comprometidos com o trabalho, o que resulta em um prejuízo global de US$ 8,1 trilhões devido à falta de indicadores.

Assim, ao trabalhar pautas importantes com os próprios líderes, as chances de aumentar o comprometimento e o engajamento são maiores. Além disso, um líder empático e humano melhora o bem-estar nas empresas.

Estratégias para incentivar mais feedbacks

Por fim, não podemos deixar de citar a importância do feedback do colaborador em uma estratégia de bem-estar nas empresas. 

Grande parte das organizações não possui um canal para escutar o colaborador. Portanto, o ideal é construir uma abordagem de escuta com múltiplos canais. 

Utilize plataformas próprias e fortaleça o diálogo, transformando as opiniões em resultado. Tudo isso contribui para que o colaborador se sinta ouvido e valorizado. 

Crie também relacionamentos equitativos, mais transparentes e gratificantes. Dessa forma, ao invés de colaboradores, você transformará a equipe em parceiros. Isso permitirá que o bem-estar seja constante e o sentimento de pertencimento fortalecido.

Checklist do bem-estar nas empresas

Para finalizar, anote aí o checklist do que é ideal para promover o bem-estar nas empresas, assim como reter e motivar a equipe:

  • atenda às necessidades básicas do colaborador como remuneração, benefícios corporativos e segurança;
  • satisfaça as necessidades psicológicas, físicas e sociais;
  • desenvolva lideranças para aumentar o engajamento e bem-estar;
  • crie estratégias para incentivar mais feedbacks. 

Mantenha o foco no bem-estar nas empresas em 2023! Conte com a Allya nessa jornada! Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *