Muitas pessoas acreditam que o dinheiro e a felicidade andam juntos. Afinal, assim é possível ter estabilidade financeira, segurança, adquirir bens materiais e experiências que podem trazer momentos de felicidade.
Será mesmo que dinheiro traz felicidade? Uma recente pesquisa realizada por cientistas americanos investigou a teoria. Continue lendo para descobrir os resultados!
Dinheiro e felicidade: qual a relação?
A relação entre dinheiro e felicidade tem sido explorada há anos por diversas áreas, como a sociologia, psicologia e economia.
Afinal, vivemos em uma sociedade que valoriza muito a riqueza financeira e, por isso, é fundamental entender se de fato o dinheiro é o caminho para a felicidade.
Um recente estudo realizado por dois especialistas, Daniel Kahneman e Matthew Killingsworth, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma que sim, a felicidade aumenta com a elevação da renda.
Os resultados indicam que a felicidade das pessoas tende a se estabilizar quando a renda atinge cerca de US$ 75 mil. Portanto, é oficial: sim, dinheiro pode trazer felicidade. Mas como funciona isso na prática? Confira a seguir!
Nível de felicidade da população brasileira
Já que os cientistas dizem que o dinheiro traz felicidade, buscamos saber como anda o nível de felicidade da população brasileira. Uma pesquisa conduzida pelo FGV Social revelou que a felicidade da população brasileira caiu ao menor nível em 15 anos, desde o início da pandemia em 2020.
Segundo o estudo, em uma escala de 0 a 10, o índice de satisfação dos brasileiros com a vida caiu para 6,2. Esse resultado está diretamente ligado à saúde financeira das famílias, sendo um reflexo da dificuldade econômica enfrentada pela população.
👉 A saúde financeira e o bem-estar mental dos colaboradores
Número de brasileiros endividados
Enquanto o nível de felicidade diminuiu, o número de famílias brasileiras endividadas subiu para 76,6%, tornando o maior nível de endividamento registrado nos últimos 12 anos, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
A situação financeira das famílias brasileiras está afetando uma grande parcela da população, o que exige a atenção das autoridades das instituições privadas na busca por soluções para esse problema.
Como ajudar os colaboradores a terem dinheiro e felicidade?
Como podemos ver, houve um aumento no número de famílias brasileiras endividadas e, consequentemente, o nível de felicidade dos brasileiros caiu.
Por isso, os RHs das empresas precisam ajudar os funcionários a terem dinheiro e felicidade. Confira algumas ideias para auxiliar os trabalhadores a alcançarem tanto o dinheiro quanto a felicidade:
1. Criar um programa de Educação Financeira
Um programa de Educação Financeira na empresa pode ser uma excelente forma de ajudar os colaboradores a alcançarem mais segurança financeira e, consequentemente, mais felicidade.
💡Calendário de programa de Educação Financeira
2. Oferecer benefícios financeiros
Oferecer benefícios financeiros é uma ótima maneira de ajudar os funcionários a terem uma saúde financeira mais equilibrada. Uma opção interessante é o benefício corporativo da Allya, que disponibiliza uma plataforma de bem-estar financeiro para os colaboradores economizarem em serviços e produtos.
Nessa plataforma, os profissionais podem acessar milhares de descontos em diversas categorias, como saúde, educação, lazer, alimentação e muito mais.
💰 Como melhorar o bem-estar financeiro dos seus colaboradores?
3. Dar suporte psicológico
Além de promover a saúde financeira dos colaboradores, é importante considerar o bem-estar mental deles. A Allya também disponibiliza desconto em terapia online e terapia holística, opções valiosas para aqueles que sofrem com o estresse financeiro e precisam de suporte psicológico para lidar com a situação.
Quer ajudar os colaboradores a cuidarem melhor do dinheiro e buscarem a felicidade? Conte com a ajuda do benefício de bem-estar financeiro da Allya! Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!