A saúde financeira e o bem-estar mental dos colaboradores

RH, você sabe como está a saúde financeira dos seus funcionários? E como anda o bem-estar mental desses profissionais? Infelizmente, existe uma relação direta das preocupações com dinheiro no nosso bem-estar, incluindo a nossa saúde mental. 

Por isso, nós da Allya iremos dar dicas para encontrar o equilíbrio da situação financeira e o bem-estar mental, que podem ser compartilhadas aos trabalhadores da sua empresa. Saiba mais abaixo! 

O que é saúde financeira?

A saúde financeira se refere ao equilíbrio das finanças como os hábitos ao lidar com o dinheiro.

Dessa forma, uma saúde financeira saudável é o estado de poder pagar as contas, realizar gastos não essenciais, lidar com despesas de imprevistos e poupar para o futuro

O oposto, uma saúde financeira ruim, é definido pela impossibilidade de pagar as contas em dia, não poder aproveitar a vida, não conseguir arcar com imprevistos e não ter uma reserva financeira.

O que é bem-estar mental?

O bem-estar mental é o equilíbrio das emoções e sentimentos, saber lidar com as situações ruins ao redor e não deixar afetar seu estado emocional.

Esse tipo de bem-estar afeta o nosso estado físico e psíquico, já que garante uma boa saúde e mais qualidade de vida.

Ter uma boa condição mental traz muitos benefícios ao ser humano, como o controle das emoções, visão positiva da vida, aumento da produtividade, relacionamentos positivos, entre outros

Como equilibrar a saúde financeira e o bem-estar mental?

A saúde financeira e o bem-estar mental andam juntos. Afinal, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação de Psicologia dos EUA (APA), o dinheiro é a principal fonte de estresse para a maioria das pessoas. 

Consequentemente, os problemas financeiros conseguem afetar a saúde de todo organismo, impactando principalmente a nossa saúde mental. 

Veja nossas dicas para equilibrar esses dois pilares tão importantes e compartilhe com os colaboradores:

1. Mudança de hábitos 

Incentive a mudança de hábitos dos funcionários no dia a dia através do incentivo à economia dos gastos.

Se o profissional precisar comprar algo, então fale sobre as plataformas de descontos em compras online e físicas.

O benefício corporativo da Allya oferece diversos descontos em todos os tipos de compras, então essa é uma ótima opção para quem desejar comprar economizando.

2. Quitar as dívidas

Para quem está com a saúde financeira negativa, o pagamento das dívidas pode ser mais difícil. 

Porém, é preciso economizar no dia a dia para conseguir quitar as pendências financeiras e se livrar do endividamento.

3. Invista em conhecimento

Para evitar mais erros financeiros que afetam a saúde mental dos colaboradores, a melhor forma é investindo em Educação Financeira.

O RH pode montar um programa de Educação Financeira com cursos, palestras, debates, consultorias e outros formatos que ofereçam conhecimento financeiro para o funcionário saber agir de maneira mais consciente em situações futuras.

4. Planejamento financeiro

Pergunte aos trabalhadores da sua empresa quais são os sonhos que desejam realizar no futuro

Essa pergunta ajudará o profissional a refletir o que ele precisa fazer como planejamento financeiro para conseguir comprar uma casa, um carro, uma formação profissional, entre outras metas. 

E aí, RH, vai ajudar seus colaboradores a alcançar o equilíbrio entre a saúde financeira e o bem-estar mental? Conte com o apoio da Allya nessa missão! 💖

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *