Antes tarde do que nunca! Muitas empresas estão olhando e dando a devida importância para o bem-estar dos trabalhadores. Esse fator sempre foi fundamental dentro das instituições, porém, o movimento está acontecendo faz pouco tempo. Mas tudo bem porque ainda dá tempo de cuidar do bem-estar dos profissionais. Saiba como abaixo!
Cuidar do bem-estar dos colaboradores
Cuidar do bem-estar dos funcionários é uma tendência mundial e que está começando a preocupar as empresas brasileiras. Ainda bem, né? 🙌
Uma pesquisa da Top Employers Institute concluiu que 76% das melhores empresas globais já se preocupam com o estresse, qualidade de vida, carga de trabalho e outros fatores relacionados ao bem-estar de seus colaboradores.
Assim como as empresas ao redor do mundo estão se preocupando e tomando iniciativas para melhorar esse fator, as companhias brasileiras também precisam se atentar a esse assunto.
No Brasil, a pandemia foi o start para as empresas se dedicarem mais ao tema. Um estudo do Grant Thornton Brasil revelou que o bem-estar dos funcionários passou a ser uma das prioridades das instituições.
Como cuidar do bem-estar mental?
Bom, com certeza, essa é a pergunta que muitos profissionais de RH estão fazendo neste momento.
Mas o primeiro passo é saber quais são os tipos de bem-estar e como cuidá-los. Veja abaixo!
O que é bem-estar mental?
O bem-estar mental é um estado de equilíbrio que consegue controlar as emoções positivas e negativas.
Ele é a capacidade de lidar com as situações externas sem impactar negativamente os sentimentos internos.
O indivíduo que possui o bem-estar mental equilibrado consegue lidar melhor com os problemas pessoais e profissionais.
Como cuidar do bem-estar mental?
Uma das melhores formas de cuidar do bem-estar mental é oferecendo ajuda psicológica para os funcionários.
Esse auxílio pode ser em formato de benefício corporativo ou a criação de um programa de bem-estar mental na empresa.
Existem alguns benefícios no mercado que oferecem terapias, aulas e dinâmicas para cuidar da mente dos profissionais.
Já um programa de bem-estar implementado na empresa pode trazer palestras, conversas com especialistas, debates e outros formatos de apoio psicológico dentro da instituição.
Benefícios do bem-estar mental
Ao dar importância para a saúde mental dos seus colaboradores, tanto eles quanto as empresas ganharão muitos benefícios.
O bem-estar mental equilibrado ajuda a diminuir a ansiedade dos profissionais e faz eles se sentirem mais relaxados no dia a dia.
O estado de positividade contribui para uma maior motivação diária para realizar todas as atividades exigidas.
O que é o bem-estar físico?
O bem-estar físico se refere aos benefícios do nosso corpo quando praticamos exercícios físicos e cuidamos da nossa saúde alimentar.
Os cuidados com o corpo e alimentação oferecem mais força, resistência muscular, resistência cardiovascular e flexibilidade.
Consequentemente, o indivíduo se sente mais feliz com seu corpo e aumenta a sua auto-estima diariamente.
Como cuidar do bem-estar físico?
Muitas empresas já cuidam do bem-estar físico dos profissionais quando oferecem benefícios para utilizarem as academias.
Também é possível oferecer aulas e exercícios no ambiente de trabalho para estimular os cuidados com o corpo.
Mas o mais comum é a oferta de benefícios corporativos que oferecem parcerias de descontos em academias.
A plataforma de descontos da Allya possui várias academias cadastradas que oferecem descontos para colaboradores, além de cursos com aulas para treinar em casa. Fica a dica! 😉
Benefícios do bem-estar físico
Os cuidados com a saúde física dos trabalhadores traz vários benefícios para todos dentro da instituição.
Os treinos e exercícios melhoram a concentração, foco, comprometimento e determinação dos colaboradores.
Dessa forma, com a saúde em dia, as faltas no trabalho para ir ao médico diminuem e a execução das tarefas são mais precisas e assertivas.
O que é bem-estar financeiro?
O bem-estar financeiro é o estado do indivíduo que consegue pagar suas despesas financeiras, pode aproveitar a vida, se sente seguro quanto ao futuro e tem uma reserva para resolver algum imprevisto.
O indivíduo que alcança o bem-estar financeiro consegue levar a vida pessoal e profissional de uma maneira leve, sem preocupações por ligações de cobranças e outros fatores que tirem o foco das atividades.
Mas poucos brasileiros sentem o bem-estar financeiro porque não sabem como lidar com as finanças e não recebem as ajudas necessárias, principalmente das empresas onde trabalham.
Como cuidar do bem-estar financeiro?
É possível ajudar os funcionários a alcançarem o bem-estar financeiro se as empresas analisarem a situação financeira através de pesquisas internas.
Os resultados obtidos ajudarão a encontrar a melhor maneira de estimular a relação positiva com o dinheiro, como através de um programa de Educação Financeira com palestras e debates sobre o tema.
Outra possibilidade é a oferta de benefícios financeiros, como a plataforma de desconto da Allya que atende as necessidades individuais de cada colaborador e gera economia em todos os tipos de gastos.
Benefícios do bem-estar financeiro
As maiores vantagens para os funcionários que alcançam o bem-estar financeiro é a diminuição do estresse causado pelas preocupações com o dinheiro, maior concentração e aumento da produtividade no trabalho.
Por outro lado, as empresas se beneficiam com a maior retenção de talentos, diminuição da rotatividade, melhoria dos resultados entregues e, consequentemente, a lucratividade.
O que é bem-estar social?
O bem-estar social está relacionado ao engajamento e interação entre os seres humanos, ou seja, os relacionamentos pessoais e profissionais que criamos.
As conexões humanas geram esse estado quando nos sentimos incluídos em determinados grupos sociais, como em uma roda de colegas do trabalho.
Como cuidar do bem-estar social?
Atualmente, as empresas estão se preocupando mais com a experiência do colaborador oferecendo práticas e exercícios que aumentem o engajamento.
Essa é uma ótima forma de cuidar do bem-estar social dos trabalhadores dentro da instituição.
Por isso, ofereça atividades que criem conexões, engajamento e motivação entre os profissionais dentro e fora do ambiente corporativo.
Benefícios do bem-estar social
Ao cuidar do bem-estar social na empresa, os funcionários se tornaram mais unidos e colaborativos.
O senso de equipe e de união são as maiores vantagens de promover esse tipo de bem-estar.
Enfim, RH, comece já a cuidar do bem-estar dos funcionários dentro da sua empresa! Conte com a Allya!