10 dicas do que fazer antes de contratar um benefício corporativo

Você já se perguntou sobre a relevância de um benefício corporativo? Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, 53% dos profissionais consideram os benefícios um fator decisivo para aceitar uma oferta de emprego. Isso destaca a importância de fazer a escolha certa, não apenas para atrair talentos, mas também para manter uma equipe valiosa.

Assim, os benefícios oferecidos precisam estar alinhados com as expectativas da equipe e com os objetivos da empresa. Para ajudar você, nós da Allya, vamos contar o que fazer antes de contratar um benefício corporativo. Confira a seguir!

O que é um benefício corporativo?

Um benefício corporativo é uma vantagem adicional oferecida por uma empresa aos seus colaboradores, além do salário base. 

Vai além do básico, como saúde e seguro de vida. Os benefícios corporativos incluem desde opções de trabalho flexíveis até programas de desenvolvimento profissional. É a empresa dizendo: “Eu vejo o seu empenho e quero te ajudar a crescer”.

E não para por aí! Esses benefícios atuam como um poderoso ímã para atrair talentos. Num mundo onde bons profissionais têm várias opções, o que faz uma empresa se destacar são os extras que ela oferece. Estamos falando de coisas como academia na empresa, creche para os filhos ou programas de desconto

Tudo isso cria um ambiente em que as pessoas querem entrar, mas também permanecer.

Há também um lado estratégico nisso tudo. Ao investir em benefícios corporativos, as empresas estão também investindo na sua saúde. Afinal, colaboradores felizes e satisfeitos tendem a ser mais produtivos e leais. Isso significa menos turnover, mais inovação e, claro, melhores resultados. 

Quais são os tipos de benefícios corporativos?

As empresas podem oferecer benefícios corporativos como:

  • benefícios de saúde: inclui planos de saúde médica, odontológica e oftalmológica;
  • férias e licenças remuneradas: férias remuneradas, licença médica, licença parental e outros, ajudam a equilibrar o trabalho e a vida pessoal;
  • benefícios de bem-estar: Isso pode incluir programas de ginástica, aulas de ioga, acesso a academias ou outros recursos que promovam um estilo de vida saudável;
  • assistência educacional: oferecer reembolso de mensalidades, subsídios para cursos ou programas de desenvolvimento profissional ajuda os profissionais a avançarem em suas carreiras;
  • benefícios de transporte: pode incluir vale transporte, estacionamento no local, programas de carona solidária ou incentivos para o uso de meios de transporte sustentáveis, como bicicleta;
  • benefícios flexíveis de trabalho: oferecer horários flexíveis, trabalho remoto ou dias de folga adicionais pode ajudar a equilibrar responsabilidades profissionais e pessoais.
  • benefícios de refeição e alimentação: pode incluir vale-refeição, vale-alimentação ou programas de alimentação saudável.
  • benefícios de reconhecimento e incentivo: pode incluir bônus, prêmios, reconhecimento público ou outros incentivos que reconheçam e recompensem o desempenho excepcional.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios corporativos. As empresas podem personalizar seus pacotes de benefícios para atender às necessidades específicas de seus funcionários e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Como fazer um pacote de benefícios corporativos para a sua empresa? Confira 10 dicas!

Veja ações que o seu time de RH precisa avaliar antes de definir o pacote de benefícios corporativos. Confira a seguir! 

Estude a vida financeira da sua empresa

O primeiro passo é a realização de um estudo para identificar qual a situação financeira da empresa.

Seja uma companhia micro, pequena, média ou grande, todas precisam ter uma análise clara sobre os recursos financeiros disponíveis. 

Sem saber quanto pode gastar com os benefícios corporativos, a sua busca se tornará frustrante.

Sendo assim, procure ter uma visão bem realista sobre as economias e negócios da empresa. Converse com o setor financeiro para entender melhor os números, antes de contratar um benefício corporativo.

Defina o orçamento para o novo pacote de benefícios

Com a visão mais clara sobre as finanças da sua instituição, agora é hora de definir um orçamento para atualizar os benefícios corporativos.

Esse budget precisa estar de acordo com a situação econômica da empresa para não dar prejuízos ao negócio.

Com o valor bem definido, você conseguirá encontrar opções com preços compatíveis ao seu orçamento.

Conheça as características da sua empresa

Muitas vezes, estamos tão acostumados em trabalhar em um local que não enxergamos as mudanças que aconteceram nos últimos tempos.

Por isso, é preciso entender as características atuais da sua instituição para contratar benefícios compatíveis com a nova realidade.

Procure avaliar o porte do negócio, a área de atuação, estratégia organizacional, posição no mercado que atua, número de funcionários, entre outras características. 

Estude o perfil dos colaboradores

Os trabalhadores da sua empresa não podem ser apenas números para o RH. Cada profissional possui uma história, carreira, problemas pessoais, sonhos, frustrações e outros detalhes que fazem dele um ser único. 

Portanto, observe os traços de personalidades, faixa etárias, principais interesses e outras informações pessoais. O ideal para descobrir esses dados é através da aplicação de pesquisas com formulários

Entenda o formato de trabalho

Se a sua empresa, assim como milhares de outras, também aderiu um novo formato de trabalho desde o início da pandemia, então os seus benefícios precisam estar adequados à nova realidade.

Confirme qual será a forma de trabalho durante os próximos anos: home office, híbrido ou presencial.

Além disso, estude as flexibilizações de trabalho que foram adotadas, como day office, carga horária flexível, horizontalidade hierárquica, entre outras mudanças.

Considere a área de abrangência da sua empresa

Se tornou muito comum que as empresas realizem a contratação de funcionários fora da cidade ou estado onde a empresa possui um escritório.

Portanto, o RH precisa realizar algumas ações para abranger esse novo colaborador a longa distância. 

Uma delas é a oferta de benefícios corporativos que atendem às necessidades de todos os colaboradores, inclusive daqueles que estão em outro estado ou cidade diferente.

A plataforma de descontos da Allya é uma ótima opção de benefício que atende funcionários de todo o Brasil, já que possui um sistema de geolocalização que indica os locais próximos ao trabalhador, além dos descontos online em diversos sites. 

Faça benchmarking

O setor de Recursos Humanos pode realizar a metodologia benchmarking para identificar quais benefícios corporativos seus concorrentes oferecem aos colaboradores. 

Para isso, utilize esse método para analisar, interpretar, avaliar e mensurar os benefícios oferecidos e descobrir como a sua empresa pode ser mais atraente que a concorrência.

É Importante saber que as comparações são para trazer ideias, referências e insights para o seu departamento, não cópias.

Faça uma pesquisa com os funcionários

A voz dos trabalhadores da sua empresa precisa ser ouvida. Afinal, apenas eles sabem exatamente o que preferem em relação aos benefícios corporativos.

Para isso, crie formulários de pesquisa de satisfação sobre os benefícios atuais e peça para indicarem melhorias.

Assim, com o feedback dos colaboradores, será mais fácil encontrar meios para motivar esses profissionais, atendendo suas necessidades e melhorando a experiência de trabalho. 

Procure as opções de benefícios do mercado

Agora é hora de colocar a mão na massa e procurar as opções de empresas de benefícios do mercado.

Existem milhares de opções que oferecem os serviços e produtos mais variados, então, com certeza você encontrará uma opção atraente.

Busque  benefício democrático, que atenda todas as necessidades dos colaboradores, além de digitalizar e automatizar o departamento de RH. 

Verifique a credibilidade da empresa de benefícios

Escolheu uma empresa de benefícios corporativos que parece se encaixar perfeitamente ao que procurava? Então, antes de entrar em contato, leia a opinião de outros clientes.

Você pode acessar sites que divulgam notas, avaliações e reclamações dos clientes insatisfeitos.

Se sentir que a empresa é confiável através das avaliações dos seus clientes, então agende uma conversa com o setor comercial para iniciar a proposta de contratação.

Precisa contratar benefícios corporativos? Então conte com a Allya para oferecer um benefício flexível, democrático e que cabe no seu bolso! Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de assuntos de RH.

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *