Benchmarking para comparar os benefícios corporativos

Seja onde for, a comparação é algo natural entre os seres humanos. Por isso, o método que tratamos neste conteúdo ganhou um nome específico no mundo corporativo: Benchmarking.

Você sabe o que essa metodologia representa? Sabia que ela pode ajudar até o RH? Isso mesmo! Entenda mais neste artigo que nós da Allya preparamos para você. Continue a leitura! 

O que é Benchmarking?

A palavra Benchmarking, traduzida para o português, quer dizer “ponto de referência”. Ela é usada para se referir ao processo de pesquisas que compara diversos aspectos das empresas.

Essa comparação pode ser utilizada para analisar os produtos, processos e serviços que os concorrentes estão oferecendo aos consumidores.

Apesar de muitas pessoas se enganarem e acreditarem que esse método é usado para “copiar” as estratégias de outra organização, na verdade, não é bem assim.

O Benchmarking é uma estratégia para analisar, interpretar, avaliar e mensurar as informações coletadas, a fim de descobrir como elas podem beneficiar a empresa.

Sendo assim, esses dados coletados servirão de “benchmark”, ou seja, “referência” para ser usada em iniciativas que melhorem a posição da instituição no mercado.

Benchmarking pode ajudar o RH?

Sem dúvidas, o Benchmarking pode ajudar o RH da sua empresa. Afinal, essa área também possui seus desafios e precisa buscar as melhores oportunidades do mercado para superá-los. Saiba como usar essa estratégia com as dicas abaixo. 

Para comparar os benefícios das empresas

É possível fazer Benchmarking para descobrir os benefícios corporativos que as empresas concorrentes oferecem. Para isso, faça buscas em sites de avaliação.

Esses sites compartilham a opinião dos colaboradores a respeito do pacote de benefícios e outros pontos sobre a empresa em que trabalham ou trabalhavam.

Também é possível descobrir quais são os benefícios oferecidos nas páginas de “Trabalhe Conosco”, redes sociais (LinkedIn, por exemplo) e entre outros. 

Para comparar as estratégias de atração de talentos

O Benchmarking no RH pode também ajudar a analisar as práticas de atração de talentos utilizadas na empresa. 

Procure analisar quais são essas estratégias realizadas pelas empresas do mesmo setor, em sites de vagas, por exemplo.

Essa é uma forma de comparar e ter insights para oferecer mais atrativos aos profissionais, como uma proposta salarial melhor e pacote de benefícios mais democráticos. 

Para comparar as estratégias de retenção de profissionais

Quando o RH começa a perceber um aumento de pedidos de demissão dos colaboradores, é hora de fazer uma autoanálise na empresa e entender os motivos do aumento de turnover.

Use a estratégia de Benchmarking para saber o que a concorrência está oferecendo aos colaboradores, para reter talentos na sua empresa e evitar que esses profissionais vão embora da instituição.

Pratique ações que podem aumentar o engajamento e a retenção, como contratar os funcionários corretos para as vagas, fazer uma incrível integração de novos contratados, cuidar do clima organizacional e do bem-estar dos empregados no dia a dia.

Como usar as informações a favor do RH?

Use as informações coletadas pelo método Benchmarking de maneira que favoreçam o RH da sua empresa. Lembre-se que as comparações são para trazer ideias, referências e insights para o seu departamento.

Se após aplicar essa metodologia, verificar que sua empresa precisa melhorar o pacote de benefícios corporativos, então busque pelas melhores empresas de benefícios corporativos

Uma dica para deixar seu plano de benefícios mais atraente é a oferta de benefícios flexíveis, como a plataforma da Allya que oferece descontos em diversos gastos dos colaboradores.

Se gostou deste artigo sobre Benchmarking no RH para descobrir os benefícios corporativos das empresas concorrentes, então se inscreva na nossa newsletter!  

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *