Como organizar a vida financeira? Veja como o RH pode ajudar!

Saber como organizar a vida financeira é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, entre contas a pagar, imprevistos e a constante busca por realizar sonhos, manter o controle das finanças pode ser um desafio.

Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos pode ser a peça-chave para auxiliar os colaboradores nessa jornada. Pensando nisso, nós da Allya separamos 5 dicas sobre como organizar a vida financeira, que você pode implementar na empresa para ajudar os profissionais. Confira!

Como a vida financeira impacta o colaborador?

Ter uma vida financeira organizada é fundamental para o bem-estar do funcionário, porque esse aspecto tem um forte impacto no seu desempenho e também na qualidade de vida. 

Quando as finanças estão desorganizadas, a mente fica preocupada com contas a pagar, dívidas e imprevistos, dificultando a concentração e a produtividade.

Sob essa ótica, um estudo recente da PwC revelou que 69% dos profissionais brasileiros possuem mais de um emprego para conseguir quitar suas dívidas. Por conseguinte, a sobrecarga de trabalho pode provocar diversos resultados negativos, como:

  • cansaço físico e mental;
  • falta de disposição;
  • queda na produtividade;
  • absenteísmo na empresa;
  • falta de foco nas demandas.

Diante disso, o RH pode ser um grande aliado para ajudar os colaboradores a saberem como organizar a vida financeira. Ao oferecer benefícios e programas específicos, o RH demonstra o cuidado da empresa com seus funcionários e contribui para o crescimento dos profissionais.

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5 dicas sobre como organizar a vida financeira

Saber como organizar a vida financeira e assumir o controle das finanças é um processo que exige planejamento e disciplina. Felizmente, essas habilidades podem ser desenvolvidas, e o RH pode ajudar os colaboradores durante o processo!

A seguir você confere 5 dicas de como os Recursos Humanos conseguem ajudar os funcionários a se organizar financeiramente!

pacote de beneficios nas empresas Allya

1. Oferecer benefícios voltados ao bem-estar financeiro

Uma das principais maneiras pelas quais o RH pode ajudar é oferecendo benefícios corporativos para o bem-estar financeiro. Isso demonstra o cuidado da empresa para com os trabalhadores e impacta diretamente na qualidade de vida e no desempenho profissional!

Um dos benefícios que podem ser oferecidos é o acesso a plataformas de bem-estar financeiro, como a Allya. Essa plataforma oferece milhares de descontos em produtos e serviços de diversas áreas, como saúde, educação, lazer e muito mais. 

Isso ajuda os colaboradores a economizarem dinheiro e terem acesso a serviços que contribuem para o seu bem-estar.

2. Incentivar o controle das finanças pessoais

Incentivar o controle financeiro pode ajudar os funcionários a evitar dívidas e, consequentemente, fazer um planejamento financeiro. Para isso, o RH pode indicar uma abordagem inicial que facilite a organização e controle das finanças.

Um exemplo de prática é a regra 70/30, uma tática interessante para dividir onde os recursos serão alocados.

De acordo com essa estratégia, sugere-se que 70% da renda seja alocada para gastos essenciais, como moradia, alimentação e transporte, enquanto os 30% restantes sejam direcionados para investimentos e poupança.

Essa divisão proporciona uma base sólida para alcançar estabilidade financeira a longo prazo, além de permitir que os colaboradores construam um fundo de emergência e invistam em seu futuro.

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3. Facilitar o acesso à educação financeira

No processo de aprender a como organizar a vida financeira, ter acesso a materiais de educação financeira pode ajudar os funcionários a entenderem melhor como gerir suas finanças. Para isso, o RH pode oferecer:

  • workshops de educação financeira;
  • convidar pessoas influentes da área de finanças para palestrar na empresa;
  • disponibilizar acesso a materiais educativos sobre o tema.

Essas iniciativas não apenas capacitam os funcionários a tomarem decisões financeiras mais precisas, mas também promovem uma cultura de responsabilidade financeira dentro da organização.

Ao fornecer conhecimentos sobre como organizar a vida financeira, investir, economizar e gerenciar dívidas, o RH capacita os colaboradores a enfrentarem desafios financeiros com mais confiança e eficácia.

4. Ter planos de carreira bem definidos

Um plano de carreira bem estruturado é uma das dicas sobre como organizar a vida financeira dos funcionários. Por mais que ele seja criado para motivar os trabalhadores a se desenvolverem na empresa, um plano bem estruturado também consegue beneficiar as finanças do profissional.

Geralmente, um plano de carreira bem detalhado costuma ter diversas informações importantes. Entre elas, as principais são:

  • cargos e funções disponíveis na empresa;
  • critérios para promoção;
  • valores de salário para cada cargo.

Dessa forma, quando o colaborador conhece as oportunidades de crescimento dentro da empresa e como elas podem melhorar as finanças, o profissional se motiva mais e pode começar a traçar metas e objetivos mais concretos para o seu futuro.

Assim, poderá definir melhor suas prioridades de carreira e planejar sua trajetória profissional de modo que ele possa tomar decisões financeiras mais conscientes.

Além disso, ter planos de carreira bem definidos permite que a empresa tenha um ambiente de trabalho mais justo e transparente, ajudando a reter talentos, aumentar a produtividade e o engajamento dos profissionais.

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5. Oferecer uma consultoria financeira

A consultoria financeira é um serviço personalizado que pode auxiliar os funcionários a organizarem suas finanças de forma individualizada. Um consultor financeiro pode ajudar a:

  • criar um orçamento mensal prático;
  • controlar gastos impulsivos;
  • planejar o futuro do colaborador;
  • lidar com dívidas em aberto;
  • aprender a investir o dinheiro.

Todos esses conhecimentos ajudam o trabalhador a enxergar o dinheiro de forma diferente e começar a usar ele com mais objetividade. Isso faz com que o profissional tome decisões financeiras melhores e consiga ter mais equilíbrio e independência.

Gostou de conhecer essas dicas? Com elas, seu colaborador aprenderá como organizar a vida financeira e, assim, entenderá suas reais prioridades para alcançar o bem-estar financeiro!

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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