Como escolher um fornecedor: confira 12 dicas para não errar na decisão!

Escolher um fornecedor de benefícios corporativos é uma decisão importante para todas as empresas. Por isso, nós da Allya vamos dar algumas dicas para o setor de Recursos Humanos encontrar a empresa certa para atender as necessidades dos seus colaboradores. Veja a seguir!

Como escolher um fornecedor de benefícios?

Existem muitas empresas de benefícios corporativos disponíveis no mercado de trabalho, mas como escolher a opção ideal para os seus funcionários? 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para os profissionais de RH colocarem em prática na hora de realizarem essa busca. Confira!  

1. Entenda o tamanho da sua empresa

A escolha pelo tipo de fornecedor de benefícios corporativos dependerá do tamanho da sua empresa.

Normalmente, as empresas maiores costumam oferecer um pacote de benefícios completo para atrair e manter os talentos, enquanto as empresas menores precisam encontrar benefícios específicos que atendam as principais urgências dos seus funcionários.

Portanto, faça um levantamento do número de funcionários para entender o tamanho da sua instituição.  

2. Considere as necessidades dos trabalhadores

Ao escolher um fornecedor de benefícios, é importante considerar as carências reais dos profissionais.

Existem diversas maneiras de descobrir quais são essas necessidades, como pesquisas de satisfação sobre os benefícios ou durante as reuniões one-on-one, por exemplo. 

Faça perguntas sobre o dia a dia dos seus colaboradores, por exemplo, quais são os tipos de gastos mais comuns, quais problemas financeiros ele está enfrentando, as preocupações com relação ao dinheiro no final do mês, entre outros assuntos relacionados.

3. Faça pesquisas na internet

Sabemos que muitos profissionais de RH não sabem como escolher um fornecedor eficiente de benefícios. 

Por isso, as pesquisas na internet são uma ótima maneira de encontrar diferentes fornecedores existentes no mercado.

Acesse sites e perfis dos fornecedores nas redes sociais para saber as soluções apresentadas, as informações relevantes e as formas para entrar em contato. 

Você pode consultar o B2B Stack, por exemplo —  um portal de busca e avaliação de softwares da América Latina. 

4. Considere o tempo de mercado

Ao selecionar um fornecedor de benefícios mais apropriado para a sua empresa, é importante considerar sua experiência e expertise na área. 

Isso porque você pode entender se a empresa é confiável, se possui clientes e se corresponde às expectativas dos seus consumidores.

Apesar de surgirem novos tipos de benefícios a todo momento, que também são confiáveis e atendem às necessidades do mercado, já ter um tempo de atuação é um sinal de comprovação pelos serviços prestados. 

5. Verifique as notícias na mídia

Muitas empresas disponibilizam uma seção no site para linkar as matérias publicadas na mídia sobre elas. 

Essa é uma ótima forma de garantir que a companhia é verídica, já que os principais veículos de imprensa são respeitados e apenas publicam notícias reais.

Portanto, verifique se os fornecedores de benefícios que você tem interesse possuem essas matérias publicadas na mídia online ou impressa.

6. Pense no orçamento

Considere também o orçamento da sua empresa. Para isso, verifique a situação financeira da instituição e veja qual o orçamento para os benefícios corporativos.

Lembre-se que a ideia é encontrar um parceiro que possa oferecer um serviço completo por  um preço competitivo. 

Procure não extrapolar o orçamento para não gerar prejuízos a instituição e evitar problemas financeiros para a sua empresa.

7. Não tenha pressa  

Os integrantes do setor de RH sabem como os benefícios corporativos são importantes na hora de atrair os profissionais do mercado.

Além disso, eles também ajudam na diminuição da taxa de turnover porque motivam e engajam os colaboradores.  

Embora alguns empregadores possam pensar que qualquer benefício é bom, existem muitos detalhes a serem considerados ao escolher um fornecedor. 

Sendo assim, reserve um tempo para pesquisar e comparar as diferentes alternativas de acordo com as soluções apresentadas e, assim, garantir o melhor retorno para o seu investimento.

8. Marque reuniões 

Tente marcar reuniões com os fornecedores que você considerar a melhor opção para os seus profissionais. 

Nessas conversas, certifique-se de tirar todas as dúvidas para entender se o benefício oferecido é o ideal para a sua empresa.

Geralmente, são nesses momentos que os fornecedores explicam quais são os valores e como o pagamento é realizado.

9. Obtenha cotações de diferentes fornecedores

A cotação de preços oferece informações sobre condições, características e valores do que está sendo ofertado por cada empresa fornecedora, além das possibilidades e prazos para pagamento.

Procure obter cotações de diferentes fornecedores para encontrar o ideal para o seu orçamento. 

Portanto, faça uma lista com as melhores empresas de benefícios que você encontrou nas suas pesquisas para verificar as diferenças de soluções e valores. 

10. Faça negociações

Após receber várias cotações de preços dos melhores fornecedores de benefícios corporativos, você pode iniciar as negociações de compra.

Se sentir que a empresa está aberta aos acordos sobre preços, então inicie essa conversa e veja se existem descontos ou outras vantagens competitivas.

Muitos fornecedores também realizam contrapropostas nos valores ou pacotes dos seus serviços oferecidos, então esteja aberta às negociações. 

11. Selecione o melhor fornecedor 

Após seguir todas as nossas dicas sobre como escolher um fornecedor de benefícios corporativos, chegou o momento de tomar uma decisão..

Caso uma opção de fornecedor tenha sido melhor que as outras, a escolha será óbvia. 

Aproveite para usar os períodos de teste das ferramentas antes de se decidir, já que você poderá entender o serviço oferecido antes de contratá-lo.  

12. Leia e assine o contrato

Após a decisão, leia todas as informações sobre o contrato do fornecedor de benefício corporativo escolhido.

Peça para profissionais de outros setores analisarem o contrato em conjunto, como os donos da empresa, integrantes do financeiro e da área jurídica

Se estiver tudo certo, então assine o contrato e aguarde os próximos passos da implantação do benefício corporativo na sua empresa.

Qual o melhor fornecedor de benefícios corporativos?

Se existem diversas opções de fornecedores de benefícios no mercado, como saber qual é o melhor? 

As nossas dicas podem te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu negócio, no entanto, não podemos deixar de falar do benefício da Allya

A Allya é uma plataforma online com milhares de descontos que atende funcionários de todo o Brasil. Além disso, esse benefício possui parceiros que cuidam do bem-estar físico, mental, financeiro e social dos colaboradores.

Ao atender todas as necessidades reais dos profissionais, a Allya estimula as ações de Educação Financeira e incentiva a economia no dia a dia para o salário do trabalhador render mais. 

Gostou do artigo? Então aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais dicas como essas! Ah! Não se esqueça de indicar o benefício da Allya na sua empresa na hora de escolher um fornecedor de benefício!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *