Como realizar o planejamento de férias dos colaboradores?

O RH precisa fazer um planejamento de férias dos funcionários para oferecer o período de descanso com a tranquilidade que cada trabalhador merece. Porém, para evitar dores de cabeça, é preciso alinhar com diferentes setores a seleção das datas, evitando prejudicar o time.

Por isso, neste texto, vamos explicar um passo a passo simples para o RH conseguir planejar as férias dos colaboradores de maneira eficiente. Confira!

Férias trabalhistas são um direito obrigatório?

Antes de falar sobre o planejamento de férias, precisamos deixar claro que essa pausa é um direito obrigatório, previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho. 

A Lei 13.467/207, aprovada pela Reforma Trabalhista, aprova o período de 30 dias de férias após o período de 1 ano de trabalho. 

Antes da Reforma, esses 30 dias podiam ser usufruídos em no máximo 2 períodos, agora podem ser divididos em até 3 etapas

O que é planejamento de férias?

O planejamento de férias é um processo que faz parte da rotina dos profissionais de RH quando um pedido de descanso é solicitado pelos colaboradores. Dessa forma, o setor passa a organizar e planejar estrategicamente o período de recesso dos funcionários.

Já que ao receber as solicitações das férias dos trabalhadores, o departamento consegue planejá-las individualmente. 

Além disso, o setor financeiro também trabalha de forma coordenada com o RH para gerir os cálculos e pagamentos de acordo com a legislação trabalhista. 

Benefícios do planejamento de férias para a empresa

Sem dúvidas, realizar um planejamento de férias com sucesso traz muitos benefícios para a empresa. Veja quais são eles: 

Organização na execução das demandas

O planejamento de férias realizado pelo RH e membros de outras equipes impactam diretamente na execução das tarefas do colaborador que irá se ausentar.

Isso porque deve ser definido com antecedência quem irá assumir os processos e tarefas realizados pelo colaborador durante o período de sua ausência.

Maior controle do desempenho da equipe

Toda equipe possui metas e objetivos que precisam ser alcançados em um determinado período. 

Dessa forma, quando o funcionário estiver de férias, o líder precisará manter o desempenho da equipe para suprir essa ausência. 

Cumprimento das obrigações trabalhistas

Os RHs sabem das obrigações trabalhistas que possuem em relação às férias dos colaboradores. 

Portanto, realizar o planejamento das férias de cada funcionário evita diversos problemas trabalhistas, como falta de tempo para realizar os cálculos, pagamentos em dobro, entre outros.

Ajuda a prever contratações temporárias

Em alguns casos, não é possível passar as demandas do colaborador que está fora para o restante da equipe.

Por isso, o planejamento ajuda a prever novas contratações temporárias de pessoas que irão executar as tarefas de quem estiver ausente. 

Vantagens do planejamento de férias para o funcionário

O controle de férias realizado pelo RH traz muitas vantagens para o profissional que deseja ter seus dias merecidos de descanso. Saiba quais são elas:

Planejamento de descanso

Ao ter seu período de férias aprovado pela empresa, o colaborador pode programar sua pausa com mais facilidade. 

Além disso, se a empresa oferecer o benefício corporativo da Allya, o profissional poderá usar os descontos em compras na categoria “viagem”, desfrutando de diversos hotéis, empresas de aluguel de carro e muito mais.

Conhecimento sobre as regras internas

Toda empresa possui políticas internas para a solicitação das férias, como a proibição de duas pessoas do mesmo setor se ausentarem no mesmo momento. 

Saber esse tipo de informação torna o processo mais transparente, além de ajudar o colaborador na hora de se organizar para solicitar seus dias de descanso.

Maior poder de negociação das férias

É mais fácil negociar as férias quando o funcionário pode conversar com o RH e indicar quando deseja se ausentar da empresa.

Assim, o planejamento contribui para os dois lados: tanto para a empresa quanto para o profissional. 

Passo a passo do planejamento de férias

Chegou a hora de fazer o planejamento de férias da sua empresa! Confira o passo a passo abaixo!

1. Estude a Legislação Trabalhista

O primeiro passo é estudar a reforma da Legislação Trabalhista, que sofreu diversas alterações nos últimos anos.

Por isso, o ideal é o RH seguir à risca todas as exigências trabalhistas, buscando evitar sanções legais.

2. Defina e divulgue a política de férias da empresa

É preciso definir as políticas internas sobre as férias de acordo com a reforma trabalhista.

Além disso, deixe claro essas informações desde o início da contratação dos novos funcionários. Não se esqueça de mantê-la acessível a todos os funcionários.

3. Saiba o histórico de férias dos funcionários

Crie arquivos com o histórico do período de férias retirados pelos colaboradores da empresa.

Manter esse histórico detalhado com os dias de descanso dos funcionários evita qualquer problema judicial e auxilia no planejamento das próximas férias.

4. Peça com antecedência uma programação

Para entender os pedidos das demandas internas da organização, solicite que cada funcionário informe quando deseja tirar suas férias.

Assim, será mais fácil criar uma programação, evitando que equipes fiquem incompletas em momentos mais movimentados, ou vários colaboradores de uma equipe ausentes no mesmo período.

5. Converse com os profissionais

É muito importante ouvir seus funcionários para promover um planejamento de férias justo, de acordo com as necessidades de cada membro da empresa.

Portanto, dê atenção ao que o colaborador tem a dizer e demonstre que sua solicitação será valorizada. Isso ajuda a reter talentos e promover satisfação aos trabalhadores

6. Organize as datas e prepare as equipes

Após finalizar o planejamento de férias de todos os funcionários, é hora de preparar as equipes.  

Informe previamente quando o time terá desfalque com a ausência do colaborador de férias para que todos se organizem, dividam as demandas ou requisite a contratação de um profissional temporário.

7. Solicite o respeito sobre as férias

Peça aos funcionários que se organizem, deixando e-mails automáticos avisando a sua ausência.

Além disso, exija que todos respeitem o momento de descanso do profissional e não cause incômodos desnecessários. 

Como criar um planejador de férias?

Criar uma planilha para controle de férias é uma prática importante para organizar e monitorar o período de descanso dos colaboradores em uma empresa. 

Abaixo, destacamos informações relevantes sobre como elaborar seu planejador de férias em uma planilha.

Identifique informações essenciais

Identificar as informações essenciais inclui detalhes como o nome do colaborador, as datas de início e término das férias, o número total de dias de férias e o período de referência, como o ano fiscal.

Para garantir a precisão e eficácia do controle, é crucial registrar as informações dos colaboradores de maneira organizada. Preencher a planilha com os detalhes das férias de cada colaborador e manter um registro atualizado, adicionando ou removendo entradas conforme necessário, contribui para um gerenciamento eficiente.

Destaque possíveis datas conflitantes

Destaque datas conflitantes utilizando formatação condicional na planilha. Isso ajuda a evitar sobreposições e garante que a equipe esteja devidamente coberta durante as ausências, promovendo uma gestão mais eficaz do tempo de descanso.

Adicione saldo de dias restantes

Inclua uma coluna para o saldo de dias de férias restantes para cada colaborador, atualizando automaticamente esse saldo com fórmulas sempre que as férias são registradas. Isso proporciona uma visão clara do tempo disponível para cada colaborador.

Crie notificações

Configure notificações automáticas para lembrar os gestores ou o departamento de recursos humanos sobre férias iminentes. Isso contribui para um planejamento mais eficiente e evita surpresas relacionadas à ausência de membros da equipe.

Peça feedback e sugestões de melhorias

Solicite feedback dos usuários para melhorar o sistema continuamente. Esteja aberto a ajustes e melhorias, pois um controle de férias bem organizado é fundamental para evitar conflitos de programação, garantir cobertura adequada da equipe e facilitar a gestão eficiente do tempo de descanso dos colaboradores.

Esperamos que nossas dicas de planejamento de férias ajude o seu setor a organizar melhor o período de descanso dos seus funcionários. Para mais ter acesso a mais conteúdos como este, assine nossa newsletter!


Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Marcelo Luiz

    O primeiro dia de férias pode começar contar no final de semana ou feriado ou tem que ser um dia útil de trabalho. Ex; pode começar em um sabado que nao trabalho ou começa na segunda feira dia util ?

    1. Avatar
      allya

      Oi, Marcelo!
      A CLT proíbe que o período de descanso anual tenha início num período de até dois dias que antecedam o repouso semanal remunerado (final de semana) ou feriado.
      Por exemplo, caso o descanso semanal remunerado do empregado corresponder ao sábado e ao domingo, suas férias não podem ter início na quinta-feira ou sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *