Atualmente, as pessoas são o que uma empresa tem de mais importante. Por isso, as ações do RH humanizado são essenciais para promover uma ótima experiência de trabalho para os colaboradores.
Nesse cenário, a tecnologia é uma peça muito importante para que os profissionais de RH consigam focar no bem-estar do colaborador. No entanto, algumas pessoas podem ficar receosas com o uso dela para criar algo humanizado.
Por isso, nos dá Allya mostraremos como o uso de tecnologias pode ser um dos principais fatores para o RH humanizado e como ele colabora pela gestão focada nos funcionários. Confira a seguir!
O que é um RH humanizado?
Um RH humanizado é aquele que se preocupa com os colaboradores. Quando ele é implementado, o RH de uma empresa começa a focar mais nos profissionais para garantir que eles tenham uma experiência positiva.
Para isso, diversas ações são desenvolvidas para melhorar o bem-estar dos funcionários, a fim de criar uma relação duradoura entre eles e a empresa. Ao aplicar essas ações, o RH consegue:
- diminuir as taxas de turnover e absenteísmo do time;
- otimizar a comunicação entre os colaboradores e a empresa;
- melhorar os benefícios corporativos oferecidos;
- manter os colaboradores engajados com a empresa;
- melhorar o clima organizacional.
Para conseguir aplicar as ações, o RH conta hoje com a ajuda da tecnologia. A partir dela é possível automatizar tarefas burocráticas, permitindo que os profissionais no setor tenham mais tempo para investir em uma gestão humanizada.
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Quais são os pilares desse RH?
Para desenvolver um RH mais humano, é preciso considerar 5 pilares essenciais. Eles são a base dessa estratégia e ajudam a definir as ações que a equipe aplicará a fim de melhorar a experiência do colaborador. Conheça mais sobre eles, abaixo:
1. Colaborador
O primeiro pilar do RH humanizado não poderia ser outro. O colaborador é o principal foco dessa estratégia. Para isso, os profissionais de Recursos Humanos vão colocar os funcionários no centro das suas ações para entender suas necessidades e desejos.
2. Bem-estar
O segundo pilar do RH é o bem-estar do colaborador. Segundo um estudo realizado na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, as empresas que trabalham com um RH humanizado conseguem aumentar o bem-estar dos colaboradores em 225%.
Para isso, o RH precisa elaborar ações que melhorem o ambiente de trabalho, visando melhorar o clima organizacional. Assim, é possível reter os profissionais e mantê-los engajados!
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3. Comunicação e escuta ativa
Outro pilar importante do RH humanizado é a comunicação e escuta ativa. Nesse caso, ele tem o papel de oferecer mais acessibilidade ao facilitar a comunicação entre empresa e colaborador.
4. Desenvolvimento profissional
Todo colaborador está em busca de ganhar experiência, criar conexões e ser desafiado. Por isso, o RH humanizado visa ajudar no desenvolvimento dos colaboradores com a oferta de treinamentos ou oportunidades que se encaixem no perfil do profissional.
5. Tecnologia
Por fim, o último pilar é a tecnologia, que criou meios para que o RH humanizado exista. Aqui ela otimiza os processos dos profissionais de RH e oferece dados importantes para o setor melhorar o ambiente organizacional.
Como a tecnologia se alia ao RH humanizado?
Hoje em dia, a tecnologia é mais acessível e, por isso, nos ajuda no dia a dia de diversas formas. No entanto, quando o assunto é tornar o RH mais humano, é comum que as pessoas possuam uma visão errada e acreditem que a tecnologia pode desumanizar a empresa.
Porém, foi a própria tecnologia que forneceu os meios necessários para o RH humanizado. Hoje, ela oferece recursos que facilitam o trabalho desses profissionais e permitem que foquem no capital humano.
Além disso, a tecnologia ajuda a equipe de Recursos Humanos a implementar o RH humanizado de diversas formas. Algumas delas são citadas, logo a seguir!
Mais tempo para o capital humano
Inovações tecnológicas, como automação e a inteligência artificial, conseguem otimizar o trabalho do dia a dia de profissionais de RH. Isso permite que eles tenham mais tempo para focar nos colaboradores.
Com esse tempo, os profissionais podem criar ações para melhorar a experiência do colaborador na empresa. Algumas dessas estratégias podem ser programas de reconhecimento ou a melhoria de salários e benefícios corporativos, por exemplo.
Falando em benefícios, uma tecnologia que pode ajudar é a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro. Ela reúne em um lugar só diversos descontos para os colaboradores economizarem em produtos e serviços de lazer, estudos, terapia online e muito mais!
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Análise do perfil comportamental
A tecnologia também ajuda as equipes de RH a conhecerem melhor seus colaboradores. Isso pode ser feito a partir de uma análise do perfil comportamental dos profissionais.
A partir dela, os profissionais de RH conhecem as habilidades dos colaboradores e podem definir onde seus talentos podem ser aproveitados. Com isso, fica fácil identificar oportunidades de crescimento para cada colaborador.
Qualidade no ambiente de trabalho
Promover o bem-estar no ambiente de trabalho é um dos pilares mais importantes do RH humanizado. Para conseguir criar ações que melhorem o clima organizacional, a tecnologia pode ajudar de diversas formas.
Desde a análise do perfil do colaborador até a criação de pesquisas de satisfação, a tecnologia ajuda o RH a conhecer o clima organizacional.
Com isso, é possível ter novos insights para criar ações diferenciadas que melhorem a qualidade do ambiente de trabalho.
Canais de comunicação
Para finalizar, a tecnologia ajuda e muito na comunicação interna entre os colaboradores e a empresa. A partir delas, é possível criar canais que tornem o diálogo mais aberto, fácil e rápido.
Dessa forma, o RH consegue escutar o colaborador e criar meios de aplicar suas sugestões na empresa.
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