O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH? Entenda aqui!

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos entendeu a importância e a necessidade do uso da tecnologia para melhorar seus processos internos. Porém, algo mais revolucionário e tecnológico ainda está por vir: a Inteligência Artificial no RH. 

Nós da Allya contaremos tudo sobre essa novidade que vem chamando a atenção de todos os profissionais, inclusive os integrantes dos RHs das empresas. Boa leitura!

O que é Inteligência Artificial? 

Antes de explicarmos as previsões sobre o uso da Inteligência Artificial no RH, precisamos contar o que é Artificial Intelligence (AI). 

Inteligência Artificial é o estudo de máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem a inteligência humana. 

Dessa forma, a IA permite que as instituições automatizem os seus processos operacionais, a fim de melhorar a tomada de decisão, aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Em um futuro próximo, o uso da Inteligência Artificial dominará diversos setores e estará presente no nosso dia a dia, na vida pessoal e profissional. 

Inteligência Artificial no RH

A Inteligência Artificial no RH ajudará ainda mais os profissionais desse departamento cheio de processos, ações e estratégias.

Afinal, essa área já automatizou boa parte da rotina para diminuir os erros, agilizar os processos e aumentar a competitividade no mercado. 

No entanto, a Inteligência Artificial causará impactos ainda maiores nas pessoas, processos, tarefas e tecnologias desse setor.

Por conta disso, os funcionários do setor de Recursos Humanos precisam aprender a lidar com essa novidade que alia o pensamento e desempenho humano com as máquinas e novas tecnologias, como o metaverso no RH, por exemplo.

Como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Existem várias maneiras de aplicar a Inteligência Artificial nos Recursos Humanos. Mostraremos alguns processos que poderão receber ajuda dessa nova tecnologia. Confira a seguir:

1. Automatizar processos de recrutamento

A IA poderá ser utilizada para automatizar os processos de recrutamento, como:

  • triagem de currículos;
  • classificação de candidatos;
  • realização de entrevistas.

Essa tecnologia será aplicada em softwares inteligentes que entenderão o comportamento dos candidatos, o perfil da empresa e os aspectos das vagas

Por conseguir aprender padrões, raciocinar, tomar decisões e entregar resultados, na automatização de processos de recrutamento, a IA poderá escolher os melhores candidatos para serem avaliados pelos recrutadores.

Assim, a equipe de RH ganhará mais tempo e será mais produtiva ao conversar apenas com os candidatos ideais e poderá realizar mais contratações assertivas.

2. Analisar dados de desempenho e comportamento

A IA poderá ser usada para analisar os dados sobre desempenho e comportamento dos funcionários, a fim de ajudar a identificar problemas com os quais a empresa pode lidar.

Isso porque esse tipo de tecnologia consegue ajudar os gestores do RH a tomar decisões mais informadas, analisando os dados de desempenho, comportamento e feedback dos funcionários. 

A IA poderá ainda ser usada para detectar padrões nos dados e sugerir melhorias para os processos de RH. Além disso, a Inteligência Artificial conseguirá oferecer feedbacks personalizados e possíveis orientações aos funcionários, ajudando-os a alcançar seus objetivos e aumentar a produtividade.

3. Fornecer treinamento de habilidades específicas

As habilidades dos colaboradores nunca foram tão valorizadas como atualmente no mercado de trabalho. Por conta disso, a IA também poderá ser usada para fornecer treinamento de habilidades específicas, que ajudarão os funcionários a melhorarem seu desempenho.

Portanto, os gestores de RH podem usar a IA para criar programas de treinamento personalizados para os colaboradores, adaptados às suas necessidades específicas. 

Além de ajudar os profissionais a identificar o que eles precisam melhorar, os integrantes do setor de Recursos Humanos poderão ainda oferecer orientação personalizada para manter uma gestão humanizada.

4. Criar programas de motivação

A IA também pode ser usada para criar programas de motivação para funcionários, como a distribuição de recompensas por bom desempenho.

Sendo assim, os gestores de RH podem usar a IA para analisar os dados de desempenho dos colaboradores e identificar como podem oferecer recompensas para motivá-los. 

Além disso, a IA pode ser usada para criar programas de incentivos personalizados que podem ajudar os profissionais a alcançar seus objetivos e aumentar a produtividade.

5. Controlar a jornada do colaborador

Os diferentes modelos de trabalho (home office, híbrido, nômade digital e outros) exigem novas tecnologias para controlar melhor a jornada dos funcionários.

Nesse sentido, a inteligência artificial no RH poderá impactar também o controle de jornada, um processo que antigamente dependia exclusivamente do trabalho manual e humano. 

Esse tipo de trabalho manual e repetitivo pode trazer problemas recorrentes em relação às marcações de horários de entrada e saída do colaborador, cálculos errados de horas extras e outros, que podem gerar processos trabalhistas. 

Com o controle de jornada via inteligência artificial, o RH conseguirá acompanhar esse processo com muita facilidade devido à tecnologia e aos softwares de RH que automatizam essa rotina. 

Vantagens da Inteligência Artificial no RH

Se ainda não está convencido sobre os impactos positivos que a Inteligência Artificial pode trazer para o RH, então veja os seus benefícios oferecidos:

  • Melhorar a tomada de decisão: os gestores do RH podem tomar decisões mais informadas, analisando os dados de desempenho, comportamento e feedback dos funcionários;
  • Otimização de processos: a IA também pode ajudar a otimizar todos os processos no setor de RH, como recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e outros.
  • Desenvolvimento de construção de equipes: a Inteligência Artificial ajuda a identificar e recrutar os profissionais com as habilidades certas para formar equipes de sucesso. 
  • Análise de dados: a IA consegue coletar, organizar e analisar dados de RH com mais eficiência, capaz de identificar tendências e gerar insights para os profissionais da área.

Impactos negativos da Inteligência Artificial no RH

Assim como existem os benefícios, existem também os contras. Afinal, toda novidade tecnológica causa grandes impactos na rotina de trabalho e nas pessoas. Veja alguns exemplos:

  • alto custo de implementação e manutenção;
  • substituição de postos de trabalho;
  • pode atrapalhar a criação de conexões no trabalho, já que diminui o contato entre as relações humanas;
  • alta dependência de determinada infraestrutura.

Gostou desse conteúdo sobre inteligência artificial no RH? Então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o setor dos Recursos Humanos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *