Você sabia que os transtornos mentais relacionados ao trabalho são um dos principais motivos para afastamentos do trabalho?
Estudos indicam que o número de pessoas afetadas por transtornos mentais relacionados ao trabalho tem aumentado significativamente nos últimos anos. Segundo dados do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), o número de afastamentos no trabalho e aposentadorias devido a distúrbios mentais aumentaram quase 40% em 2023 em comparação ao ano anterior
Neste cenário, entender as causas e como prevenir essas doenças relacionadas ao trabalho torna-se fundamental. Ao longo deste artigo, nós da Allya, vamos explorar estratégias eficazes para minimizar os riscos e promover um ambiente de trabalho mais saudável.
Se você se preocupa com o bem-estar no ambiente corporativo, este guia é essencial para você.
O que são transtornos mentais relacionados ao trabalho?
Segundo o Ministério da Saúde, um transtorno mental relacionado ao trabalho inclui uma variedade de problemas emocionais causados pelo ambiente profissional. São alguns deles:
- tristeza;
- ansiedade;
- agitação;
- irritação;
- medo excessivo;
- choro frequente;
- taquicardia;
- insegurança.
Esses transtornos são categorizados com base no CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), que incluem:
- Transtornos Mentais e Comportamentais (F00 a F99);
- Alcoolismo (Y90 e Y91);
- Síndrome de Burnout (Z73.0);
- Sintomas e Sinais Relacionados à Cognição, Percepção, Estado Emocional e Comportamento (R40 a R46);
- Condições de Risco à Saúde devido a Circunstâncias Socioeconômicas e Psicossociais (Z55 a Z65);
- Circunstâncias Ligadas às Condições de Trabalho (Y96);
- Lesões Autoprovocadas Intencionalmente (X60 a X84).
Quais são os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho?
Os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho, são:
- Síndrome de Burnout;
- depressão;
- ansiedade;
- síndrome do pânico.
Abaixo, veja quais são os transtornos mais comuns, seus sintomas e os impactos que podem causar nos colaboradores.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é uma condição de natureza depressiva que surge como resultado do esgotamento no ambiente de trabalho, estando diretamente ligada à rotina profissional. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- aumento da irritabilidade;
- inquietação constante;
- elevado nível de estresse;
- isolamento social;
- dificuldade em desconectar-se do trabalho.
Depressão
A depressão é um dos transtornos mentais relacionados ao trabalho mais desafiadores de identificar, devido às suas múltiplas causas.
Esse transtorno tem várias fases e requer acompanhamento profissional na área de saúde, sendo tratado de forma personalizada, considerando o perfil de cada indivíduo. Abaixo, saiba quais são os principais sintomas associados à depressão:
- sentimento de culpa persistente.
- sensação contínua de falta de energia.
- perda de interesse por atividades anteriormente importantes.
- mudanças súbitas no apetite, levando a aumento ou diminuição de peso.
Ansiedade
A ansiedade é outra condição que tem múltiplas causas e pode estar diretamente relacionada a diversos eventos do cotidiano de trabalho, como conflitos com colegas ou líderes, sobrecarga de tarefas e a sensação de perda de controle sobre processos essenciais.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- pensamentos acelerados;
- sentimento de medo e desconfiança;
- alterações no padrão de sono;
- tensão muscular;
- sensações de formigamento;
- tremores e palpitações.
Estresse ocupacional
O estresse ocupacional é outro desafio comum entre os sofrimentos psíquicos capazes de gerar afastamentos do trabalho. Embora possa se manifestar de forma silenciosa, causa desgaste tanto físico quanto psicológico para o indivíduo. Os sintomas associados ao estresse ocupacional são:
- sensação constante de fadiga;
- irritabilidade persistente;
- isolamento em relação aos colegas de trabalho;
- reações explosivas a situações desconfortáveis;
- náuseas e enjoos.
Síndrome do pânico
A Síndrome do Pânico, considerada um tipo de transtorno de ansiedade, resulta em crises súbitas e imprevisíveis de medo e desespero.
A pessoa constantemente sente que algo terrível está prestes a acontecer, mesmo quando não há razão aparente para preocupações. Os sintomas incluem:
- medo de perder o controle;
- medo da morte ou de acontecimentos trágicos;
- sensação de perigo iminente;
- sensação de estar fora da realidade;
- dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar;
- sentimento de indiferenças.
O que gera as doenças mentais causadas pelo trabalho?
O sofrimento psíquico no ambiente de trabalho é resultado do estresse constante, pressão por resultados e a sensação de estar sempre correndo contra o tempo. E, sem dúvida, a carga emocional negativa acumulada pode evoluir para algo mais grave, como um transtorno mental.
Segundo o Conselho Nacional de Saúde, os transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento do trabalho.
Quando falamos sobre o que desencadeia o transtorno mental, não podemos deixar de mencionar a falta de apoio e compreensão dentro do próprio ambiente de trabalho. Uma cultura organizacional tóxica, que ignora a importância do bem-estar dos funcionários, amplia inseguranças, preocupações e sensação de isolamento.
Como o RH pode prevenir os transtornos mentais no trabalho?
O RH pode prevenir os transtornos mentais no trabalho ao promover uma cultura organizacional saudável e inclusiva, oferecer programas de apoio psicológico e treinamentos sobre saúde mental, identificar sinais de esgotamento e adaptar as cargas de trabalho para evitar sobrecarga.
Entenda passos essenciais que o setor pode adotar.
1. Criar programas de promoção da saúde mental
Implementar programas de bem-estar corporativo que ensinem habilidades de enfrentamento e incentivem estilos de vida saudáveis pode ser eficaz na prevenção de transtornos mentais relacionados ao trabalho.
2. Oferecer benefícios de bem-estar corporativo
Para contribuir com o bem-estar geral dos funcionários, é possível oferecer benefícios de bem-estar, como da Allya, que disponibiliza descontos em:
- academias (bem-estar físico);
- terapia online (bem-estar mental);
- economia financeira com os descontos (bem-estar financeiro);
- lazer (bem-estar social).
3. Dar suporte psicossocial e treinamento emocional
Disponibilizar serviços de aconselhamento e oferecer treinamento para desenvolver habilidades emocionais fortalece a resiliência dos colaboradores e reduz os riscos relacionados à saúde mental.
4. Promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Incentivar um ambiente que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, com políticas de flexibilidade, horários razoáveis e licenças remuneradas, é fundamental para o bem-estar mental dos funcionários.
5. Estimular uma cultura organizacional saudável e inclusiva
Promover uma cultura organizacional que valorize a saúde mental, a diversidade, a inclusão, a comunicação aberta e a participação dos funcionários contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e resiliente.
Agora que você entendeu o que são os transtornos mentais relacionados ao trabalho, comece a adotar boas práticas para reduzir esse quadro e promover o bem-estar dos colaboradores.
A oferta de benefícios corporativos de bem-estar, como a Allya, pode ajudar na promoção de um ambiente profissional mais saudável para os funcionários. Mantenha-se informado assinando a nossa newsletter!