O estresse no ambiente de trabalho é desafio para muitos colaboradores. Afinal, de acordo com uma pesquisa da Infojobs, 86% dos profissionais consideram a possibilidade de trocar de emprego em busca de mais saúde mental. A ansiedade surge como o fator principal responsável pelo afastamento dos funcionários. Essa realidade destaca a importância de práticas de bem-estar, como o mindfulness no trabalho.
Pensando nisso, nós da Allya contaremos tudo sobre essa técnica e como ela pode trazer benefícios para as empresas. Confira a seguir!
O que é mindfulness no trabalho?
Antes de explicarmos o mindfulness no trabalho, precisamos primeiramente entender o significado da palavra ‘mindfulness’. A expressão “mindfulness” traduz-se como “consciência, atenção e lembrança”.
A prática do mindfulness tem suas raízes no budismo, especialmente no vipassana, uma forma de meditação originária da Índia.
Trata-se de uma técnica de relaxamento com orientações claras: deve ser praticada diariamente por cerca de 30 minutos, preferencialmente sentado, em silêncio e em um ambiente com temperatura entre 18 e 25 graus Celsius. Os benefícios incluem o aumento da empatia e da confiança.
A técnica de mindfulness se tornou popular no ambiente de trabalho, com empresas oferecendo sessões e cursos para aprimorar a concentração e impulsionar a produtividade de seus colaboradores.
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Consequências da falta de concentração no trabalho
A falta de concentração no trabalho pode ter diversas consequências negativas, tanto para o funcionário quanto para a empresa. São elas:
- baixo desempenho;
- dificuldade em cumprir prazos e metas;
- queda na qualidade do trabalho;
- sensação de frustração e incompetência;
- aumento do estresse;
- dificuldade em se concentrar e tomar decisões.
- faltas frequentes ao trabalho;
- diminuição da motivação dos funcionários;
- aumento da rotatividade.
Benefícios da atenção plena no trabalho
Se por um lado a falta de concentração no trabalho gera efeitos negativos para empresas e colaboradores, a prática do mindfulness no trabalho pode gerar vários benefícios. São eles:
- melhora o desempenho profissional;
- treina o foco e a concentração;
- reduz a ansiedade e estresse;
- melhora a inteligência emocional e o bem-estar geral;
- gera ambientes com menos conflito;
- melhora a comunicação;
- ajuda na tomada de decisões.
Como utilizar a técnica mindfulness no trabalho?
Introduzir um pouco da técnica de mindfulness no ambiente de trabalho pode melhorar o bem-estar dos colaboradores. O setor de RH pode aproveitar as pausas, hora do café da manhã ou do almoço para estimular os funcionários a realizarem o seguinte exercício:
- Posicione-se confortavelmente: sente-se relaxado em sua cadeira, ombros soltos, pés apoiados no chão, e descanse as mãos nas coxas.
- Feche os olhos ou fixe o olhar: feche os olhos ou se concentre em um ponto fixo. Inicie o cronômetro por exatos 30 minutos.
- Concentre-se na sensação corporal: direcione sua atenção às sensações do seu corpo.
- Foque na respiração: deixe sua respiração fluir naturalmente, concentrando-se na sensação de inspirar e expirar.
- Deixe os pensamentos fluírem: permita que seus pensamentos sigam livremente. Aceite-os sem julgamentos.
- Volte à respiração: suavemente, retorne sua atenção à respiração.
- Finalize a prática: após os 30 minutos, reconecte-se com a sensação do corpo. Expanda gradualmente sua atenção ao seu redor.
- Recuperação gradual da consciência: retome a consciência aos poucos, abrindo devagar os olhos.
Dedicar breves momentos a essa prática simples pode proporcionar uma sensação de calma e foco, revitalizando a mente para o restante do dia de trabalho.
Além de estimular a prática do mindfulness no trabalho, os profissionais de RH podem oferecer benefícios que cuidem do bem-estar dos colaboradores.
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