Dicas para organizar a vida financeira no início de carreira

Como o RH pode ajudar os jovens profissionais no início de carreira a lidarem com suas finanças pessoais? Nós da Allya buscamos as melhores dicas para quem está começando a trabalhar e vive essa fase marcada por diversas dificuldades financeiras. 

Portanto, veja logo abaixo como ajudar esses recém-chegados no mercado a lidarem com as finanças!

Desafios da organização financeira no início de carreira 

Todo profissional experiente possui lembranças do início de sua carreira, afinal, é um momento cheio de incertezas, possibilidades e dificuldades financeiras. Nessa época, se os RHs das empresas ajudassem seus colaboradores a terem uma relação melhor com dinheiro, com certeza vários experientes evitariam muitos problemas financeiros.

Por isso, quem está no início de carreira precisa aprender a organizar a vida financeira, e o setor de Recursos Humanos pode ser um ótimo aliado nessa jornada. 

Isso porque sabemos que a educação financeira não é um tema debatido nas escolas, universidades ou em casa. Então, o primeiro contato com as finanças pessoais é no início da carreira, ao conseguir o primeiro emprego. 

Esse contato inicial com dinheiro sem o conhecimento adequado sobre finanças pode ser perigoso para o bem-estar financeiro dos novos profissionais, acarretando empréstimos, no uso deliberado de cartões de crédito e o temível endividamento

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), devido a

 falta de Educação Financeira e acesso facilitado ao crédito, 12 milhões de brasileiros entre 18 e 29 anos estão inadimplentes. 

A vida financeira dos colaboradores é um problema das empresas?

É preciso saber que os problemas financeiros dos seus funcionários afetam, sim, o ambiente corporativo da sua empresa. Afinal, é impossível separar por completo a vida pessoal e profissional. 

Podemos citar os problemas que possivelmente irão surgir na sua empresa se possuírem profissionais com problemas financeiros. Veja quais são:

  • O estresse financeiro impacta no desempenho e na produtividade dos trabalhadores;
  • Os funcionários utilizam o tempo de expediente para resolverem as pendências financeiras, como atender ligações de cobrança, pagar contas, fazer negociações online, entre outras situações na empresa;
  • O colaborador começa a buscar um novo emprego por acreditar que um salário maior e mais benefícios corporativos podem ajudá-lo financeiramente;
  • O estresse financeiro pode deixar o profissional impaciente e causar mais problemas de relacionamento com a equipe;
  • Problemas com dinheiro prejudicam o bem-estar mental, físico, financeiro e social;
  • O trabalhador pode desenvolver insônia, dores de cabeça, nervosismo e, em casos graves, depressão;
  • O funcionário pode faltar no trabalho para tentar resolver suas pendências financeiras.
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Como organizar a vida financeira no início da carreira?

Como apoiar os colaboradores recém-chegados no mercado de trabalho que já enfrentam situações financeiras tão delicadas? Nós temos algumas dicas que podem ser úteis na organização das finanças. Confira a seguir! 

1. Aplique uma pesquisa de bem-estar financeiro

Muitos jovens profissionais não sabem que estão com problemas financeiros por não ter conhecimento sobre o assunto ou por não saber administrar muito bem seu dinheiro.

Por isso, aplique uma pesquisa de bem-estar financeiro em todos os funcionários para eles descobrirem como está a atual situação financeira. 

Ao descobrirem o resultado, os trabalhadores terão noção de como andam suas finanças e poderão agir para melhorar esse cenário financeiro, principalmente quem está vivendo o início de carreira e precisará recalcular seus gastos. 

2. Incentive o uso de organizadores de orçamento

É muito importante saber organizar as entradas e saídas de dinheiro no mês, mas nem sempre os funcionários sabem como realizar essa tarefa. 

Então incentive o uso de recursos que ajudam no controle das finanças e a reduzir gastos, como uma planilha de orçamento mensal. 

A Allya, empresa que oferece um benefício de descontos para colaboradores, disponibilizou gratuitamente uma planilha de Planejamento Financeiro mensal. Baixe-a e encaminhe para os seus funcionários!  

3. Ajude os profissionais a criarem metas 

As metas financeiras são ótimos índices de apoio para quem precisa organizar a vida financeira, principalmente no início de carreira. 

Essas metas podem ser aplicadas para realização de sonhos, como a quitação das mensalidades da universidade, compra do primeiro carro, realizar um intercâmbio, sair do endividamento, entre outros. 

Ajude os trabalhadores na criação de metas para poderem planejar e contribuir mensalmente até a realização desses objetivos financeiros.

4. Monte um programa de Educação Financeira

O RH pode montar um programa de Educação Financeira para ajudar os funcionários a organizarem suas vidas financeiras. 

É possível montar um calendário anual para esse programa com atividades relacionadas à organização das finanças a cada mês. 

Os jovens profissionais que vivem o início de carreira podem participar de ações exclusivas para esse público, como palestras com youtubers que falam sobre educação financeira na internet. 

5. Ajude o colaborador a economizar 

Assim como é bom ensinar a economizar dinheiro na teoria, a prática também precisa ser considerada pelos RHs. 

Portanto, ofereça benefícios corporativos que ajudam o funcionário a economizar no dia a dia com a mudança em pequenos hábitos.

A plataforma de descontos da Allya é uma ótima opção porque gera economia em todos os tipos de gastos: farmácias, terapia online, cursos, academias, e-commerces, mercados, restaurantes, pet shops e muito mais. 

6. Estimule o trabalhador a renegociar as dívidas

Como existem muitos jovens brasileiros que estão inadimplentes, então estimule esses novos profissionais a se livrarem dessas dívidas. 

Procure saber quando acontecem os feirões para negociar dívidas ou limpar o nome e informe as datas para os colaboradores. Compartilhe também como usar o Saque Aniversário FGTS para pagar dívidas.

Você pode usar os canais de comunicação para avisar a todos da empresa que esses eventos são boas oportunidades para sair do endividamento e viver bem financeiramente. 

7. Oriente seus colaboradores a investir na carreira

O início de carreira é o melhor momento para investir na vida profissional, já que as oportunidades de efetivação e promoção de cargos são maiores quando o funcionário melhora seu currículo e habilidades. 

Portanto, oriente os novos profissionais do mercado a estudarem e se especializarem cada vez mais. 

Assim, esses trabalhadores podem alcançar uma carreira promissora nos próximos anos e melhorar sua vida financeira. 

RH, esperamos que você ajude os profissionais a lidarem com as finanças no início de carreira! Quer continuar lendo mais dicas sobre bem-estar financeiro nas empresas? Então assine a nossa newsletter

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Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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