Como mudar os hábitos financeiros dos colaboradores?

Todo mundo promete mudar os hábitos no ano que se inicia, seja para melhorar a vida financeira, cuidar da saúde ou outro motivo. Pensando nisso, nós da Allya queremos mostrar quais os hábitos dos seus funcionários estão impedindo-os de alcançar seus objetivos. Saiba mais abaixo! 

Como mudar os hábitos dos funcionários?

Sabemos que o RH tem a missão de cuidar do bem-estar dos profissionais, incluindo a saúde mental, física e também financeira. Para essa última, nós temos algumas dicas para ajudar a melhorar os hábitos dos seus funcionários em 2022. 

Sabemos que aprender e desenvolver bons hábitos financeiros evitam uma série de problemas pessoais, além de contribuir para uma vida profissional melhor. 

Por isso uma empresa humanizada, dedicada ao bem-estar financeiro dos colaboradores, pode se beneficiar bastante com esse cuidado. 

Por que ajudar a mudar os hábitos financeiros dos profissionais?

As empresas não podem fechar os olhos para as reais necessidades dos seus colaboradores. 

Afinal, todo mundo compreende que a Educação Financeira não é um hábito comum entre os brasileiros, por isso, a maioria não sabe como organizar seu salário.

Consequentemente, 12 milhões de famílias brasileiras estão endividadas atualmente, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O mal-estar financeiro traz consequências ruins para os profissionais no dia a dia, como falta de concentração, baixa produtividade, perda do sono, estresse, mudança de humor, entre outros problemas. 

Como influenciar os trabalhadores a mudar os hábitos?

Não há dúvidas de que investir na mudança de hábitos financeiros dos trabalhadores ajuda a cuidar do clima organizacional do negócio, assim como melhorar a produtividade dos colaboradores. Por isso, veja como promover essa mudança a seguir: 

1. Procure por opções com descontos

Desde uma compra no supermercado até um passeio de lazer, o hábito de poupar dinheiro precisa ser adquirido em todas as tarefas do dia a dia. 

Para isso, indicamos a Allya, uma plataforma com milhares de descontos que ajudam o colaborador a economizar em todos os momentos da sua vida. 

2. Organize o orçamento

Indicar ideias de organização de orçamento aos profissionais, como planilhas de controle financeiro ou aplicativos para organizar as finanças, é uma boa prática para adotar na empresa.

Essa é uma ótima forma de saber exatamente quanto ganha e quanto gasta em cada mês. 

3. Economize na energia elétrica

É de extrema importância conscientizar os funcionários sobre a prática do consumo consciente sobre a energia elétrica. 

Além de pensar no meio ambiente e evitar desperdícios, o colaborador economiza na conta de luz — que está bem alta nos últimos anos. 

4. Defina metas 

Uma das melhores formas de mudar os hábitos é a criação de metas financeiras que precisam de um planejamento e autocontrole nas compras.

Essas metas de economia ajudam a dar disciplina diária e a manter um orçamento sob controle para conseguir alcançar o valor estipulado.

5. Estude sobre Educação Financeira

A empresa pode criar um programa de Educação Financeira para orientar os funcionários sobre o assunto. 

Essa é uma forma de incentivar o estudo e ganhar conhecimento sobre as finanças, como a realização de atividades, palestras, orientações e treinamentos com especialistas. 

E aí, RH! Vai ajudar a mudar os hábitos financeiros dos seus colaboradores? Conte com a ajuda do benefício corporativo de desconto da Allya! Assine a nossa newsletter para mais dicas!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *