A cultura da empresa e o bem-estar financeiro dos colaboradores

RH, você sabia que o bem-estar financeiro está relacionado com a Cultura Organizacional? Essa pergunta foi abordada no evento sobre “A importância da Cultura Organizacional para a nova geração”, comandada pelo Marco Ferelli, Founder da Allya e líder da área Comercial. 

Nós levantamos os pontos principais abordados pelo Marco e vamos contar para vocês, logo abaixo! Confira!

Cultura da empresa: o conceito

Marco começou explicando o significado da palavra “Cultura”, que possui origem do latim e significa “cultivar”.

O conceito de cultura moderna realizado pelo antropólogo britânico, Edward B. Tylor, também foi lembrado por Ferelli: cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes, habilidades e capacidades adquiridas pelo homem como membro de uma sociedade. 

O Founder da Allya explicou que o conceito de Tylor está relacionado com os alinhamentos dentro das empresas: “Toda empresa tem seus ritos, propósitos, missão e valores, então esse conceito casa com a definição”.

O alinhamento da cultura da empresa com o colaborador

O livro “A organização dirigida por valores”, de Richard Barrett, foi parafraseado por Marco: “As organizações não se transformam, quem se transforma são as pessoas”.

A Pirâmide de Maslow, teoria que indica que o ser humano está sempre em busca de realizar suas demandas e necessidades, também foi citada por Ferelli. 

Sendo assim, se a organização estiver mais próxima das crenças pessoais do colaborador, mais alinhado esse funcionário vai estar com a instituição. Esse profissional estará disposto em ajudar, colaborar por um propósito e buscar o crescimento da empresa.

Na visão de Marco, a Cultura Organizacional precisa ter pilares bem estabelecidos porque ela irá ditar o comportamento e o engajamento dos funcionários, resultando em sucesso ou não da empresa. 

Sendo assim, é muito importante que os RHs das empresas estejam bem atentos com os pilares da sua Cultura Organizacional. 

Os impactos do bem-estar financeiro na cultura das empresas

O Founder da Allya citou os 8 pilares do bem-estar: emocional, físico, espiritual, social, profissional, ambiental, intelectual e financeiro. 

Marco acredita que todas essas dimensões do bem-estar são importantes para serem promovidas nas empresas, mas por conta da pandemia, o pilar de bem-estar financeiro foi um dos mais afetados. Veja os números apresentados:

  • Quase 68% das famílias estão endividadas no Brasil.
  • Menos de 15% da população brasileira consegue guardar dinheiro. 
  • Cerca de 64% das pessoas estão vivendo no limite do orçamento. 
  • 70% das pessoas não estão preparadas para imprevistos financeiros. 

Ao analisar esses dados, Ferelli identifica que as pessoas recebem pouco apoio para entender e gerir suas finanças. 

Esses números refletem que os brasileiros não sabem como encontrar o equilíbrio dos seus ganhos e gastos para poder consumir de maneira mais consciente.

O que o RH pode fazer pelo bem-estar financeiro dos colaboradores?

As soluções também foram apresentadas por Ferelli com o objetivo de ajudar o RH a promover o bem-estar financeiro aos funcionários. Veja o que ele recomendou:

  1. A empresa precisa entender que o bem-estar financeiro tem ligação direta com a Cultura Organizacional. 
  2. Os RHs precisam saber que colaboradores com problemas financeiros vão ter suas performances impactadas, assim como sua energia, produtividade e suas relações profissionais.
  3. É necessário criar uma jornada de bem-estar financeiro para construir hábitos financeiros saudáveis e transformar a vida do trabalhador. 
  4. O início dessa jornada deve ser por uma pirâmide de hierarquia de necessidades financeiras, que a base está apoiada em geração de economia. 
  5. O RH pode incentivar que os colaboradores mudem seus hábitos para economizar e subir posições dessa pirâmide, até chegar em um nível de um investidor, por exemplo. 
  6. A Allya é uma empresa que oferece um benefício corporativo de descontos em diversos tipos de compras e que ajuda os funcionários a economizar. 
  7. A dica final do Marco é a aplicação de uma pesquisa de bem-estar financeiro para o RH identificar qual o apoio necessário para o  trabalhador se livrar dos problemas com dinheiro. 

Assista ao vídeo completo:

Agora você sabe como alinhar a cultura da empresa com o bem-estar financeiro dos seus colaboradores. Conte com o benefício corporativo da Allya!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';