Pirâmide de Maslow pode ajudar as finanças dos seus colaboradores!

RH, já ouviu falar sobre pirâmide de Maslow? Neste artigo, nós da Allya contaremos como essa teoria pode ser aplicada na vida dos seus funcionários, a fim de suprir todas as necessidades desses profissionais e realizar tanto metas pessoais, quanto profissionais.

Abaixo, entenda como esse conceito pode ser aplicado na vida financeira dos trabalhadores para atender todas as necessidades e diferentes níveis de satisfação. Confira!

O que é pirâmide de Maslow?

A teoria sobre a pirâmide de Maslow foi criada pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, por isso recebeu esse nome. 

De acordo com esse psicólogo, o ser humano possui uma escala ascendente de necessidades e desafios para atingir seus objetivos, e esse trajeto possui um formato de pirâmide. 

Nesse sentido, esse conceito é representado por um desenho de uma pirâmide, seguindo uma progressão dos níveis, da base até o topo. Veja:

  • Nível 5 (topo): necessidades relacionadas à realização pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, resolução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos).
  • Nível 4 (quarta camada): necessidades relacionadas à estima (autoestima, confiança e conquista).
  • Nível 3 (terceira camada): necessidades relacionadas ao afeto (amizade, família, intimidade sexual).
  • Nível 2 (segunda camada): necessidades relacionadas à segurança (segurança do corpo, emprego, recursos de moralidade, família, saúde, propriedade).
  • Nível 1 (base): necessidades fisiológicas (respirar, comer, descansar, beber, dormir, sexo).
(Imagem: Alura | Reprodução)

Como a teoria de Maslow pode melhorar as finanças dos colaboradores?

O conceito da pirâmide de Maslow pode ser aplicado em diversos segmentos, como: Recursos Humanos, Marketing e até Finanças.. Por isso, saiba como o RH pode ensinar os funcionários a aplicarem esse conceito na vida financeira. Saiba como a seguir:

1. Incentivar os trabalhadores a planejarem um orçamento 

O primeiro passo para conseguir alcançar o equilíbrio financeiro é iniciar a partir da base da pirâmide, ou seja, começar das necessidades básicas (respirar, comer, descansar, beber e outras).

Para isso, incentive os funcionários a planejarem um orçamento familiar mensal para contemplarem todos esses itens básicos fundamentais para a sobrevivência do ser humano. 

2. Motivar os profissionais a guardarem dinheiro

Após a criação de um orçamento mensal familiar, o segundo passo é começar a guardar dinheiro. 

Motive os trabalhadores a criarem desafios para começarem a juntar dinheiro. O conceito da pirâmide de Maslow pode ser aplicado nesta etapa, basta o profissional trabalhar o topo da pirâmide como uma meta a ser alcançada

Esse objetivo a ser alcançado pode ser uma realização pessoal e, para atingi-lo, o colaborador precisará trilhar todas as etapas, subindo a pirâmide.

3. Estimular os colaboradores a incluírem seus familiares nas finanças

Por último, para os profissionais não desanimarem no meio do caminho, estimule-os a fazerem um convite às boas práticas sobre o dinheiro com a família.

A família pode ser um casal, pais e filhos, mães e filhos, entre outros modelos familiares. O ideal é estimular as pessoas que vivem na mesma moradia a mudarem seus hábitos financeiros, a fim de alcançar o topo da pirâmide de Maslow. 

Gostou de saber como incentivar seus colaboradores com o conceito da pirâmide de Maslow? Aproveite para indicar a Allya na sua empresa, uma plataforma completa de bem-estar financeiro. Assine também a nossa newsletter!

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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