Campanha Novembro Azul: 6 ideias para o RH realizar na empresa!

Infelizmente, muitos homens não costumam priorizar sua saúde, tornando a campanha Novembro Azul de extrema importância em todos os lugares, inclusive nas empresas. 

Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos pode promover a conscientização e a prevenção do câncer de próstata entre os colaboradores. Isso não apenas beneficia a saúde dos funcionários, mas mantém o engajamento na empresa.

Nós da Allya mostraremos a importância do Novembro Azul no ambiente corporativo e compartilharemos iniciativas criativas para promover neste mês e em todo o resto do ano. Continue a leitura para saber mais!

O que é Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem na Austrália em 2003, e foi criado para conscientização, prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a próstata. 

No Brasil, o principal objetivo dessa campanha é educar os homens, especialmente aqueles que são mais resistentes ao exame preventivo, sobre os riscos associados ao câncer de próstata. 

A ideia é incentivar as consultas e check-ups médicos para diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento, contribuindo para uma vida mais saudável.

No Brasil, foi estimado, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, durante o período de 2020 a 2022. 

Prevenção do câncer de próstata

A prevenção do câncer de próstata é fundamental! A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com histórico familiar da doença façam exames a partir dos 45 anos. 

Para aqueles sem histórico, o ideal é começar os exames aos 50 anos. Homens negros têm maior risco e devem procurar um urologista por volta dos 40 anos.

Além disso, adotar um estilo de vida saudável, é essencial para a prevenção, o que inclui:

  • manter um peso adequado;
  • praticar atividade física;
  • não fumar;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • adotar uma dieta de alimentação saudável.

Essas medidas podem ajudar na prevenção não apenas do câncer de próstata, além de outras doenças crônicas não transmissíveis.

👉 Como incentivar hábitos saudáveis nos colaboradores? Saiba aqui!

A importância do Novembro Azul nas empresas

Sem dúvidas, a campanha Novembro Azul deve ser promovida nas empresas por diversos motivos. Podemos citar alguns deles, abaixo:

Conscientização

A campanha visa conscientizar os colaboradores sobre a saúde dos homens, educando-os sobre exames e tratamentos relacionados às doenças da próstata. Isso ajuda a disseminar o conhecimento sobre uma causa de importância mundial.

Demonstração de preocupação

Ao aderir à campanha do Novembro Azul, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar de seus funcionários. Isso valoriza o trabalho dos colaboradores e os incentiva a se dedicarem mais à organização.

Fortalecimento da cultura organizacional 

Participar de campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, contribui para fortalecer a cultura da empresa. Isso ajuda a construir princípios que definem a identidade da organização.

Promoção do bem-estar 

Todas as ações mencionadas acima impactam positivamente no ambiente de trabalho. Colaboradores satisfeitos e felizes tendem a ser mais produtivos e engajados, contribuindo para um clima organizacional saudável.

Novembro Azul Allya

6 ideias de ação para a campanha Novembro Azul

Promover a campanha Novembro Azul na empresa é uma iniciativa que o RH pode fazer para conscientizar os colaboradores sobre a saúde masculina. Confira algumas dicas para implementar na sua empresa:

1. Compartilhar informações

O RH pode compartilhar informações sobre o câncer de próstata com os funcionários usando várias ferramentas, como e-mails, intranet e redes sociais. 

Essas informações podem abordar detalhes sobre a doença, seus sintomas, os fatores que aumentam o risco e por que a prevenção é tão importante. 

Isso ajuda a educar e conscientizar os colaboradores sobre o assunto, incentivando todos a cuidar da própria saúde e buscar formas de prevenir a doença.

👉 Aprenda como oferecer os melhores conteúdos sobre bem-estar aos colaboradores!

2. Tenha parcerias com laboratórios médicos

É possível estabelecer parcerias com laboratórios médicos para oferecer descontos em testes, especialmente o teste de PSA, do inglês Prostate-Specific Antigens, e em português Antígeno Prostático Específico. 

Uma maneira de realizar essa parceria é oferecendo a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que disponibiliza descontos para os funcionários realizarem exames em diversos laboratórios parceiros.

Além disso, o RH pode oferecer um dia de folga para incentivar os colaboradores a fazerem consultas médicas e realizarem os exames de diagnóstico de câncer de próstata. 

3. Promover palestras com especialistas

Uma ótima ideia é convidar um profissional de saúde para dar uma palestra sobre câncer de próstata para os colaboradores. 

É uma excelente estratégia buscar algum urologista que tenha experiência em realizar apresentações em empresas. Esses profissionais podem abordar temas cruciais, como:

  • métodos de detecção do câncer de próstata;
  • processo de diagnóstico da doença;
  • diferentes opções de tratamento disponíveis;
  • apresentação de dados estatísticos que reforçam a importância da prevenção.

Atualmente, a desinformação é um desafio em diversos setores, incluindo a saúde. Somente um especialista pode acabar com os mitos e equívocos em torno do câncer de próstata. 

4. Incentivar estilos de vida saudáveis

Como mencionamos nesse texto, uma das formas de prevenir o câncer de próstata é adotar uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. 

Portanto, promover iniciativas e compartilhar dicas de hábitos saudáveis por meio de newsletters pode ser extremamente eficaz.

Além disso, ao oferecer a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, os profissionais podem usar os descontos em academias, que estão espalhadas pelo Brasil todo. 

Essas ações visam beneficiar a saúde de todos os trabalhadores e enfatizar a importância de práticas saudáveis para promover o bem-estar e a qualidade de vida.

5. Distribuía camisetas e acessórios

Algumas empresas optam por distribuir camisetas e acessórios relacionados à campanha do Novembro Azul. 

Uma dica de acessório é o chapéu, um acessório simbólico que demonstra respeito pelo impacto na autoestima dos homens que, devido ao tratamento do câncer, podem enfrentar a queda de cabelo.

Esses gestos simbólicos vão além da aparência e desencadeiam discussões essenciais sobre a saúde masculina. 

6. Cuidar da saúde mental 

Além de cuidar da saúde física dos colaboradores, os homens também podem enfrentar outros desafios de saúde mental, como a depressão, a ansiedade e o estresse, principalmente daqueles que recebem o diagnóstico da doença.

O ideal é oferecer descontos em terapia online aos funcionários, tornando a terapia mais acessível e incentivar os profissionais a procurar ajuda profissional quando necessário.

Na Allya, também é possível encontrar descontos em sessões de terapia online para todos os colaboradores cuidarem da saúde mental não só no período de campanha Novembro Azul.

RH, o que achou das nossas ideias para a campanha do Novembro Azul na sua empresa? Conte com o apoio da Allya! Faça a inscrição na nossa newsletter para ler mais outros conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *