Infelizmente, muitos homens não costumam priorizar sua saúde, tornando a campanha Novembro Azul de extrema importância em todos os lugares, inclusive nas empresas.
Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos pode promover a conscientização e a prevenção do câncer de próstata entre os colaboradores. Isso não apenas beneficia a saúde dos funcionários, mas mantém o engajamento na empresa.
Nós da Allya mostraremos a importância do Novembro Azul no ambiente corporativo e compartilharemos iniciativas criativas para promover neste mês e em todo o resto do ano. Continue a leitura para saber mais!
O que é Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve origem na Austrália em 2003, e foi criado para conscientização, prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a próstata.
No Brasil, o principal objetivo dessa campanha é educar os homens, especialmente aqueles que são mais resistentes ao exame preventivo, sobre os riscos associados ao câncer de próstata.
A ideia é incentivar as consultas e check-ups médicos para diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento, contribuindo para uma vida mais saudável.
No Brasil, foi estimado, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, durante o período de 2020 a 2022.
Prevenção do câncer de próstata
A prevenção do câncer de próstata é fundamental! A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com histórico familiar da doença façam exames a partir dos 45 anos.
Para aqueles sem histórico, o ideal é começar os exames aos 50 anos. Homens negros têm maior risco e devem procurar um urologista por volta dos 40 anos.
Além disso, adotar um estilo de vida saudável, é essencial para a prevenção, o que inclui:
- manter um peso adequado;
- praticar atividade física;
- não fumar;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- adotar uma dieta de alimentação saudável.
Essas medidas podem ajudar na prevenção não apenas do câncer de próstata, além de outras doenças crônicas não transmissíveis.
👉 Como incentivar hábitos saudáveis nos colaboradores? Saiba aqui!
A importância do Novembro Azul nas empresas
Sem dúvidas, a campanha Novembro Azul deve ser promovida nas empresas por diversos motivos. Podemos citar alguns deles, abaixo:
Conscientização
A campanha visa conscientizar os colaboradores sobre a saúde dos homens, educando-os sobre exames e tratamentos relacionados às doenças da próstata. Isso ajuda a disseminar o conhecimento sobre uma causa de importância mundial.
Demonstração de preocupação
Ao aderir à campanha do Novembro Azul, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar de seus funcionários. Isso valoriza o trabalho dos colaboradores e os incentiva a se dedicarem mais à organização.
Fortalecimento da cultura organizacional
Participar de campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, contribui para fortalecer a cultura da empresa. Isso ajuda a construir princípios que definem a identidade da organização.
Promoção do bem-estar
Todas as ações mencionadas acima impactam positivamente no ambiente de trabalho. Colaboradores satisfeitos e felizes tendem a ser mais produtivos e engajados, contribuindo para um clima organizacional saudável.
6 ideias de ação para a campanha Novembro Azul
Promover a campanha Novembro Azul na empresa é uma iniciativa que o RH pode fazer para conscientizar os colaboradores sobre a saúde masculina. Confira algumas dicas para implementar na sua empresa:
1. Compartilhar informações
O RH pode compartilhar informações sobre o câncer de próstata com os funcionários usando várias ferramentas, como e-mails, intranet e redes sociais.
Essas informações podem abordar detalhes sobre a doença, seus sintomas, os fatores que aumentam o risco e por que a prevenção é tão importante.
Isso ajuda a educar e conscientizar os colaboradores sobre o assunto, incentivando todos a cuidar da própria saúde e buscar formas de prevenir a doença.
👉 Aprenda como oferecer os melhores conteúdos sobre bem-estar aos colaboradores!
2. Tenha parcerias com laboratórios médicos
É possível estabelecer parcerias com laboratórios médicos para oferecer descontos em testes, especialmente o teste de PSA, do inglês Prostate-Specific Antigens, e em português Antígeno Prostático Específico.
Uma maneira de realizar essa parceria é oferecendo a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que disponibiliza descontos para os funcionários realizarem exames em diversos laboratórios parceiros.
Além disso, o RH pode oferecer um dia de folga para incentivar os colaboradores a fazerem consultas médicas e realizarem os exames de diagnóstico de câncer de próstata.
3. Promover palestras com especialistas
Uma ótima ideia é convidar um profissional de saúde para dar uma palestra sobre câncer de próstata para os colaboradores.
É uma excelente estratégia buscar algum urologista que tenha experiência em realizar apresentações em empresas. Esses profissionais podem abordar temas cruciais, como:
- métodos de detecção do câncer de próstata;
- processo de diagnóstico da doença;
- diferentes opções de tratamento disponíveis;
- apresentação de dados estatísticos que reforçam a importância da prevenção.
Atualmente, a desinformação é um desafio em diversos setores, incluindo a saúde. Somente um especialista pode acabar com os mitos e equívocos em torno do câncer de próstata.
4. Incentivar estilos de vida saudáveis
Como mencionamos nesse texto, uma das formas de prevenir o câncer de próstata é adotar uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas.
Portanto, promover iniciativas e compartilhar dicas de hábitos saudáveis por meio de newsletters pode ser extremamente eficaz.
Além disso, ao oferecer a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, os profissionais podem usar os descontos em academias, que estão espalhadas pelo Brasil todo.
Essas ações visam beneficiar a saúde de todos os trabalhadores e enfatizar a importância de práticas saudáveis para promover o bem-estar e a qualidade de vida.
5. Distribuía camisetas e acessórios
Algumas empresas optam por distribuir camisetas e acessórios relacionados à campanha do Novembro Azul.
Uma dica de acessório é o chapéu, um acessório simbólico que demonstra respeito pelo impacto na autoestima dos homens que, devido ao tratamento do câncer, podem enfrentar a queda de cabelo.
Esses gestos simbólicos vão além da aparência e desencadeiam discussões essenciais sobre a saúde masculina.
6. Cuidar da saúde mental
Além de cuidar da saúde física dos colaboradores, os homens também podem enfrentar outros desafios de saúde mental, como a depressão, a ansiedade e o estresse, principalmente daqueles que recebem o diagnóstico da doença.
O ideal é oferecer descontos em terapia online aos funcionários, tornando a terapia mais acessível e incentivar os profissionais a procurar ajuda profissional quando necessário.
Na Allya, também é possível encontrar descontos em sessões de terapia online para todos os colaboradores cuidarem da saúde mental não só no período de campanha Novembro Azul.
RH, o que achou das nossas ideias para a campanha do Novembro Azul na sua empresa? Conte com o apoio da Allya! Faça a inscrição na nossa newsletter para ler mais outros conteúdos como esse!