Teste de perfil comportamental: saiba como criar e aplicar na empresa!

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta que permite ao RH entender melhor seus colaboradores e possíveis talentos para o time. Ao criar e aplicar esses testes, é possível identificar as características e tendências comportamentais que influenciam o desempenho no trabalho, a colaboração em equipe e a adequação à cultura da empresa.

Pensando nisso, nós da Allya mostraremos as vantagens desse tipo de teste e como aplicá-lo. Confira abaixo!

O que é o teste de perfil comportamental?

De forma sucinta, o teste de perfil comportamental é um instrumento de avaliação que busca identificar as competências e características dos colaboradores, agrupando-os em diferentes tipos de perfis. 

Estes testes funcionam por meio de questionários que avaliam certos aspectos, como habilidades interpessoais, estilo de liderança, preferências de trabalho em equipe e reações a diferentes situações.

Posteriormente, as respostas obtidas são analisadas a partir de modelos psicológicos e teorias comportamentais, que permitem a categorização dos colaboradores em perfis específicos.

Ao aplicar esses testes com eficácia, o RH pode obter insights valiosos sobre a composição de suas equipes, identificar áreas de desenvolvimento e promover uma cultura empresarial mais inclusiva e produtiva. 

💡 Entenda o que é a psicologia organizacional e para que serve!

Quais são os perfis comportamentais?

O teste comportamental ajuda o RH a categorizar e entender o comportamento de seus colaboradores. Dessa forma, o teste ajuda na identificação dos seguintes perfis comportamentais:

  • Comunicador: perfil formado por pessoas carismáticas e motivadoras, que se destacam em cargos que envolvem mentoria e ensino;
  • Executor: indivíduos autoconfiantes, competitivos, proativos e motivados pelo desafio, sendo muito eficazes em cargos de liderança;
  • Planejador: pessoas que têm preferência por ambientes controlados e estáveis, sempre buscando soluções que beneficiem a equipe e o negócio;
  • Analista: perfil que busca a excelência em suas atividades e tem uma inclinação natural para estudar e aprender coisas novas.

Compreender esses diferentes perfis comportamentais dentro de uma equipe é fundamental para promover uma cultura de colaboração e produtividade, explorando as habilidades de cada indivíduo e compensando suas limitações. 

Vantagens dos testes comportamentais

Em geral, aplicar um teste de perfil comportamental é fundamental para alinhar as competências dos colaboradores às necessidades da empresa. Além disso, existem inúmeras vantagens em entender seus colaboradores, como:

Conhecer as preferências dos profissionais

Quando uma organização entende o perfil comportamental de sua equipe, ela pode tomar decisões mais objetivas que agradem a todos, como a escolha de benefícios corporativos alinhados aos interesses e necessidades dos colaboradores.

Por exemplo, se a sua equipe valoriza o acesso a descontos diferenciados, a empresa pode contar com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece descontos em produtos e serviços de saúde, educação, lazer, entre outros, gerando economia para os colaboradores.

perfil do profissional Allya

Identificar novos talentos

A aplicação do teste de perfil comportamental é uma estratégia eficaz para identificar e reter talentos dentro de uma organização.

Antes de promover ou realocar um colaborador, uma análise detalhada de seu perfil profissional pode revelar competências essenciais para determinados cargos.

Ao avaliar sua motivação, satisfação e habilidades, o RH pode identificar os pontos a serem aprimorados e desenvolver treinamentos específicos para preparar o colaborador para novos desafios.

Da mesma forma, ao alocar um funcionário, o teste comportamental orienta a decisão para que seus pontos fortes sejam aproveitados ao máximo, permitindo que ele se torne um profissional de alto desempenho.

Oferecer uma orientação profissional

Sabia que, atualmente, cerca de 27% dos jovens enfrentam incertezas quanto ao futuro profissional? Esse dado foi revelado por uma pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi, que mostra que os jovens escolhem uma carreira sem conhecer a profissão.

Nesse cenário, o teste de perfil comportamental pode ser uma bússola nesse processo de escolha, revelando inclinações e competências que ajudam a esclarecer dúvidas e direcionar os jovens para áreas que mais se alinham com seus interesses e habilidades.

👉 Descubra como atrair e reter talentos da Geração z!

Como aplicar um teste comportamental?

Em primeiro plano, para aplicar um teste de perfil comportamental, o RH deve entender seu objetivo com o teste.

Ele será aplicado para compreender o perfil de um colaborador e desenvolver seu plano de carreira? Ou será aplicado no processo de recrutamento e seleção de candidatos?

Entender por que e quando o teste será aplicado é fundamental para criar um teste objetivo. Ao ter isso definido, você pode seguir o passo a passo abaixo para criar e aplicar o teste.

1. Escolha do tipo de teste

Existem vários tipos de testes de perfil comportamental que você pode utilizar na empresa. Os mais populares e reconhecidos são:

  • Teste DISC: avalia 4 estilos de comportamento, sendo útil para autoconhecimento e desenvolvimento de equipe.
  • Profiler: foco em 12 perfis profissionais, auxilia na escolha de carreira e desenvolvimento profissional.
  • Teste de perfil STAR: avalia habilidades através de exemplos específicos; geralmente é usado em processos seletivos e treinamentos.
  • Teste Big Five: mede 5 fatores de personalidade, ideal para autoconhecimento e orientação profissional.
  • Nível de Grit: avalia a perseverança e paixão por objetivos, essa ferramenta é recomendada para desenvolvimento de resiliência e foco.

A escolha certa do teste de perfil comportamental é decisiva para alcançar os objetivos organizacionais, seja na seleção de talentos ou no desenvolvimento de equipes alinhados à cultura organizacional da empresa.

2. Planejamento e aplicação do teste

Para aplicar o teste de perfil comportamental, é essencial compreender como ele funciona e garantir que seja adequado para o objetivo da sua organização. 

Além disso, também é importante que os participantes compreendam a intenção da avaliação e estejam à vontade para participar.

Por isso o RH deve oferecer orientações precisas e minuciosas, ressaltando a privacidade das informações fornecidas e a relevância de responder com sinceridade.

Por fim, se certifique de que o ambiente de aplicação do teste seja um lugar tranquilo e livre de distrações, para os participantes poderem se concentrar adequadamente.

👉 Descubra como fazer uma pesquisa sobre bem-estar dos funcionários!

3. Análise dos resultados

Após a aplicação do teste de perfil comportamental, os resultados devem ser analisados com atenção. Aqui, se o teste for padronizado, utilize os materiais de interpretação fornecidos pelo criador do teste. 

No momento da análise, o RH pode identificar os pontos fortes e as áreas de desenvolvimento de certos perfis, além de considerar como essas características podem influenciar o desempenho no trabalho. 

Lembre-se de que os testes comportamentais fornecem insights valiosos, mas não são determinantes absolutos do comportamento e devem ser usados em conjunto com outras informações e observações.

Gostou de saber como funciona um teste de perfil comportamental? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais dicas como essa sobre o universo de Recursos Humanos, bem-estar e benefícios corporativos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *