Como o RH pode cuidar da higiene mental dos colaboradores? Saiba aqui!

Manter hábitos como tomar banho, escovar os dentes e pentear os cabelos fazem parte da nossa rotina diária de cuidados, mantendo a saúde do corpo em dia. No entanto, há uma área muitas vezes esquecida: a higiene mental

Nós da Allya explicaremos como esse cuidado, que envolve atividades e estratégias que limpam e preservam a saúde mental, é algo tão essencial para o nosso bem-estar no ambiente corporativo. Confira!

O que é higiene mental?

A higiene mental é a prática de cuidar da saúde psicológica para manter o equilíbrio emocional. Essa abordagem começou a ser estudada pelo psiquiatra Clifford Whittingham Beers, em 1909.

Ela inclui hábitos que visam prevenir comportamentos negativos, proporcionar estabilidade emocional e melhorar a qualidade de vida.

Afinal, uma boa saúde mental nos permite aprender, interagir, enfrentar desafios e dar o nosso melhor na vida pessoal e profissional.

Importância da higiene mental no trabalho

A higiene mental é importante no ambiente de trabalho para garantir o bem-estar dos colaboradores e impulsionar a produtividade nas empresas. 

A depressão é um transtorno mental comum que afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente, independentemente da idade, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que significa enormes perdas econômicas a cada ano.

Esse transtorno impacta drasticamente as empresas, mas, principalmente, a vida pessoal dos trabalhadores, incluindo aspectos como:

  • sono;
  • estudo;
  • alimentação;
  • capacidade de aproveitar a vida. 

Por isso, além de manter uma higiene mental saudável no ambiente profissional, é preciso tomar diversos cuidados, como manter uma dieta equilibrada, praticar esportes e planejar o futuro financeiramente.

A negligência dessa área pode levar a problemas menos evidentes, como a Síndrome de Burnout, que se caracteriza pelo esgotamento extremo e tensão emocional causados pelo excesso de trabalho.

👉 Estresse e Burnout: entenda melhor qual a diferença!

melhorar o bem-estar Allya

Como cuidar da higiene mental dos colaboradores?

O setor de Recursos Humanos pode ajudar a promover a higiene mental dos colaboradores por meio de algumas ações estratégicas. Veja quais são:

1. Conscientização sobre saúde mental

O RH pode organizar campanhas educativas para abordar temas como estresse, ansiedade, depressão e esgotamento. Isso pode ser feito por meio de:

  • palestras;
  • cursos;
  • workshops
  • materiais informativos.

2. Apoio emocional e psicológico

Oferecer programas de suporte emocional, como terapia, aconselhamento e coaching, ajuda os colaboradores a lidar com desafios pessoais e profissionais, melhorando sua saúde mental e produtividade.

A Allya, plataforma de bem-estar financeiro, entrega milhares de descontos em diversos produtos e serviços que ajudam a promover o bem-estar mental, físico e financeiro aos funcionários. Com esse benefício, os trabalhadores podem realizar terapia online ou terapia holística, por exemplo. 

3. Ambiente de trabalho saudável

A promoção de um ambiente saudável com flexibilidade e autonomia por meio de políticas como trabalho remoto ou híbrido, horários flexíveis e outros benefícios é uma iniciativa do RH para garantir o bem-estar dos colaboradores.

4. Cultura de bem-estar 

Incentivar a cultura do bem-estar na empresa, promovendo ações de saúde física e mental por meio de campanhas de saúde, atividades no local de trabalho e programas diversos ajudam a manter um ambiente mais saudável para todos.

A sua empresa se preocupa com a higiene mental dos colaboradores? Então, adote as melhores estratégias para construir um bom clima organizacional.

Conte com ajuda da Allya para promover o bem-estar mental, físico e financeiro. Assine a nossa newsletterse você quer estar por dentro das tendências e dicas de RH!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *