RH, já ouviu falar sobre pirâmide de Maslow? Neste artigo, nós da Allya contaremos como essa teoria pode ser aplicada na vida dos seus funcionários, a fim de suprir todas as necessidades desses profissionais e realizar tanto metas pessoais, quanto profissionais.
Abaixo, entenda como esse conceito pode ser aplicado na vida financeira dos trabalhadores para atender todas as necessidades e diferentes níveis de satisfação. Confira!
O que é pirâmide de Maslow?
A teoria sobre a pirâmide de Maslow foi criada pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, por isso recebeu esse nome.
De acordo com esse psicólogo, o ser humano possui uma escala ascendente de necessidades e desafios para atingir seus objetivos, e esse trajeto possui um formato de pirâmide.
Nesse sentido, esse conceito é representado por um desenho de uma pirâmide, seguindo uma progressão dos níveis, da base até o topo. Veja:
- Nível 5 (topo): necessidades relacionadas à realização pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, resolução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos).
- Nível 4 (quarta camada): necessidades relacionadas à estima (autoestima, confiança e conquista).
- Nível 3 (terceira camada): necessidades relacionadas ao afeto (amizade, família, intimidade sexual).
- Nível 2 (segunda camada): necessidades relacionadas à segurança (segurança do corpo, emprego, recursos de moralidade, família, saúde, propriedade).
- Nível 1 (base): necessidades fisiológicas (respirar, comer, descansar, beber, dormir, sexo).
Como a teoria de Maslow pode melhorar as finanças dos colaboradores?
O conceito da pirâmide de Maslow pode ser aplicado em diversos segmentos, como: Recursos Humanos, Marketing e até Finanças.. Por isso, saiba como o RH pode ensinar os funcionários a aplicarem esse conceito na vida financeira. Saiba como a seguir:
1. Incentivar os trabalhadores a planejarem um orçamento
O primeiro passo para conseguir alcançar o equilíbrio financeiro é iniciar a partir da base da pirâmide, ou seja, começar das necessidades básicas (respirar, comer, descansar, beber e outras).
Para isso, incentive os funcionários a planejarem um orçamento familiar mensal para contemplarem todos esses itens básicos fundamentais para a sobrevivência do ser humano.
2. Motivar os profissionais a guardarem dinheiro
Após a criação de um orçamento mensal familiar, o segundo passo é começar a guardar dinheiro.
Motive os trabalhadores a criarem desafios para começarem a juntar dinheiro. O conceito da pirâmide de Maslow pode ser aplicado nesta etapa, basta o profissional trabalhar o topo da pirâmide como uma meta a ser alcançada.
Esse objetivo a ser alcançado pode ser uma realização pessoal e, para atingi-lo, o colaborador precisará trilhar todas as etapas, subindo a pirâmide.
3. Estimular os colaboradores a incluírem seus familiares nas finanças
Por último, para os profissionais não desanimarem no meio do caminho, estimule-os a fazerem um convite às boas práticas sobre o dinheiro com a família.
A família pode ser um casal, pais e filhos, mães e filhos, entre outros modelos familiares. O ideal é estimular as pessoas que vivem na mesma moradia a mudarem seus hábitos financeiros, a fim de alcançar o topo da pirâmide de Maslow.
Gostou de saber como incentivar seus colaboradores com o conceito da pirâmide de Maslow? Aproveite para indicar a Allya na sua empresa, uma plataforma completa de bem-estar financeiro. Assine também a nossa newsletter!