Há algum tempo, as empresas perceberam que não é apenas um salário atraente que faz da corporação um ótimo lugar para trabalhar.
Os funcionários desejam boas remunerações, mas é preciso ir além para manter os talentos, aumentar a produtividade, elevar o nível de satisfação e deixar o trabalhador feliz. Saiba o que pode ser feito a seguir!
O que torna uma empresa um excelente lugar para trabalhar?
Sem dúvida, essa é a pergunta que muitos colaboradores fazem diariamente: o que é, de fato, um excelente lugar para trabalhar?
Podemos dizer que cada profissional pode ter um conceito de felicidade no trabalho diferente, mas existem alguns fatores que são universais.
Em um mundo empresarial em constante evolução, o que faz uma empresa se destacar e se tornar um excelente lugar para trabalhar vai além dos aspectos tradicionais.
Enquanto salários competitivos e benefícios ainda desempenham um papel importante, a excelência no ambiente de trabalho ainda engloba uma série de fatores que promovem uma cultura positiva, crescimento pessoal e profissional, e bem-estar geral.
A confiança no líder, orgulho do trabalho, afinidade com os colegas e receber feedbacks, por exemplo, ajudam a tornar um lugar agradável para trabalhar.
Existe até mesmo um selo, chamado Great Place To Work, que verifica se a empresa possui os requisitos de um ótimo lugar para trabalhar.
Como transformar a sua empresa em um excelente lugar para trabalhar?
Se você é do RH e está buscando ações e estratégias para tornar o ambiente de trabalho um grande lugar para se trabalhar, então siga os seguintes pontos:
1. Ofereça remuneração justa
Um dos significados da palavra ‘trabalho’ no dicionário Priberam é: atividade profissional regular e remunerada.
Portanto, se uma empresa quiser ser bem vista pelos profissionais do mercado, então precisa oferecer uma remuneração justa e compatível com as funções a serem exercidas.
2. Tenha um ambiente agradável
Um ambiente de trabalho agradável é aquele que garante a saúde, o bem-estar e a satisfação dos seus colaboradores.
Além disso, mesmo aqueles profissionais trabalhando em casa precisam de todos os recursos e ferramentas tecnológicas para garantirem a execução dos seus trabalhos.
Assim, o cuidado com a saúde física e mental desses trabalhadores em home office ou sistema híbrido também precisa ser priorizada.
3. Ofereça benefícios democráticos
Na hora de contratar benefícios corporativos, leve em consideração todas as necessidades individuais e coletivas.
Já explicamos aqui no blog sobre como os benefícios certos atendem as necessidades do ser humano, de acordo com a pirâmide de Maslow.
A nossa dica é o benefício de desconto da Allya, que ajuda os colaboradores economizarem em todos os tipos de gastos, desde a mensalidade da academia até na terapia online.
4. Cuide do bem-estar dos funcionários
Para sua empresa se tornar um ótimo lugar para trabalhar, é preciso cuidar de todos os tipos de bem-estar: físico, mental, financeiro e social.
Por isso, estimule a prática de exercícios físicos, incentive o autoconhecimento na terapia, a mudança de hábitos para economizar dinheiro e crie eventos para os colaboradores se socializarem.
Cuidar do bem-estar do profissional dentro e fora da empresa se tornou um item obrigatório na lista de prioridades do RH.
5. Tenha boas políticas e práticas de gestão de pessoas
Ter boas políticas e práticas de gestão de pessoas é uma ótima forma de tornar um ambiente agradável para trabalhar.
Essas práticas incluem:
- planejamento;
- recrutamento;
- onboarding;
- remuneração;
- benefícios;
- avaliação de desempenho;
- treinamento;
- desenvolvimento de competências;
- oportunidade de carreira;
- processo de desligamento;
- entre outras.
6. Coloque as pessoas em primeiro lugar
Empresas são criadas e mantidas por pessoas, por isso precisam ser colocadas em primeiro lugar dentro da instituição.
Isso porque os funcionários conseguem identificar quando são colocados no centro do negócio e quando suas solicitações são atendidas.
Então, comece a ouvir mais seus colaboradores e atender as necessidades para que todos possam viver bem no dia a dia.
7. Crie uma cultura da empresa
Para criar uma cultura forte dentro da empresa, primeiro é preciso definir a missão, a visão e os valores da instituição.
Além disso, é preciso desenvolver as lideranças para elas serem motivacionais e ajudarem no crescimento profissional dos funcionários.
Estabelecer regras, criar uma identidade e ter rituais também são formas de fortalecer a cultura.
8. Mantenha a motivação dos profissionais
O RH pode realizar diversas ações para deixar seus colaboradores sempre motivados e estimulados.
Uma das formas de motivar os profissionais é a criação de metas realistas e alcançáveis, que ajudam na busca por novos desafios e evitam frustrações no caminho.
9. Tenha uma comunicação clara
Ter uma comunicação interna clara ajuda a promover um ótimo lugar para trabalhar, além de fazer o negócio funcionar corretamente.
Afinal, as interferências e falhas na comunicação podem causar grandes problemas nas demandas de trabalho e nas relações profissionais.
Sendo assim, estimule a comunicação clara e respeitosa entre todos os níveis e cargos ocupados.
10. Ofereça flexibilidade
A flexibilidade está em alta no mundo corporativo, já que os profissionais querem manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Procure criar um bom lugar para trabalhar que valorize a flexibilidade, seja na carga horária de trabalho, no home office, com o sistema híbrido ou nas entregas das demandas.
Afinal, foi-se o tempo que os funcionários ficavam até horas da noite para realizarem seus trabalhos. Esse tipo de comportamento não vale a pena nem para a empresa, nem para o colaborador.
11. Apoie a diversidade
Existem diversas formas de apoiar a diversidade na empresa. O primeiro passo é fazer um diagnóstico claro do quadro de funcionários e entender como ele é composto.
Feito isso, procure abrir vagas inclusivas para tornar o ambiente mais diverso, formado por pessoas negras, LGBTQIA + e pessoas com Deficiência- PcD, por exemplo.
Aproveite a comunicação interna para quebrar os preconceitos existentes dentro da empresa e promova conteúdos sobre diversidade entre os colaboradores.
12. Faça o reconhecimento necessário
Qualquer profissional que realiza um trabalho bem feito e entrega resultados para a empresa deseja ter o reconhecimento.
Por isso, estimule o reconhecimento dos líderes e entre os colegas de trabalho. Já existem ferramentas e redes sociais corporativas para estimular o elogio entre os profissionais.
Os reconhecimentos feitos em público e durante as reuniões também são bem-vindos e ajudam a criar um ótimo lugar para trabalhar.
Ei, RH! Coloque nossas dicas em prática para criar um excelente lugar para trabalhar! Se cadastre na nossa newsletter para receber mais conteúdos semelhantes!