7 maneiras de ajudar os colaboradores com a alta da inflação

Atualmente, o Brasil ocupa o 15º lugar do ranking da Austin Rating sobre as maiores inflações do G20, mais a Zona do Euro e Espanha. Sete países do G20 têm inflação menor que a do Brasil.

Sem dúvidas, esse índice afeta a vida de milhares de brasileiros, a saúde financeira das empresas e o bem-estar dos colaboradores. Por isso, nós da Allya mostraremos o porquê que o setor de RH precisa ficar atento com esse assunto e o que pode ser feito para ajudar os funcionários a sentirem menos os efeitos da inflação. Logo abaixo!

O que é inflação?

A inflação, resumidamente, é o índice que mostra o aumento contínuo e generalizado dos preços da economia. Nesse sentido, podemos entender que a inflação é a redução do poder aquisitivo da moeda.

No Brasil, esse índice é medido por meio de indicadores de tendências, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) e INPC (o Índice Nacional de Preços ao Consumidor), entre outros índices.

Como a inflação impacta as finanças dos colaboradores?

De fato, a alta da inflação impacta a maioria das famílias brasileiras que precisa lutar diariamente com o aumento dos preços, principalmente das necessidades básicas diárias como alimentação, moradia e transporte.

Com as mudanças dos preços de maneira constante, os consumidores precisam gastar mais tempo procurando preços mais baixos. 

inflação Allya

Por que é importante ajudar os trabalhadores com a inflação?

Além de cuidar do bem-estar financeiro dos funcionários, existem outras razões importantes pelas quais as empresas devem ajudar seus empregados em relação à inflação. São elas:

  • ansiedade no horário de trabalho de profissionais que se preocupam com suas finanças;
  • perda de produtividade;
  • diminuição do engajamento;
  • impactos na saúde mental dos trabalhadores;
  • saída de funcionários em busca de salários e benefícios mais atraentes;
  • aumento do turnover;
  • aumento dos gastos ao recrutar e treinar novos colaboradores.

Como ajudar os funcionários no momento de inflação?

O que o setor de RH pode fazer para ajudar seus funcionários a lidarem melhor com a inflação e se sentirem mais seguros sobre suas finanças? Veja a seguir:

  1. Oferecer bônus especiais por meio de um plano de desempenho;
  2. Permitir trabalho remoto para eliminar custos de transportes e alimentação fora de casa;
  3. Ajudar a criar um fundo de reserva de emergência por meio de desconto na folha de pagamento;
  4. Fornecer benefícios de bem-estar financeiro que promovam a educação para os profissionais ganharem habilidades para gerenciar suas próprias finanças, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya;
  5. Conceder licença extra remunerada ou horários de trabalho flexíveis para funcionários que cuidam de pais idosos ou que têm filhos pequenos. Isso porque eles tendem a enfrentar maior estresse financeiro e possuem mais dificuldades;
  6. Oferecer um benefício corporativo de descontos para ajudar o colaborador a encontrar cupons com preços mais baixos. Aliás, a Allya possui milhares de descontos em todos os tipos de compras;
  7. Apresentar os benefícios e mostrar como os trabalhadores podem aproveitar ao máximo os incentivos em apresentações, vídeos ou mensagens por e-mail.

Ajude seus colaboradores neste momento da alta da inflação. Conte com a Allya nessa missão! Assine também a nossa newsletter para receber mensalmente outras dicas sobre bem-estar financeiro!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *