Exaustão no trabalho: veja os motivos que levam o colaborador ao esgotamento

A exaustão no trabalho é uma preocupação em ascensão, resultado da influência de diversos elementos que impactam os colaboradores em variados setores profissionais.

Conforme um estudo brasileiro, os principais motivos, são: pressão exercida no ambiente de trabalho, a falta de tempo para conciliar a vida pessoal e profissional, as preocupações constantes e a competição mal gerida da equipe.

Neste conteúdo, a Allya decidiu explorar melhor o assunto, trazendo alternativas para driblar esse problema. Confira!

3 motivos que geram exaustão no trabalho

A exaustão no trabalho pode se manifestar de várias formas, incluindo a fadiga constante, dificuldades de concentração, irritabilidade, distúrbios do sono e até mesmo problemas de saúde física, como dores musculares e cardiovasculares.

Contudo, mais do que identificar os sintomas, é essencial compreender as principais causas para evitar que o problema aconteça no ambiente corporativo. Isso vale para o RH e para o colaborador — uma vez que a exaustão pode afetar o convívio da equipe e o relacionamento com a liderança. Veja os principais motivos:

1. Mudanças no ambiente de trabalho

Para os psicólogos, uma das grandes causas da exaustão profissional hoje em dia envolve as mudanças no ambiente de trabalho. 

A instabilidade econômica e as preocupações financeiras, por exemplo, criam um ambiente mais estressante. Com isso, os funcionários sentem a necessidade de se esforçar mais para garantir sua posição e segurança financeira. Consequentemente, desenvolvem problemas como o estresse e a exaustão.

Além disso, dados da pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), revelam que 72% dos brasileiros estão estressados no trabalho. Além disso, 32% deles sofrem da Síndrome de Burnout, um esgotamento profissional que pode levar a problemas de saúde mental mais graves.

👉 Entenda melhor a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho!

2. Competição entre os membros da equipe

Durante a análise do estudo, é possível identificar que a competição entre os membros da equipe pode ser um fator determinante para a exaustão no trabalho. 

Nesse sentido, a pressão pelo cumprimento de prazos apertados ou alcançar metas desafiadoras e manter índices elevados de produtividade pode resultar na sobrecarga constante.

Competir com outros colegas pode levar a uma diminuição no desempenho no trabalho e na satisfação profissional, criando um ciclo negativo que afeta tanto ele próprio quanto a organização.

3. Falta de tempo para conciliar vida pessoal e profissional

Por fim, a terceira causa envolve o momento de lazer. O equilíbrio da vida pessoal e profissional é um dos fatores que pesa na saúde mental das pessoas.

Isso acontece porque o acesso à tecnologia faz com que e-mails, mensagens e chamadas constantes fora do expediente normal dificultem a desconexão do ambiente de trabalho. Em outras palavras, a exaustão no trabalho é uma problemática que se estende a outros domínios da vida pessoal.

Dessa forma, além da falta de tempo, problemas pessoais, como questões de saúde, problemas familiares ou financeiros, podem se sobrepor aos desafios profissionais, aumentando a carga emocional e física das pessoas. 

👉 Entenda melhor os funcionários que buscam equilíbrio entre vida profissional e pessoal!

cansaço mental Allya

Os setores que mais geram exaustão no trabalho no Brasil

Agora que você já conhece os motivos que levam à exaustão no trabalho, vale saber também as áreas que mais geram fadiga no Brasil. 

Após uma pesquisa intensa entre colaboradores das mais variadas empresas e segmentos, o estudo ressaltou que a média de saúde emocional dos trabalhadores brasileiros é de 65,4 pontos. Um número abaixo do que é considerado ideal pela pesquisa, onde a média nacional deveria ultrapassar os 78 pontos. 

Já referente às áreas que mais possuem os maiores profissionais exaustos, o documento ressalta que o setor da saúde lidera o ranking. Logo em seguida, o setor de bens de consumo e varejo.

Alternativas para a exaustão no trabalho

Por fim, não poderíamos terminar esse artigo sem dar alternativas para driblar a exaustão no trabalho. Mesmo com os números de fragilidade emocional altos diante do bem-estar corporativo, as empresas estão focando cada vez mais no assunto.

Um dos exemplos envolve programas voltados à educação, prevenção e tratamento diretamente da saúde mental dos colaboradores. Além disso, a adoção de benefícios diferenciados possibilitam uma qualidade de vida melhor. 

Segundo a Consultoria Robert Half, as tendências para o bem-estar no ambiente de trabalho são a adoção de programas corporativos de saúde mental, assim como o gerenciamento do estresse, a saúde financeira, a flexibilidade e também a telemedicina.

O último levantamento criado pela instituição, inclusive, pontua que as pessoas já estão repensando a ideia de ficar ou entrar em uma empresa por conta dos benefícios corporativos. 

Assim, além de driblar os efeitos nocivos que o esgotamento emocional traz, benefícios corporativos podem se tornar aliados até mesmo no processo de recrutamento e seleção das equipes.

👉 A relação da saúde financeira e o bem-estar mental dos colaboradores!

O que o RH pode fazer?

Após compreender mais profundamente as razões por trás da exaustão no trabalho, torna-se evidente que um cenário laboral em que o foco esteja no bem-estar e na saúde mental será extremamente benéfico.

Um bom exemplo para driblar a exaustão no trabalho é a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece milhares de descontos para os colaboradores das empresas economizarem em diversos produtos e serviços. 

Considerado um benefício democrático, a opção permite que as pessoas desenvolvam educação financeira, reduzindo o estresse com o dinheiro do dia a dia. Além disso, é possível realizar terapia online com consultas a preços mais acessíveis. 

Ao ter acesso ao benefício, o colaborador se torna mais satisfeito e engajado com a empresa, já que consegue economizar e fazer as melhores escolhas financeiras

Quer ficar por dentro de mais iniciativas para o setor de RH? Então se inscreva na nossa newsletter  e receba por e-mail mais informações!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *