Brasil com nota baixa em bem-estar financeiro: impactos na sua empresa

Um estudo do Banco Central, divulgado no final de 2023, mostrou que o Brasil tirou nota baixa no levantamento sobre bem-estar financeiro, ocupando níveis inferiores para os padrões internacionais.

Portanto, isso significa que milhares de brasileiros estão enfrentando dificuldades financeiras, como dívidas, falta de poupança e incertezas sobre o futuro.

No entanto, o que isso tem a ver com sua empresa? Nós da Allya mostraremos o impacto dessa nota na vida dos trabalhadores e nas organizações. Veja como o RH pode ajudar nesse assunto. Abaixo!

Brasil tirou nota baixa em bem-estar financeiro 

O recente levantamento promovido pelo Banco Central desenvolveu o Relatório de Letramento Financeiro, baseado na metodologia da Rede Internacional de Educação Financeira (Infe) da OCDE, em parceria com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Esse resultado indica que o Brasil tirou nota baixa no quesito bem-estar financeiro. Em uma escala de 0 a 100, a nota atribuída ao nosso país foi de 45,7, considerada pelo Banco Central como “relativamente baixa”. 

Entre as razões para essa pontuação estão os percentuais significativos de brasileiros que:

  • afirmam estar apenas “se virando financeiramente” (48,6%);
  • relatam nunca ou raramente ter dinheiro sobrando (44,8%);
  • expressam preocupação de que o dinheiro não vai durar (36%).

Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa realizada com cerca de 2 mil pessoas, com idades entre 16 e 79 anos, durante os meses de março e abril de 2023.

👉 Saiba porque você precisa se preocupar com o bem-estar dos funcionários!

O que é bem-estar financeiro?

O bem-estar financeiro se refere à condição em que uma pessoa consegue: 

  • cumprir suas responsabilidades financeiras de maneira consistente;
  • se sentir seguro(a) em relação ao seu futuro financeiro;
  • fazer escolhas que contribuam para aproveitar a vida

Esse conceito abrange elementos como o controle das finanças diárias, a capacidade de economizar, o gerenciamento de dívidas e investimentos, além de ter conhecimentos e habilidades para tomar decisões financeiras informadas e responsáveis.

Mulher descobrindo como organizar a vida financeira no início de carreira

Bem-estar financeiro nas empresas

As empresas cada vez mais têm se empenhado em promover o bem-estar financeiro dos colaboradores, oferecendo programas e benefícios voltados para a Educação Financeira

Afinal, alcançar esse objetivo requer um planejamento financeiro sólido e a habilidade de tomar decisões financeiras de maneira consciente e equilibrada.

Assim, o setor de Recursos Humanos pode realizar ações para colaborar com esse tipo de bem-estar. 

Como o BEF impacta a empresa e os colaboradores?

O bem-estar financeiro (BEF) impacta tanto a empresa quanto os colaboradores de diversas maneiras. Na empresa:

  • influencia a produtividade;
  • reduz o absenteísmo;
  • contribui para a retenção de talentos. 

Para os colaboradores:

  • está relacionado à satisfação no trabalho;
  • afeta positivamente a saúde física e mental;
  • contribui para uma melhor qualidade de vida.

Como o RH pode agir?

Os RHs das empresas podem ajudar a promover o bem-estar financeiro dos seus colaboradores. Veja como é possível agir por meio de iniciativas simples:

  1. Criação de um programa de Educação Financeira: implementar programas educativos que capacitam os funcionários a gerenciar suas finanças de maneira mais eficaz.
  2. Oferta de benefícios financeiros: disponibilizar benefícios financeiros como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que disponibiliza diversos descontos em diversos tipos de compras e gera economia e mudança de hábitos dos trabalhadores.  
  3. Criação de uma cultura de bem-estar financeiro: estimular a formação de uma cultura organizacional que valorize o bem-estar financeiro, encorajando os profissionais a fazerem escolhas financeiras saudáveis.

O Brasil tirou nota baixa no levantamento sobre bem-estar financeiro, mas os seus colaboradores podem mudar seus hábitos ao economizar em todas as compras com a Allya!

Estamos nessa missão com você, RH! Se inscreva na nossa newsletter para ler mais conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *