Campanha Abril Azul: oportunidade para incluir pessoas autistas na empresa

No dia 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data importante para combater o preconceito. Nesse contexto, surge a campanha Abril Azul, cujo propósito é estimular uma reflexão sobre a exclusão de pessoas com transtorno do espectro autista no ambiente corporativo e explorar formas eficazes de incluí-las. Se você quer saber mais acerca da campanha Abril Azul e como construir um ambiente inclusivo nas empresas, vem com a gente! A seguir, nós da Allya contaremos tudo!

Campanha Abril Azul

O Abril Azul foi estabelecido em reconhecimento ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, sendo uma iniciativa das Nações Unidas, em 2007.

Desde então, essa campanha tem sido divulgada anualmente, visando ampliar a conscientização sobre todos os aspectos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diversos espaços da sociedade, inclusive o ambiente profissional.

A cor azul foi escolhida para simbolizar o autismo porque há mais casos de meninos com autismo do que meninas. Este fenômeno, ainda não foi totalmente compreendido pela ciência.

👉 Transtornos mentais relacionados ao trabalho: saiba como preveni-los!

Abril Azul na empresa

Assim como em outras iniciativas de conscientização, a informação contribui não foi redução do preconceito em torno do autismo, um transtorno que afeta a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo.

As empresas têm um papel importante nessa missão e, sem dúvida, podem promover a diversidade e a inclusão em suas equipes, incentivando os colaboradores a participarem do movimento Abril Azul.

Como as empresas lidam com o autismo?

Apesar de perspectivas otimistas para o futuro, dados do IBGE revelam uma realidade preocupante: no Brasil, 85% das pessoas com transtorno do espectro autista estão excluídas do mercado de trabalho.

Essa estatística sugere que uma das razões principais para essa baixa inclusão pode ser a percepção de imprevisibilidade associada a essas pessoas. 

Muitas vezes, os empregadores enfrentam incertezas quanto aos resultados e comportamentos, no Brasil, 85% das pessoas com transtorno do espectro autista estão excluídas do mercado de trabalho, o que pode influenciar suas decisões de contratação.

Ideias para educar os colaboradores sobre autismo

O Abril Azul é uma ótima oportunidade para educar e conscientizar os funcionários sobre o autismo. Veja algumas ideias:

Promover palestras

Realizar palestras com profissionais da saúde é uma ótima maneira de conscientizar sobre o autismo na empresa. Esses eventos esclarecem dúvidas, combatem preconceitos, promovem a inclusão e capacitam os funcionários a interagir com pessoas autistas. As palestras podem ser presenciais ou virtuais.

Apoiar instituições

Apoiar instituições voltadas ao autismo, seja por meio de arrecadação de fundos, rifas ou vaquinhas, é uma maneira eficaz de participar da campanha do Abril Azul. 

Além disso, divulgar as doações realizadas ajuda a conscientizar os colaboradores sobre o impacto positivo de suas contribuições.

Realizar campanhas nas redes sociais

Utilizar as redes sociais para disseminar informações e engajar a comunidade na campanha do Abril Azul é uma estratégia poderosa. 

Dessa forma, os colaboradores podem compartilhar conteúdos sobre o tema, utilizando hashtags específicas. A empresa pode disponibilizar materiais personalizados para download e compartilhamento online.

Distribuir kit informativo 

Distribuir kits informativos com materiais como flyers, adesivos, camisetas e livros é uma excelente forma de divulgar o Abril Azul na empresa. 

Esses kits podem ser personalizados de acordo com a identidade da organização e entregues tanto presencialmente quanto remotamente.

aprendizagem corporativa Allya

Como incluir pessoas autistas na sua empresa?

Com o intuito de contribuir para essa causa, selecionamos algumas ações para incluir pessoas autistas na sua empresa. São elas:

1. Contratar profissionais autistas

Incluir pessoas com autismo no mercado de trabalho é um passo essencial para promover inclusão e diversidade na empresa. Essa iniciativa não apenas beneficia os indivíduos autistas, mas também traz vantagens significativas às instituições que os contratam.

Indivíduos autistas possuem habilidades e talentos únicos, como concentração, atenção aos detalhes, memória visual e capacidade analítica. Essas habilidades são altamente valorizadas em diversas áreas, como tecnologia, finanças e artes.

É importante ressaltar que a inclusão no mercado de trabalho não deve ser apenas uma ação pontual durante a campanha do Abril Azul, mas sim uma estratégia contínua ao longo do ano. 

2. Treinar a liderança e os colaboradores

Treinar as lideranças adequadamente é fundamental para garantir a integração bem-sucedida de um profissional autista na equipe, assim como todos funcionários da empresa. 

Isso envolve fornecer aos profissionais uma compreensão profunda das características do transtorno e das necessidades específicas da pessoa.

Além disso, é importante que todos estejam atentos às singularidades do autismo do indivíduo, compreendendo suas aptidões, preferência por rotinas e atividades repetitivas.

3. Realizar adaptações no ambiente de trabalho

É importante promover adaptações no ambiente de trabalho para atender às necessidades individuais de funcionários com TEA. Geralmente, essas pessoas preferem ambientes com menos ruído e podem se beneficiar de interações com poucos diálogos.

Para garantir que essas adaptações sejam eficazes, é essencial criar um canal aberto de comunicação com o funcionário autista. 

Com isso, é possível entender suas preferências e necessidades específicas, possibilitando ajustes adequados no ambiente de trabalho para promover seu bem-estar e produtividade.

4. Criar um comitê de diversidade

É fundamental que o setor de Recursos Humanos tenha um enfoque na diversidade ao recrutar e reter talentos, incluindo pessoas com deficiência, como aquelas no espectro autista.

Portanto, os profissionais dessa área precisam compreender melhor as necessidades dos profissionais com autismo e como eles podem contribuir positivamente para o crescimento da empresa.

Ao ter clareza sobre as áreas que podem se beneficiar da contratação de profissionais autistas e ao conduzir processos de recrutamento que visam atrair essas pessoas, o RH está promovendo uma cultura organizacional mais inclusiva e diversificada.

👉 Entenda quais são os 3 pilares da cultura organizacional!

5. Oferecer psicoterapia

Oferecer psicoterapia como um benefício corporativo pode ser uma medida significativa para apoiar profissionais autistas e outros colaboradores que busquem lidar com as diferenças e desafios no ambiente de trabalho.

Ao disponibilizar esse suporte, a empresa garante um acompanhamento profissional especializado, que pode auxiliar os funcionários a enfrentarem inseguranças, superar diferenças e lidar com preconceitos. Isso contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo.

Nesse sentido, a plataforma de bem-estar financeiro da Allya é uma excelente opção. Nosso benefício disponibiliza milhares descontos, um deles em terapia online. Dessa forma, os colaboradores podem ter fácil acesso a esse recurso importante para a saúde mental.

Contribua pela inclusão e valorização dos profissionais com autismo na sua empresa! Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter para receber mais dicas no seu e-mail!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *