Melhore o ROI dos programas de bem-estar corporativo!

Ei, RH! Você sabe o que é, como mensurar e como melhorar o ROI dos programas de bem-estar corporativo? Nós da Allya iremos explicar tudo sobre essa taxa de retorno que identifica se as iniciativas de bem-estar dentro da sua empresa são realmente satisfatórias. Saiba mais abaixo! 

ROI dos programas de bem-estar corporativo: o que é?

Vamos começar lembrando você sobre o que é ROI, uma sigla inglesa da frase “Return On Investment” que significa “Retorno Sobre Investimento”, em português. 

Sendo assim, ROI é uma taxa que mensura se o investimento em determinado projeto possui um retorno financeiro para a organização.

Portanto, o ROI dos programas de bem-estar corporativo é um índice calculado para demonstrar os retornos positivos dos investimentos em iniciativas que colaboram para o bem-estar dos funcionários.

Saber qual é a taxa de retorno sobre esse investimento ajuda a acompanhar o progresso desses programas e o que pode ser feito para melhorar essas ações iniciadas na empresa. 

Como mensurar o ROI dos programas de bem-estar?

A fórmula do cálculo do ROI é simples:

ROI = (Ganho obtido – Investimento)

        ____________________________

Investimento

Vamos supor que a sua empresa realizou um investimento em um programa de bem-estar no valor de 10.000 e obteve um ganho obtido (rendimento) com as ações aplicadas no valor de 50.000. Veja:

ROI =        (50.000 – 10.000)

    __________________

  10.000

Portanto, temos:

ROI =           40.000

___________

10.000

ROI = 4

Nesse contexto, o ROI – retorno sobre investimento – é mensurado como porcentagem, então o resultado “4” do cálculo é de 400%.

Esse é um resultado positivo que demonstra que o investimento resultou em lucro. 

O que é ganho obtido das ações de bem-estar?

Para saber qual é o rendimento das iniciativas das ações e programas de bem-estar, você pode identificar alguns indicadores que demonstram que as iniciativas estão no caminho certo. São eles:

  • Absenteísmo: implantar programas de bem-estar na sua empresa ajuda a diminuir as faltas dos trabalhadores. 
  • Turnover ou Índice de Rotatividade: as ações de bem-estar retém talentos na instituição, diminuindo os gastos com a entrada e saída de profissionais.
  • Afastamentos por doenças: oferecer programas de bem-estar pode melhorar a saúde física, mental e financeira dos seus colaboradores. 
  • Melhoria da produtividade e crescimento do lucro: funcionários com bem-estar produzem mais e melhor, então, consequentemente, pode aumentar o lucro da sua empresa.

Como melhorar o ROI dos programas de bem-estar?

Para te ajudar a melhorar o ROI das ações e programas de bem-estar na sua empresa, nós vamos sugerir algumas dicas para colocar em prática já! Confira:

  1. Ofereça ajuda para os colaboradores cuidarem do bem-estar mental com auxílio de profissionais. 
  2. Incentive a prática de exercícios físicos para os trabalhadores manterem o bem-estar físico em dia. 
  3. Cuide também do bem-estar financeiro dos colaboradores, a fim de eliminar o estresse financeiro e a perda de foco no trabalho por conta dos problemas com dinheiro. 
  4. Ofereça benefícios corporativos de bem-estar que ajudam a melhorar a saúde mental, física e financeira dos funcionários. Para isso, a plataforma da Allya é a melhor indicação, já que possui descontos em terapias online, academias e em outras categorias, fazendo o profissional economizar o salário.  

Sua empresa ainda não possui ROI dos programas de bem-estar corporativo? Então ofereça Allya para começar a medir o retorno dessa iniciativa! 

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';