Ações para promover o bem-estar aos colaboradores

As empresas já perceberam que o sucesso delas depende muito dos seus funcionários. Por isso, para que as coisas vão bem para a instituição é preciso que os profissionais também estejam bem. Portanto, vamos mostrar como promover o bem-estar aos seus colaboradores através de ações que podem ser mais simples do que você imagina! 

Por que é importante promover o bem-estar na empresa?

Se você tem dúvidas sobre a importância de promover o bem-estar aos funcionários, então veja o que as ações podem trazer de resultados: 

  • Aumentar a produtividade no trabalho. 
  • Melhorar o clima organizacional.
  • Diminuir as faltas por motivos pessoais. 
  • Os colaboradores vão se sentir mais valorizados e dar mais valor à empresa.
  • Melhorar o engajamento das equipes com troca de ideias, habilidades e conhecimentos. 
  • Alinhar com a cultura da empresa. 
  • Aumentar a autoestima do profissional. 
  • Trazer bons resultados para a instituição. 

Ações para promover o bem-estar na empresa

Viu só como promover o bem-estar no trabalho pode trazer bons resultados para os colaboradores e para a empresa? 

Agora, RH, você deve estar curioso para descobrir quais ações podem trazer esses benefícios, né? 

Essas ações precisam ser vistas pela empresa como um investimento para o colaborador e para a instituição. Todo mundo sai ganhando! 

Então veja quais tipos de medidas são eficientes para o bem-estar de todos e coloque em prática logo após finalizar a leitura desse texto! Vamos lá: 

  1. Oferecer apoio psicológico

A saúde mental é um assunto muito discutido nestes últimos anos, principalmente por conta da pandemia e o isolamento social.

Esse tema também deve ser uma preocupação das empresas. Então, oferecer ajuda para cuidar do bem-estar mental dos colaboradores deve ser uma das ações a se colocar em prática! 

Existem diversos benefícios corporativos que oferecem ajuda psicológica para os profissionais. 

A plataforma de descontos da Allya, por exemplo, possui parceiros com descontos que oferecem terapia online e que cuidam da jornada de saúde emocional do colaborador.

  1. Cuidar do Clima Organizacional

O RH é responsável por cuidar e manter o Clima Organizacional para todos se sentirem bem dentro da empresa. 

Sendo assim, é necessário medir o nível de satisfação dos funcionários pelo menos uma vez ao ano. 

As perguntas dessa pesquisa precisam envolver todos os aspectos da empresa, como bem-estar, clima, salário, benefícios, carreira, entre outros pontos importantes. 

Após o resultado desse questionário, o departamento de Recursos Humanos precisa analisar as possíveis melhorias e o que precisa manter para continuar impactando positivamente no clima empresarial. 

  1. Criar um programa de bem-estar corporativo

Você sabe o que é um programa de bem-estar na empresa? Ele consiste em um grupo de ações específicas para cuidar do bem-estar mental, físico, financeiro e social. 

Esse programa precisa conter incentivos através de palestras, cursos, workshops e consultorias para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. 

O programa de bem-estar corporativo precisa tratar sobre a alimentação, atividades físicas, flexibilização de home office, saúde mental, planejamento financeiro, entre outros assuntos. 

Além de discutir sobre esses temas, esse programa também precisa estimular a prática, como a implementação de horários ou formato de trabalho flexíveis, entrega de benefícios de bem-estar e muito mais. 

  1. Promover feedbacks

É importante criar uma cultura de feedbacks para os funcionários terem consciência do seu desempenho na empresa.

Dessa forma, os colaboradores ficam informados sobre os pontos a serem melhorados e os pontos fortes da sua atuação profissional. 

Esses feedbacks podem ser realizados com o RH e os líderes a cada 3 meses, no mínimo. 

Vale a pena também implementar a cultura do reconhecimento dos resultados no dia a dia, para melhorar a autoestima e a valorização dos funcionários. 

  1. Oferecer ajuda com as finanças

Uma pesquisa da Creditas com o Ibope Inteligência mostrou que 9% dos funcionários do estudo já faltaram no trabalho por problemas financeiros.

O estudo revelou que os trabalhadores com dívidas faltam cerca de 15 vezes ao ano, o que equivale a 6,2% dos dias úteis trabalhados. Muito, né? 😥

Por isso, uma das ações para promover o bem-estar financeiro na empresa é a entrega de benefícios que ajudam o colaborador a economizar no dia a dia. 

O benefício da Allya possui mais de 30 mil parcerias de descontos para o profissional economizar na alimentação, saúde, educação, compras, entretenimento e muito mais. 

  1. Investir em tecnologias e ferramentas

Para melhorar o bem-estar no trabalho, os líderes podem procurar saber quais são as tecnologias e ferramentas que os colaboradores precisam para melhorar o desempenho profissional. 

Faça pesquisas com os times para identificar os possíveis softwares, programas na internet, entre outras ferramentas tecnológicas.

Todos na empresa precisam ter os equipamentos corretos para trabalhar bem no dia a dia, mesmo quem está no home office. 

Além disso, a própria equipe de RH precisa de aplicativos e plataformas de benefícios eficientes para melhorar a produtividade e otimizar o tempo. 

  1. Incentivar as atividades físicas

Uma das ações essenciais para promover o bem-estar físico é o incentivo dos exercícios na empresa ou fora dela. 

Os benefícios de descontos em academias, estúdios e aulas de yoga, podem estimular aqueles trabalhadores que querem cuidar da saúde física, mas precisam economizar. 

Essas atitudes ajudam a diminuir os riscos de doenças e melhoram a autoestima dos colaboradores. 

Muitas vezes, o profissional só precisa de um incentivo de alguém para começar a cuidar do seu bem-estar físico, então ajude-o!

  1. Engajar o convívio entre os colegas

A empresa também precisa cuidar do bem-estar social, um conceito que representa o nível de engajamento e interação entre os colaboradores. 

Ações que estimulem essa integração precisam ser colocadas em prática desde o onboarding para integrar os novos colaboradores na empresa. 

Procure promover harmonia, interação, engajamento e comunicação nos ambientes corporativos para que todos se sintam envolvidos e pertencentes à corporação. 

Um simples happy hour, um almoço com a equipe podem ser algumas das ações do bem-estar social.

Esse tipo de bem-estar também pode ser colocado em prática no ambiente virtual através dos chats, e-mails, vídeo chamadas, ligações, entre outros meios de interação. 

Agora você sabe quais são as ações para promover o bem-estar aos funcionários no trabalho. Conte com a Allya para o que precisar! 💖

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *