Como as empresas investem no bem-estar dos funcionários?

De fato, toda empresa sonha em atrair e reter talentos motivados e engajados no seu quadro de colaboradores. Afinal, trabalhar com pessoas mais felizes, satisfeitas e motivadas é bem mais legal, não é mesmo? 

Por isso, vamos falar sobre como as empresas investem no bem-estar dos funcionários e como elas realmente deveriam se dedicar a esse tema. Confira, a seguir!

Bem-estar dos funcionários: o que é?

A cada dia, mais profissionais estão querendo “vestir a camisa” de empresas que se preocupam e investem no bem-estar dos seus colaboradores

Se você ainda não sabe sobre esse tema, não tem problema. Neste artigo, iremos te ajudar a entender esse ponto tão importante. 

O bem-estar dos funcionários está ligado tanto ao emocional quanto ao financeiro — ou seja, questões pessoais sensíveis que muitas pessoas vivem nos tempos atuais. 

Os assuntos pessoais, por mais que tentamos desconectar, acabam tomando os nossos pensamentos no trabalho. Aliás, quem nunca pensou naqueles boletos que estão para vencer, antes mesmo de cair o salário?

As dificuldades com a família ou no relacionamento também prejudicam o bem-estar dos funcionários no dia a dia, além de problemas de saúde que são ainda mais sensíveis.

Sem dúvida, alguns trabalhadores não sabem lidar com os problemas pessoais e, então, não conseguem encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Mas o RH pode ajudar, leia abaixo!

Por que promover o bem-estar aos colaboradores?

O estudo ”Linking Workplace Best Practices and Organizational Financial Performance” realizado nos Estados Unidos, comprovou que as empresas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários são até 235% mais eficientes. 

Se o bem-estar dos colaboradores promove mais eficiência no trabalho, então empresas que não se preocupam com essa questão estão colocando em risco seu próprio sucesso. 

Mas como as empresas investem no bem-estar dos funcionários? 

Na tentativa de proporcionar bem-estar aos funcionários, muitas empresas ainda têm aquele velho pensamento que precisam oferecer mais comissões, criar sorteios, colocar a foto do funcionário na parede, entre outras ações que não são eficientes. 

Infelizmente, esses métodos ultrapassados não geram motivação e produtividade nos colaboradores. Pelo contrário, eles podem se sentir mais pressionados, mais competitivos e menos produtivos.  

Então, como as empresas deveriam investir no bem-estar dos colaboradores?

O RH tem papel fundamental na gestão de pessoas e de benefícios para oferecer bem-estar aos funcionários. Vamos citar algumas boas práticas que podem ser feitas:

1. Cuide do clima organizacional

Promova um ambiente de trabalho mais saudável e positivo para não criar conflitos pessoais entre os colaboradores. 

2. Invista em home office ou horários flexíveis

O trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar e você pode melhorar o bem-estar dos funcionários com esse tipo de jornada. Se não for possível, adote horários flexíveis para ninguém sofrer com o trânsito, por exemplo.

3. Ofereça benefícios eficientes

Procure oferecer benefícios que afetam diretamente o bem-estar físico, mental e financeiro

Nossa dica é a plataforma de descontos exclusivos da Allya que oferece vantagens e benefícios em academias, cursos, livrarias, cinema e muito mais.

4. Crie um programa de bem-estar financeiro

A educação financeira no Brasil ainda é pouco explorada, então crie um programa de bem-estar financeiro na empresa com cursos, palestras e debates com dicas que ajudam os funcionários a economizar o salário. 

5. Ofereça suporte emocional

Treine seus líderes para identificar os colaboradores que precisam de suporte mental e ofereça ajuda profissional, se for solicitado. 

Esses são alguns passos para as empresas investirem no bem-estar dos funcionários. Aos poucos, é possível promover o bem-estar para os colaboradores dentro da empresa.

Gostou de saber como as empresas investem no bem-estar dos funcionários? Então você vai curtir outros conteúdos relacionados com o mundo RH no nosso blog. Acesse agora mesmo!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *