Todo time de RH de pequenas e médias empresas possui desafios na gestão de pessoas e benefícios da instituição. Por isso, nós da Allya, mostraremos como essas organizações de pequeno e médio porte podem escolher os benefícios corporativos para os seus colaboradores. Confira abaixo!
O que são pequenas e médias empresas?
Você sabe o que são as pequenas e médias empresas? Também chamadas de PMEs, essas instituições possuem um faturamento e o número de funcionários maior que o micro-empreendedor (MEI), mas não chegam a ser um grande negócio.
Sendo assim, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pequena empresa tem a renda anual maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões.
Já a organização de médio porte tem a renda anual maior de R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.
Como o RH de uma PME pode escolher os benefícios corporativos?
Um dos maiores desafios das áreas de RH das pequenas e médias empresas é a escolha e gestão de benefícios corporativos.
Pensando nisso, nós levantamos algumas boas práticas que devem ser consideradas na hora de oferecer os benefícios aos colaboradores. Confira quais são, logo abaixo:
Identificar número de funcionários
Assim como o faturamento anual de uma pequena e média empresa pode variar bastante, o número de trabalhadores dessas organizações também varia.
Por isso, o primeiro passo é saber a quantidade exata de profissionais que a companhia possui.
Geralmente, quanto maior o número de colaboradores, maior a necessidade de oferecer um pacote de benefícios completo.
Realizar pesquisa sobre as necessidades reais
O segundo passo para escolher um benefício corporativo ideal para o porte de empresas pequenas e médias é a pesquisa de satisfação para descobrir quais as maiores necessidades dos funcionários em relação aos incentivos.
Com os resultados desse tipo de pesquisa, é possível identificar o que está faltando para o trabalhador ter mais qualidade de vida e bem-estar.
Criar um orçamento
Após identificar o número de profissionais e as suas principais necessidades, está na hora de criar um orçamento que corresponda ao fluxo de caixa da PME.
Afinal, esse custo adicional para empresa não pode prejudicar a saúde financeira do negócio.
Vantagens ao oferecer benefícios nas empresas pequenas e médias
É muito importante que o RH e os donos dos negócios enxerguem os benefícios corporativos como um investimento que trará retornos positivos para a empresa, ao invés de um prejuízo financeiro. Veja as vantagens que eles podem trazer para a sua instituição:
- otimiza as tarefas, produtividade e o tempo do RH;
- aumenta o engajamento dos colaboradores;
- melhora a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores;
- reduz a rotatividade de funcionários;
- traz menores custos para novas contratações (consequência da diminuição do turnover);
- recebe incentivos fiscais do governo, como a redução dos impostos pagos no imposto de renda.
Como escolher um fornecedor para PME?
Afinal, como escolher um fornecedor para pequenas e médias empresas? O ideal é encontrar um benefício que atenda todas as necessidades dos funcionários.
Além disso, é importante que o fornecedor de benefício aceite números baixos de funcionários, já que as PMEs, normalmente, não possuem um grande quadro de colaboradores.
Nossa dica é o benefício da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece milhares de descontos para os trabalhadores economizarem o salário. A Allya possui um modelo de negócio que cobra uma mensalidade conforme a quantidade de colaboradores cadastrados.
Se você deseja fazer um orçamento de benefício para pequenas e médias empresas, então entre em contato com a Allya! Assine também a nossa newsletter!