“A Nova Era da Gestão de Pessoas”: saiba tudo o que rolou no evento 

Para discutir as novas tendências e práticas de gestão de pessoas, a Learning Village promoveu o evento “A Nova Era da Gestão de Pessoas”. Realizado em 27 de abril de 2023, o evento contou com a participação de empresas líderes em suas áreas de atuação, como a Allya, Engagers, HSM, Learning Village, “Se Candidate, Mulher!” e Transcendemos

As palestras e debates abordaram tópicos diversos, como bem-estar financeiro, inteligência artificial na gestão de pessoas, liderança à distância, diversidade e recrutamento educacional, entre outros temas. Nós da Allya compartilharemos algumas das principais reflexões e insights gerados durante o evento. Confira!

Palestrantes e Inscritos do evento

Evento “A Nova Era da Gestão de Pessoas”

O evento “A Nova Era da Gestão de Pessoas” reuniu convidados importantes para discutir as mudanças na gestão de pessoas. Jheny Coutinho, Fundadora e CEO da “Se Candidate, Mulher!”, conduziu perfeitamente as palestras dos participantes.

As empresas Allya, Engagers, HSM, Learning Village, “Se Candidate, Mulher!” e “Transcendemos” foram os organizadores e patrocinadores do evento, cada uma trazendo sua experiência única e contribuição para a discussão sobre o futuro da gestão de pessoas.

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube, então quem perdeu a transmissão pode assistir à gravação disponível na plataforma

Temas e palestrantes do evento

O evento “Nova Era da Gestão das Pessoas” contou com uma variedade de temas e palestrantes que abordaram questões relevantes relacionadas à gestão de pessoas. São elas:

  • palestra sobre bem-estar como benefício corporativo, apresentada pela Mafê Meireles, líder de pessoas e cultura da Allya, que discutiu a importância de ir além do básico e explorar maneiras de promover o bem-estar financeiro dos colaboradores;
  • bate-papo com Jheny Coutinho da “Se Candidate, Mulher!”, Raquel Belém do LinkedIn e Paula Gaspar da Nuvemshop, que discutiram o papel da inteligência artificial na gestão de pessoas e exploraram suas implicações;
  • palestra de Renato Martinelli sobre as características essenciais para liderança à distância, que abordou os desafios específicos enfrentados pelos líderes em um ambiente de trabalho remoto;
  • a sessão Engagers Benchmark Game, liderada por Victoria Hipolito e Laila Aaltonen da Engagers, que permitiu a troca de melhores práticas entre os participantes;
  • palestra sobre education recruiting, apresentada por Flávia Mentone da Reponto e Simone Andriani da Transcendemos, que destacou a importância da estratégia de recrutamento para a gestão de pessoas na era digital;
  • palestra de Gabi Augusto e Jheny Coutinho sobre investir em diversidade, que discutiu a importância da diversidade na força de trabalho e abordou maneiras práticas de promover a inclusão e equidade no local de trabalho.

Apresentação das startups

Durante o início do evento “A Nova Era da Gestão de Pessoas”, alguns convidados tiveram a oportunidade de se apresentarem e compartilhar mais informações sobre suas startups

Marco Ferelli, fundador da Allya

Marco Ferelli, fundador da Allya, explicou que a plataforma da empresa é um benefício corporativo que ajuda a fazer o salário dos colaboradores render mais. A Allya conecta estabelecimentos como restaurantes, instituições de ensino e farmácias para os colaboradores poderem economizar nesses locais. 

Além disso, a plataforma oferece trilhas de jornada de bem-estar financeiro para ajudar os colaboradores a entenderem seu momento financeiro e evoluírem em sua jornada de bem-estar financeiro. 

A Allya já possui 230 empresas clientes no Brasil e cerca de 400 mil vidas utilizando a plataforma, e a empresa está comprometida em contribuir cada vez mais para a evolução do bem-estar financeiro no país.

Victoria Hipolito, Co-founder & CEO da Engagers

A Co-founder & CEO da Engagers, Victoria Hipolito, apresentou a empresa como uma solução para o desafio de engajar pessoas em empresas, especialmente em contextos de alta escala e dispersão geográfica. 

Victoria destacou a importância de ter um método escalável para engajamento, não apenas tecnologia, e mencionou que a Engager desenvolveu um método ao longo dos últimos 15 anos, integrado em sua plataforma de Business games. 

A visão da Engagers é ir além dos jogos empresariais e criar um ecossistema de soluções para engajamento de pessoas.

Jheny Coutinho, Fundadora e CEO da “Se Candidate, Mulher!”

Jheny Coutinho, fundadora e CEO da “Se Candidate, Mulher!”, apresentou sua startup de Recursos Humanos cujo objetivo é conectar mulheres talentosas e diversas com empresas que buscam aumentar a representatividade feminina em seus quadros. 

Jheny destacou que, apesar da existência de milhões de mulheres empregadas, ainda há muitas empresas que encontram dificuldades em preencher vagas com mulheres qualificadas. A “Se Candidate, Mulher!” se diferencia por oferecer um método bem estruturado de capacitação tanto para as candidatas quanto para as empresas, garantindo que nenhum dos lados fique frustrado. 

Guilherme Lopes, Community Leader na Learning Village

No evento, o Community Leader da Learning Village, Guilherme Lopes, apresentou a empresa como um hub de inovação fundado pelas renomadas HSM e SingularityU Brazil

Ele enfatizou que a Learning Village é o lugar certo para empresas que precisam transformar sua cultura de inovação, para startups que querem se conectar com outras empresas e aumentar sua rede, e para aqueles que têm ideias de produtos e desejam construí-las com a Learning Village. 

A empresa oferece diversas formas de participação e é uma plataforma para inovação aberta a pessoas de São Paulo e de todo o Brasil.

Marcelo Cavazzini, Head of C&S and Open Programs na HSM 

Marcelo Cavazzini, Head de C&S e Programas Abertos na HSM, apresentou no evento a grande variedade de marcas e soluções educacionais que a empresa oferece. Com mais de 36 anos de existência, a HSM se destaca como um grande ecossistema de educação que trabalha com quatro eixos, sendo o de gestão de negócios o principal deles.

Dentro desse eixo, a empresa oferece marcas como a Village, que trabalha a cultura de inovação nas organizações, e a Gama Academy, que auxilia na busca de profissionais e soluções educacionais voltadas para a área de TI. 

Além disso, a HSM também oferece programas customizados de liderança, workshops, team buildings, academias de vendas e palestras sobre os mais variados temas.  

Saiba o que rolou nas palestras do evento

No evento “A nova era da Gestão de Pessoas”, cada convidado trouxe suas experiências e conhecimentos para compartilhar insights valiosos com os participantes. Confira:

1. Bem-estar como benefício: Fuja do básico e gere mais resultado

Durante a palestra da Mafê Meireles, da Allya, foram apresentados dados alarmantes sobre a situação financeira das famílias no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada no ano passado, 77,9% das famílias estão endividadas e 34,7% das pessoas sentem que estão apenas sobrevivendo financeiramente, sem terem uma reserva de emergência. 

Isso reflete diretamente na produtividade e bem-estar mental dos trabalhadores, já que a falta de dinheiro e a preocupação com as contas afetam o desempenho no trabalho e geram ansiedade, estresse, depressão, angústia e vergonha.

A Allya oferece uma plataforma de bem-estar financeiro para ajudar as pessoas a melhorarem sua situação financeira e a promover hábitos financeiros saudáveis. 

Além de oferecer descontos em estabelecimentos comerciais, a plataforma conta com conteúdos personalizados para cada momento da vida financeira, produtos que auxiliam na organização das finanças e visa trabalhar diariamente para melhorar a vida das pessoas. 

Mafê Meireles – Líder de Pessoas e Cultura na Allya

2. Inteligência artificial: vilã ou heroína da Gestão de Pessoas?

No evento, tivemos a presença de Paula Gaspar, Talent Brand na Nuvemshop. Ela compartilhou um pouco de sua trajetória profissional, começando na área de planejamento comercial e, posteriormente, fazendo a transição para a área de pessoas, passando por recrutamento e agora trabalhando com marketing empregador e engajamento. 

Raquel Belém, Diretora de Contas no LinkedIn é uma especialista em diversidade e inclusão e tem como objetivo que as empresas busquem por uma diversidade e inclusão verdadeira e genuína, não apenas para mostrar na mídia. 

Amanda Buainain, Gerente de Gente na Gupy, foi a palestrante no evento e contou um pouco sobre sua trajetória na empresa. Amanda entrou como estagiária na área de gente ainda na faculdade e, posteriormente, foi contratada para criar a área de RH da empresa. 

As três palestrantes falaram sobre os pontos positivos e negativos da inteligência artificial e gestão de pessoas. Elas enxergam a tecnologia como uma aliada importante para a automatização de processos menos complexos, permitindo que as pessoas foquem em tarefas mais complexas e agreguem mais valor. 

Embora exista a preocupação de que a tecnologia possa substituir pessoas, ela deve ser vista como um copiloto, enquanto as pessoas continuam sendo os pilotos da situação. 

3. Engagers benchmark game

Laila Aaltonen, Sócia-Fundadora da Engagers sugeriu um benchmark game e explicou as regras: equipes de três ou quatro pessoas jogam juntas, e apenas uma pessoa lê em voz alta as missões e envia as respostas. Depois que todas as equipes jogarem, o vencedor será anunciado. O jogo também estava disponível online para quem estava assistindo ao evento remotamente. Laila mencionou ser uma oportunidade de conexão e que ela sente falta disso, encorajando todos a formar equipes e a jogar juntos.

4. Cinco características essenciais para uma liderança a distância

Renato Martinelli, Palestrante e Consultor destacou que o trabalho remoto na pandemia forçou a maioria das pessoas a trabalharem de casa, trazendo desafios relacionados à conexão, confiança e tomada de decisão

Martinelli enfatizou que a tecnologia foi fundamental para viabilizar o trabalho remoto durante à adaptação ao novo modelo de trabalho.

Além disso, o palestrante colocou 5 aspectos necessários para refletirmos sobre esse cenário, são eles: 

  • ter uma mentalidade Remote First;
  • fazer adaptações na comunicação;
  • disponibilizar ferramentas e acessos ao time no escritório virtual;
  • ajustar os rituais de gestão com o time;
  • fazer uma gestão sem vigilância.

5. O que é Education Recruiting e por que essa estratégia é essencial para o RH 4.0? 

Simone Andriani, Líder de Operações na Transcendemos e a Flávia Mentone, Founder na Reponto, discutiram sobre os desafios em gerar diversidade e inclusão nas contratações das empresas. 

O maior deles é encontrar pessoas mais qualificadas conforme as exigências de cada negócio, principalmente em relação a certificações e experiências específicas. 

Por outro lado, os candidatos também enfrentam desafios, como a exigência de inglês fluente, experiência internacional e outras oportunidades de vida que não foram acessíveis para elas. 

É importante que as empresas flexibilizem seus processos seletivos e adotem políticas afirmativas para garantir uma equipe diversa e inclusiva.

A formação é um grande desafio para as empresas, especialmente quando se trata de grupos sub-representados, que muitas vezes têm menos acesso a oportunidades de desenvolvimento e certificações necessárias para a vaga.

Por isso, o Education Recruiting é uma alternativa importante para qualificar e ajudar a promover a inclusão de grupos sub-representados, e pode ser utilizada como um facilitador no processo de recrutamento. Projetos como o oferecimento de estudos e certificação para candidatos podem ajudar a ampliar o alcance de oportunidades para diferentes perfis profissionais.

6. Invista em diversidade, mas não pelos motivos que você pensa! 

Gabi Augusto, Diretora Fundadora da Transcendemos e Jheny Coutinho da “Se Candidate, Mulher!” palestraram sobre como as empresas devem desenvolver um plano estratégico para se tornarem mais inclusivas para pessoas de diferentes raças, gêneros e deficiências.

A Gabi Augusto destacou os reconhecimentos que a empresa recebeu por seu trabalho em mudar a realidade econômica e social, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Gabi também mencionou o lançamento de um novo produto, uma plataforma de avaliação e certificação em diversidade e inclusão

Além disso, ela compartilhou um pouco sobre seus desafios pessoais como uma mulher transgênero enfrentando situações cotidianas de desrespeito a sua identidade de gênero.

Nos primeiros anos da “Se Candidate, Mulher!”, Jheny Coutinho teve dificuldades em convencer as empresas a contratarem mulheres, mas conseguiu iniciar seu trabalho demonstrando para as instituições que ao contratar mulheres era possível aumentar o quadro da diversidade e da inclusão.

Esses foram apenas alguns pontos das palestras apresentadas no evento “A nova era da Gestão de Pessoas”. Para assistir o evento completo, acesse o link aqui ou clique na imagem abaixo.

Gostou de aprender mais sobre a nova era da gestão de pessoas? Conte com a Allya, Engagers, HSM, Learning Village, “Se Candidate, Mulher!” e Transcendemos para transformar a cultura e a gestão de pessoas na sua organização. Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter!

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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