Lidar com a gestão de conflitos dentro do ambiente de trabalho faz parte do dia a dia dos líderes e gestores. Afinal, a convivência entre as pessoas traz diversos tipos de situações na empresa.
Além disso, as organizações possuem profissionais de diferentes perfis, localizações, culturas, personalidades e conhecimentos intelectuais. Esses fatores interferem na relação corporativa e trazem impasses que precisam ser resolvidos para não afetar a empresa.
Por isso, nós da Allya selecionamos dicas de como lidar com a gestão de conflitos no trabalho para deixar o ambiente mais leve. Acompanhe abaixo!
Gestão de conflitos na empresa: causas e consequências
Em um ambiente de trabalho é comum e esperado que desentendimentos aconteçam. Embora não seja nada legal, as pessoas possuem perspectivas diferentes em relação ao mesmo problema, o que pode gerar conflitos entre elas.
Um artigo publicado na Revista Gestão e Desenvolvimento sobre conflito no ambiente de trabalho destaca que as principais causas dos conflitos nas empresas estão relacionadas à falta de comunicação das pessoas ou às falhas nos processos.
Diferenças de metas e objetivos, assim como a dependência entre as pessoas para desempenhar a função com qualidade e prazo também estão entre elas.
Outro estudo da CPP Global revela que 85% dos colaboradores já afirmaram ter enfrentado algum tipo de conflito com o colega e 54% da equipe acredita que somente os líderes conseguem resolvê-los.
Portanto, fica claro que gerir esse tipo de situação na empresa está entre as tarefas mais delicadas, já que dentre as consequências negativas está a queda de produtividade e motivação da equipe.
7 dicas para fazer a gestão de conflitos no local de trabalho
Os conflitos que são bem gerenciados podem trazer coisas positivas como o crescimento intelectual e emocional da equipe. Afinal, a resolução dos conflitos é essencial para o mundo corporativo.
Por isso, separamos algumas dicas para o setor de Recursos Humanos que podem contribuir para que isso aconteça da melhor maneira possível. A seguir, você confere sete estratégias que podem ser colocadas em prática. Olha só:
1. Encontrar a origem do conflito
O primeiro passo é encontrar a origem do conflito, que pode variar e estar relacionada não só a vida corporativa, mas também pessoal dos colaboradores.
Assim, vale a pena fazer uma escuta atenta, onde os dois lados sejam ouvidos com a máxima atenção para entender de fato qual é o problema que está gerando o desentendimento. Quanto mais informações o RH tiver, melhor será para encontrar uma solução.
2. Atuar como o facilitador para a resolução do problema
Engana-se quem pensa que os líderes e gestores precisam dar a solução para o problema. O melhor caminho para fazer a gestão de conflitos é atuar como facilitadores.
Nesse caso, além de ouvir os dois lados, vale oferecer condições para o diálogo. A gestão de pessoas pode ajudar a facilitar esse processo.
3. Estimular os feedbacks diretos
Feedbacks diretos são estratégias positivas na gestão de conflitos. Quanto mais o RH estimulá-los, mais ajudará os funcionários a se desenvolverem. Nesse caso, a ferramenta deve ser usada como objeto construtivo, ou seja, para contribuir com o crescimento do profissional.
Contudo, é necessário buscar sempre as ferramentas certas para fazer isso com as próprias plataformas. A estratégia é uma excelente forma de comunicação.
👉 Saiba como pedir feedback dos colaboradores de forma estratégica?
4. Melhorar os meios de comunicação
Melhorar os meios de comunicação da equipe é um dos pontos-chave para uma gestão de conflitos eficiente. Quanto mais direta e clara ela for, menos chances de equívocos e interpretações ruins acontecem e possíveis desentendimentos.
Vale lembrar que uma má comunicação pode gerar muitas coisas, entre elas atrasos, discussões e divergências. Portanto, é necessário investir em reuniões e canais de comunicação direta e indireta na empresa para evitar conflitos.
5. Incentivar soluções em conjunto na gestão de conflitos
A gestão de conflitos exige soluções em conjunto, uma vez que não é apenas uma pessoa envolvida. Assim quanto mais a troca de ideias acontecer na equipe, menores serão as chances de informações mal entendidas circularem criando desconfortos. Incentive novas ideias para que juntas, as equipes encontrem soluções.
6. Ajudar a resolver cada questão por vez
Para gerir o conflito, no entanto, é necessário resolver todas as questões envolvidas para que isso dê certo. Principalmente pelo fato que um problema pode, sim, virar uma bola de neve e se tornar muito maior no futuro.
Primeiramente, vale tentar entender os focos do atrito. Em seguida, reunir a equipe completa para debater o assunto, principalmente os mal entendidos que são motivos de discórdias. Não basta resolver apenas uma parte do problema, foque no todo.
💡 Quiet quitting: o que é e como o RH pode frear esse movimento!
7. Crie estratégias preventivas para evitar os conflitos
É necessário que o RH informe que as situações de conflitos precisam ser resolvidas, evitando um ambiente de trabalho tóxico ou discriminatório, por exemplo.
Além disso, é necessário buscar entender quais questões podem estar sendo o estopim para que o problema na empresa aconteça. Um problema pessoal, por exemplo, pode ser a ponta do iceberg e ao evitá-lo a gestão de conflitos será mais fácil.
Quer um exemplo? Hoje um dos principais problemas pessoais envolvem dinheiro. A gestão financeira das pessoas ainda influencia demais em sua qualidade de vida e muitas vezes o colaborador acaba tão preocupado com a questão que deixa afetar sua relação corporativa.
Uma solução interessante, neste caso, são benefícios corporativos que ajudem os colaboradores a fazerem uma gestão da melhor forma. A Allya é um dos exemplos e oferece uma plataforma de bem-estar financeiro com milhares de descontos para os colaboradores cuidarem da saúde mental, física e financeira.
O benefício ajuda a diminuir a carga mental do colaborador e, consequentemente, evita possíveis conflitos ou resolvê-los da melhor forma, diminuindo o estresse e a preocupação financeira.
Conte com a Allya para ajudar os seus colaboradores a evitarem o estresse financeiro com ajuda de um benefício eficiente! Assine a nossa newsletter para ter outros conteúdos como esse!