Conflito de gerações no ambiente de trabalho: como lidar?

Você sabia que o conflito de gerações é um dos problemas mais recorrentes no ambiente corporativo? Afinal, no espaço do trabalho é possível encontrar profissionais de diferentes gerações. Então como lidar com essas diferenças de idades e pensamentos? Nós da Allya vamos contar para vocês, logo a seguir. Boa leitura! 

Diferentes gerações nas empresas

Antes de entender o que é um conflito de gerações, precisamos lembrar quais são as gerações presentes no dia a dia das organizações. São elas:

  • Baby Boomers: 1955 – 1964;
  • Geração X: 1965 – 1984;
  • Geração Y, “millennials“: 1985 – 1994;
  • Geração Z: 1995 – 2001.

Podemos citar algumas diferenças dessas gerações marcadas por características em comum. Veja:

  • Baby Boomers: são fiéis às empresas onde trabalham e, por se manterem na mesma carreira a vida toda, essa geração tem uma grande estabilidade financeira se comparada às outras;
  • Geração X: são comprometidos e buscam por uma carreira sólida e estável. Por isso, os profissionais dessa geração se acostumaram com cargos ou funções em que eram subordinados;
  • Geração Y: os millennials dificilmente aceitam posições subalternas. Por isso, buscam desde cedo por altas posições no mercado de trabalho. Muitos deles já ocupam cargos de liderança;
  • Geração Z: não desejam permanecer em um mesmo emprego por toda a vida. Eles preferem o home office a um emprego tradicional ou formal.

Um estudo realizado pelo LinkedIn mostrou que 61% dos profissionais jovens da geração Z (16 a 24 anos) consideram mudar de emprego em 2022. 

O que é conflito de gerações? 

O conflito de gerações é uma manifestação que acontece entre os profissionais de diferentes idades quando precisam resolver problemas dentro de uma empresa. 

Esse choque de visões de pessoas que nasceram em tempos distintos acontece por conta das características que cada geração possui. 

Sendo assim, ao tentarem resolver problemas, as diferenças dessas gerações sobressaem e a resolução se torna mais difícil. 

Principais causas dos conflitos de gerações no trabalho

Podemos citar as principais causas que geram conflitos de gerações dentro das instituições que possuem profissionais da geração Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z. Confira:

  • adequação aos modelos de trabalho: jovens preferem flexibilidade (home office) e mais experientes optam pelo trabalho presencial;
  • alguns trabalhadores mais novos gostam de aprender informalmente, no dia a dia, já os mais velhos preferem um treinamento formal e mais longo;
  • as gerações mais novas se adaptam bem aos novos meios de comunicação online, como reuniões ou chats virtuais, já as mais antigas levam tempo para se acostumar;
  • enquanto os mais velhos preferem benefícios corporativos tradicionais, os mais novos se interessam por benefícios flexíveis.

Como lidar com os conflitos de gerações?

Os integrantes do setor de Recursos Humanos podem realizar algumas atitudes simples para diminuir os conflitos de gerações. Saiba como, a seguir: 

  1. a empresa pode aderir a diversos modelos de trabalho para os colaboradores optarem por aquele que mais se interessam: home office, sistema híbrido e trabalho presencial;
  2. os treinamentos podem ser mais flexíveis e adaptáveis à preferência dos funcionários, ou seja, pode ser realizado online ou de modo presencial, por exemplo;
  3. os meios de comunicação precisam ser fáceis para todos os trabalhadores, e aqueles que tiverem dificuldades precisam receber ajuda;
  4. para agradar todas as gerações, a empresa pode oferecer um benefício corporativo democrático como a plataforma de descontos da Allya, que oferece economia em todos os tipos de compras.

Agora que você sabe como lidar com conflito de gerações, indique a Allya na sua empresa para agradar todos os colaboradores! Aproveite e assine a nossa newsletter!

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Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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