Conflito de gerações no ambiente de trabalho: como lidar?

Você sabia que o conflito de gerações é um dos problemas mais recorrentes no ambiente corporativo? Afinal, a diversidade de perspectivas, valores e estilos de trabalho entre os grupos etários cria um cenário complexo.

Então como lidar com essas diferenças de idades e pensamentos? Nós da Allya vamos contar para vocês, logo a seguir. Boa leitura! 

O que é conflito de gerações? 

O conflito de gerações no ambiente de trabalho está relacionado às diferenças de valores, atitudes, expectativas e formas de trabalho entre diferentes gerações presentes em uma mesma equipe ou organização.

Esses conflitos geracionais podem surgir devido à diversidade que existe dentro de uma empresa, pois cada geração traz consigo experiências de vida, perspectivas e estilos de trabalho distintos.

Essas diferenças podem se manifestar em diversas áreas, como comunicação, resolução de problemas, abordagens para o trabalho, estilos de liderança e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

De modo geral, as gerações mais antigas podem valorizar a hierarquia, a estabilidade e o trabalho árduo, enquanto as gerações mais jovens podem buscar flexibilidade, inovação e um propósito significativo no trabalho. 

Esse choque de visões de pessoas que nasceram em tempos distintos acontece por conta das características que cada geração possui. 

Sendo assim, ao tentarem resolver problemas, as diferenças dessas gerações sobressaem e a resolução se torna mais difícil. 

Diferentes gerações nas empresas

Antes de entender o que é um conflito de gerações, precisamos lembrar quais são as gerações presentes no dia a dia das organizações. São elas:

  • Baby Boomers: 1955 – 1964;
  • Geração X: 1965 – 1984;
  • Geração Y, “millennials“: 1985 – 1994;
  • Geração Z: 1995 – 2001.

Podemos citar algumas diferenças dessas gerações marcadas por características em comum. Veja:

  • Baby Boomers: são fiéis às empresas onde trabalham e, por se manterem na mesma carreira a vida toda, essa geração tem uma grande estabilidade financeira se comparada às outras;
  • Geração X: são comprometidos e buscam por uma carreira sólida e estável. Por isso, os profissionais dessa geração se acostumaram com cargos ou funções em que eram subordinados;
  • Geração Y: os millennials dificilmente aceitam posições subalternas. Por isso, buscam desde cedo por altas posições no mercado de trabalho. Muitos deles já ocupam cargos de liderança;
  • Geração Z: não desejam permanecer em um mesmo emprego por toda a vida. Eles preferem o home office a um emprego tradicional ou formal.

Um estudo realizado pelo LinkedIn mostrou que 61% dos profissionais jovens da geração Z (16 a 24 anos) consideram mudar de emprego em 2022. 

Principais causas dos conflitos de gerações no trabalho

Podemos citar as principais causas que geram conflitos de gerações dentro das instituições que possuem profissionais da geração Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z. Confira:

  • adequação aos modelos de trabalho: jovens preferem flexibilidade (home office) e mais experientes optam pelo trabalho presencial;
  • alguns trabalhadores mais novos gostam de aprender informalmente, no dia a dia, já os mais velhos preferem um treinamento formal e mais longo;
  • as gerações mais novas se adaptam bem aos novos meios de comunicação online, como reuniões ou chats virtuais, já as mais antigas levam tempo para se acostumar;
  • enquanto os mais velhos preferem benefícios corporativos tradicionais, os mais novos se interessam por benefícios flexíveis.

Como lidar com os conflitos de gerações?

Os integrantes do setor de Recursos Humanos podem realizar algumas atitudes simples para diminuir os conflitos de gerações. Saiba como, a seguir:

Modelos flexíveis de trabalho

A empresa pode oferecer uma gama diversificada de modelos de trabalho, como home office, sistema híbrido e presencial. Essa flexibilidade permite que os colaboradores escolham o arranjo que melhor se alinha com suas preferências e necessidades individuais.

Treinamentos adaptáveis

Os treinamentos, essenciais para o desenvolvimento profissional, podem ser adaptados para atender às preferências dos funcionários. Oferecer opções de treinamento online e presencial permite que cada geração escolha o método que melhor se adequa ao seu estilo de aprendizado.

Comunicação acessível

Garantir que os meios de comunicação utilizados na empresa sejam acessíveis a todos os colaboradores é fundamental para evitar o conflito geracional. Aqueles que enfrentam dificuldades nesse aspecto devem receber suporte adequado para garantir a inclusão e a participação equitativa.

Feedback construtivo

Implementar sistemas de feedback contínuo que incentivem a troca construtiva entre as gerações. Criar um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar perspectivas e sugestões contribui para uma cultura de aprendizado mútuo.

Eventos de integração

Organizar eventos de integração que incentivem a interação informal entre as gerações. Workshops, almoços ou atividades sociais fora do ambiente de trabalho podem quebrar barreiras e fortalecer os laços entre os colaboradores.

Benefícios corporativos democráticos

Para atender às diferentes expectativas das diversas gerações, a empresa pode implementar benefícios corporativos democráticos. Plataformas de descontos, como a Allya, que oferecem vantagens abrangentes em várias categorias de compras, podem ser uma opção para proporcionar benefícios que agradem a todos os colaboradores, independentemente de sua geração.

Ao adotar essas estratégias amplas, o setor de Recursos Humanos não apenas enfrenta os desafios dos conflitos geracionais, mas também cria um ambiente de trabalho inclusivo, flexível e adaptável, promovendo a coesão e o sucesso organizacional a longo prazo.

Agora que você sabe como lidar com conflito de gerações, indique a Allya na sua empresa para agradar todos os colaboradores! Aproveite e assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *