Dia do Consumidor: momento certo para renegociar dívidas!

Para celebrar o Dia do Consumidor, nós da Allya queremos mostrar como usar essa data para quitar dívidas, melhorar suas finanças, conquistar o bem-estar financeiro e consumir de forma consciente. 

Abaixo, aprenda algumas  dicas para renegociar suas dívidas e eliminar os problemas financeiros de uma vez por todas. Confira! 

Dia do Consumidor

Se você não conhece o Dia do Consumidor ou não sabe muito bem como surgiu essa data, então vamos te contar tudo!

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi criado em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

O objetivo da criação desse dia era assegurar todos os direitos dos consumidores, como a segurança, informação e liberdade de expressão.

Os brasileiros também passaram a celebrar o Dia do Consumidor a partir de 2014. A data é utilizada para realização de ações promocionais em todo o país, com foco nos clientes. 

No entanto, queremos mostrar que esse dia não precisa ser apenas comercial, já que ele surge como uma ótima oportunidade para lembrar os consumidores de ganharem mais consciência sobre as finanças pessoais e melhorarem suas vidas financeiras.

Oportunidades para quitar as dívidas

Neste Dia do Consumidor, queremos mostrar como utilizar essa data para se livrar das dívidas, antes de pensarmos em consumir.

Afinal, o endividamento atingiu seu maior patamar em 12 anos e afetou 76% das famílias no Brasil, em fevereiro de 2022. Esses dados foram retirados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

Portanto, é importante incentivar a priorização da quitação das dívidas para não piorar as finanças e conquistar o mal-estar financeiro.

Nesse sentido, existem algumas oportunidades de renegociação de dívidas nesta data tão importante para o consumo. Saiba quais são, a seguir. 

  1. Saque aniversário FGTS

Com certeza, você conhece o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um sistema criado com o intuito de reservar uma quantia de dinheiro para os trabalhadores resgatarem em situações específicas, como uma demissão sem justa causa, comprar um imóvel, entre outras circunstâncias. 

Mas a novidade desde o início da pandemia é o saque aniversário FGTS, um benefício criado pelo governo que oferece um saque anual dessa reserva financeira para cada cidadão realizar no mês do aniversário.

Apesar de não ser permitido retirar o valor total do saldo, o saque aniversário do FGTS oferece um percentual que varia conforme o que está disponível no fundo. 

Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para para pagar dívidas. Isso porque o processo é fácil, rápido e totalmente online. Ao solicitar o saque no mês do seu aniversário, o valor será creditado diretamente na conta do banco. 

  1. Mutirão online de renegociação de dívidas

No mês do consumidor, também existe a possibilidade de aproveitar os mutirões online de renegociação de dívidas. 

A iniciativa foi feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban),em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.

Dessa forma, os endividados podem aproveitar o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, do dia 7 até 31 de março de 2022.

Essa é uma ótima maneira de negociar  suas dívidas atrasadas, principalmente com os bancos e financeiras.

Além de poderem quitar seus débitos, os consumidores também ganham acesso a conteúdos sobre Educação Financeira.

Links úteis: 

Imagem com materiais de trabalho, como calculadora, caneta, bloco de notas, entre outros itens, simbolizando o bem-estar no trabalho.

Dicas para reequilibrar as finanças 

Nós temos mais dicas, além do saque aniversário FGTS e mutirões online de renegociação de dívidas, para reequilibrar a sua vida financeira e evitar o endividamento de risco. Confira logo abaixo: 

  • Liste todos os seus débitos

Aproveite o Dia do Consumidor para listar todas as contas pendentes. Assim, fica mais fácil entender qual a situação do seu endividamento.Além disso, elabore um planejamento financeiro simples para identificar quais as datas de vencimento, valores, número de prestações, saldo devedor e taxas de juros. 

  • Priorize as contas essenciais

Pode parecer óbvio, mas as contas básicas precisam ser priorizadas na hora de quitar as dívidas, já que existem despesas imprescindíveis como aluguel, alimentação, saúde, educação, entre outras. 

Portanto, passe na frente as contas essenciais conforme a sua necessidade atual para evitar problemas maiores, como ação de despejo.

  • Pague as dívidas mais caras

Procure identificar quais são as suas maiores dívidas ou aquelas que possuem taxas de juros altíssimas. 

Primeiramente, realize o pagamento dessas dívidas mais caras, como as contas de empréstimo pessoal que cobram muitas tarifas, que as contas de luz que possuem taxas mais baixas, por exemplo. 

  • Faça a portabilidade de financiamento e empréstimo

Se você realizou um financiamento de um bem, mas não está conseguindo quitar as prestações por serem muito altas, então pode optar pela portabilidade de financiamentos e empréstimos. 

O Banco Central do Brasil permite transferir operações de crédito de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições financeiras. Pesquise as opções no mercado e escolha outra instituição mais vantajosa para o seu bolso.

  • Compre com descontos

A dica de continuar comprando pode soar incoerente, mas a realidade é que mesmo pessoas endividadas continuam comprando alimentos, cuidando da saúde e estudando.

Porém, é possível fazer essas e outras compras com descontos que podem fazer diferença na economia de dinheiro no final do mês. 

Se a sua empresa ainda não conhece a Allya, então precisa conhecer e oferecer esse benefício que possui cupons de descontos para todas as categorias de gastos, com o objetivo dos colaboradores economizarem. 

  • Estude sobre finanças

Procure se informar sobre finanças pessoais para melhorar a sua vida financeira no dia a dia. 

Existem livros, filmes, séries, palestras, cursos e outros tipos de  conteúdos de graça sobre Educação Financeira na internet. Portanto, não tem desculpa para não buscar conhecimento sobre esse assunto tão importante para o nosso bem-estar. 

Aproveite o Dia do Consumidor para promover a consciência financeira na sua empresa, priorizando o pagamento das dívidas para conquistar o bem-estar financeiro. Aproveite e se cadastre na nossa newsletter para ler outros conteúdos sobre finanças!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *