Compras de Natal: 8 dicas de educação financeira para as crianças nessa data!

Chegando ao final de 2023, já estamos cercados pelas expectativas de mudança, a alegria das férias, o sabor da ceia de Natal e a expectativa de ganhar presentes. Mas, neste momento, vamos falar sobre como ensinar finanças para crianças, aproveitando as compras de Natal. 

Nós, da Allya e Bolodim, contaremos como as mães e pais podem promover a educação financeira nas crianças nessa data. Confira abaixo!

Educação financeira infantil

A educação financeira pode ser ensinada de maneira bem divertida para as crianças. Existem muitos livros, jogos e atividades legais que estimulam os pequenos a entenderem sobre dinheiro. Dessa forma, aprender sobre isso ajuda a:

  • Entender o valor do dinheiro: eles aprendem que não é fácil conseguir o dinheiro e que é preciso trabalhar muito para isso.
  • Saber guardar: descobrem que economizar é fundamental para alcançar objetivos, como comprar um brinquedo ou fazer uma viagem.
  • Fazer escolhas boas: aprendem a pensar no que realmente precisam e a escolher dentro do que podem pagar.
  • Ser responsáveis: aprendem a lidar com o próprio dinheiro e a tomar boas decisões sobre seu uso.

👉 Aprenda como ensinar Educação Financeira Infantil!

8 dicas de Educação Financeira infantil nas compras de Natal

Nessas compras de Natal, queremos mostrar como ensinar educação financeira infantil de forma simples, prática e divertida. Confira: 

1. ​​Estabelecer um limite financeiro com as crianças

Inclua as crianças nas compras de Natal, explicando como um orçamento ajuda a tomar decisões mais conscientes. Discuta o que é possível adquirir dentro desse limite, incentivando-as a participar ativamente do planejamento financeiro.

2. Ensinar a diferenciar gastos essenciais e supérfluos

É essencial ensinar às crianças a diferença entre gastos essenciais e supérfluos. Explique que nem tudo que desejamos é realmente necessário. 

Ajude-as a distinguir o que é fundamental das coisas que são apenas desejadas, incentivando escolhas mais ponderadas.

Colaboradora celebrando o dia das mães

3. Oferecer jogos educativos de finanças

Jogos educativos são uma ótima maneira de aprender sobre finanças de forma lúdica, como o programa do Bolodim.

Ele é um programa abrangente de jogos pedagógicos de finanças desenvolvido por profissionais do mercado financeiro e educadores. Ele foi criado com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é uma plataforma educacional que oferece um jogo da vida real para as crianças se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo. 

4. Procurar dar exemplos ao controlar as finanças

Os pais são modelos fundamentais no controle financeiro. Ao demonstrar práticas financeiras saudáveis, as crianças aprendem a importância de gerenciar o dinheiro de forma responsável.

Por exemplo, mostre que é possível comprar economizando com os benefícios corporativos da empresa. A Allya, por exemplo, é uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece milhares de descontos em diversos produtos e serviços. Portanto, faça as compras de Natal com descontos. 

5. Incentivar a poupança

Promover a poupança desde cedo é valioso. Mostre às crianças como separar uma parte do dinheiro recebido, como mesada ou presente, para poupar. 

Explique como essa reserva de emergência pode ser usada para alcançar objetivos futuros ou para situações inesperadas.

6. Mostrar como fazer escolhas conscientes

Ensine as crianças sobre preços, como funcionam e como comparar produtos. Mostre como fazer escolhas conscientes ao comprar, destacando a importância de pesquisar antes de decidir.

7. Levar as crianças para as compras 

Ao fazer compras de Natal, envolva as crianças nas decisões. Mostre como ver os preços, ler rótulos e fazer escolhas inteligentes, permitindo que participem ativamente das decisões de compra.

8. Ajudar a realizar o planejamento dos sonhos

Para ajudar as crianças a entenderem sobre o valor do dinheiro e como administrá-lo melhor, nossa última dica é o planejamento dos sonhos.

Afinal, ao planejar os sonhos com antecedência, cada desejo ganha um valor específico. Isso ajuda a criança a entender a diferença entre o preço das coisas e o que cada uma significa para ela.

Basicamente, ao mostrar para a criança que se planejar com antecedência, guardando dinheiro para diferentes objetivos, ela começa a compreender o que é investir a longo prazo. Isso inclui entender que cada coisa que deseja tem um valor e que, quanto maior esse valor, mais importante é se planejar.

Para saber mais sobre o universo do bem-estar financeiro, assinar a nossa newsletter! Agora você sabe como incluir as crianças nas suas compras de Natal. Conte com a Allya e o Bolodim para incentivar os melhores hábitos financeiros.

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *