Dia das Crianças: ensine Educação Financeira Infantil

Anualmente, dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Uma data muito especial para celebrar a vida dos pequeninos do Brasil. Pensando nisso, nós da Allya queremos aproveitar esse momento para falar sobre Educação Financeira Infantil. 

Portanto, os RHs das empresas podem incentivar os seus funcionários a passarem conhecimento financeiro para quem possui criança em casa. Confira abaixo! 

O que é Educação Financeira Infantil?

A Educação Financeira Infantil é um estudo sobre gestão de dinheiro voltado para as crianças, desde o início do seu desenvolvimento. 

Essa ciência ensina os princípios básicos para os pequenos crescerem com um futuro financeiro próspero, seguro e garantido.

Assim como aprendemos sobre português, matemática, física, história, geografia e outros conhecimentos, a Educação Financeira Infantil é muito importante para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

Ao aprender a lidar melhor com o dinheiro desde a infância, nós crescemos com uma relação mais saudável com as finanças, podendo alcançar o bem-estar financeiro na vida adulta. 

Como as empresas podem ajudar as crianças?

Sabemos que muitos profissionais não sabem lidar bem com o dinheiro, levando ao acúmulo de dívidas, falta de reserva de emergência e mal-estar financeiro.

Afinal, muitos adultos não aprenderam sobre Educação Financeira na infância, nem na vida adulta. 

Por isso, as empresas podem passar conhecimento sobre finanças, como economizar, guardar dinheiro, investir, entre outros assuntos relacionados. Assim, o colaborador pode abordar o assunto em casa, inclusive com as crianças.  

Como incentivar o colaborador a ensinar Educação Financeira às crianças?

O RH pode ensinar o funcionário sobre finanças, consequentemente, quem possui crianças em casa pode abordar sobre Educação Financeira Infantil. Veja como o profissional pode incentivar a criançada a desenvolver bons hábitos financeiros:

1. Ensinar como economizar

O profissional pode ensinar as crianças em casa a economizar ao oferecer uma mesada e incentivar a economia dos gastos. 

Esse valor pode ser destinado às despesas da criança, como lanches na escola, joguinhos de celular, compra de doces, entre outros.

Porém, é importante informar à criança que essa mesada é semanal, quinzenal ou mensal, ou seja, não será compensada antes do período negociado.

2. Desenvolver consciência financeira

Os colaboradores que possuírem filhos precisam tomar cuidado para não cometer erros que comprometam a consciência financeira dos filhos.

A infância é o momento crucial para os pequeninos desenvolverem bons hábitos financeiros que continuarão na vida adulta.

O ideal é incentivar a criança a comprar com desconto em todas as compras que realizar. A empresa pode oferecer o aplicativo da Allya ao funcionário para ele mostrar como usa a plataforma cheia de descontos em todas as suas compras. 

3. Passar conhecimento sobre Educação Financeira  

Infelizmente, falar sobre Educação Financeira ainda é um tabu, mas isso precisa ser quebrado. 

Portanto, fale sobre dinheiro com as crianças em casa, conte sobre a situação financeira da família, como podem economizar e como poupar para o futuro

4. Mostrar como investir para o futuro

Crianças com mais maturidade, acima de 6 anos, podem já entender sobre poupança e investimento. 

Então o colaborador pode explicar a importância de poupar e investir pensando no futuro, ajudando a criança a economizar, além de fazer ela pensar mais nas finanças familiares e no seu futuro financeiro.

Gostou de saber como incentivar seus funcionários a falar sobre Educação Financeira Infantil com as crianças? Então continue acompanhando nosso blog e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma informação! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *