Sites de avaliação das empresas: como melhorar as opiniões?

Você conhece os sites de avaliação das empresas criados para os colaboradores e ex-funcionários darem suas opiniões sobre a instituição? Eles servem para mostrar como é trabalhar em determinada empresa e para incentivar as instituições a melhorarem suas avaliações. 

Neste texto, vamos mostrar o que pode ser feito para que sua empresa receba avaliações mais positivas. Confira! 

O que são sites de avaliação das empresas?

Os sites de avaliação recebem opiniões dos profissionais que trabalham ou já trabalharam em determinada empresa. Por isso, eles são ótimas fontes de informação para quem está prestes a ingressar em uma nova empresa e deseja conhecê-la um pouco melhor. 

Essas análises podem ser positivas ou negativas, depende da experiência do colaborador na instituição.

Alguns sites mostram as avaliações de forma gratuita e outras cobram um valor para permitir o acesso às informações. Um dos sites de avaliação de empresas mais famoso é o Love Mondays, que se tornou o Glassdoor. O site InfoJobs também apresenta uma sessão de Avaliação de Empresas em seu site.

Como melhorar as opiniões dos colaboradores nos sites de avaliação

Pode ser difícil agradar todos os funcionários da sua empresa, afinal, cada profissional tem uma experiência particular com a instituição.

Porém, existem algumas ações que podem ser feitas para que sua empresa receba avaliações mais positivas nesses sites. Saiba como a seguir:

1. Faça reuniões de avaliação

Assim como existem avaliações de desempenho com os trabalhadores, a empresa também deve ser avaliada. Para isso:

  • faça reuniões periódicas com os colaboradores e líderes para descobrir o que precisa melhorar e o que está no caminho certo na empresa;
  • pergunte o que acham da instituição, como é o clima organizacional, se estão satisfeitos com os benefícios, entre outros itens de avaliação;
  • mantenha uma frequência dessas avaliações, no mínimo a cada 6 meses, para saber se as solicitações estão sendo atendidas e se as reclamações estão diminuindo.

2. Observe e conheça os funcionários

É preciso observar os profissionais no dia a dia para entender os comportamentos e atitudes dentro da empresa. Assim, o RH encontrará os pontos positivos e negativos em relação à satisfação e motivação no trabalho. 

Se possível, peça para os líderes anotarem as dificuldades e conhecerem as habilidades de cada colaborador para ajudá-lo no seu desempenho. 

Ao ajudar o trabalhador na rotina da empresa, o nível de satisfação e motivação pode aumentar, consequentemente, melhorando as avaliações nesses sites.

3. Ofereça benefícios eficientes

Será que as causas das avaliações negativas da sua empresa são sobre os benefícios corporativos oferecidos?

Para saber a resposta faça uma análise sobre os benefícios ofertados na sua empresa e aplique uma pesquisa de satisfação para descobrir a opinião dos colaboradores.

Após a pesquisa, faça uma busca pelas empresas que ofereçam benefícios eficientes e inovadores no mercado. A Allya é uma delas, já que oferece um benefício de desconto para o funcionário economizar o salário em diversas compras. Fica a dica! 😉 

4. Salário

Sem dúvida, o salário é um dos motivos de insatisfação dentro da empresa e incentiva as avaliações negativas dos profissionais.

Portanto, procure entender os valores atuais do mercado para não oferecer um salário abaixo do esperado pelos trabalhadores. Além disso, crie um plano de carreira para incentivar os colaboradores a permanecerem na empresa e avaliarem positivamente nos sites de avaliação.

O funcionário reconhece quando a empresa estimula o crescimento profissional dentro da instituição.

5. Capacitação profissional

Ao oferecer capacitação profissional aos colaboradores, o número de pedidos de demissões e avaliações negativas podem diminuir. Isso porque o trabalhador reconhece a valorização da empresa ao incentivar os estudos e cursos profissionalizantes.

Portanto, enxergue a qualificação profissional como um investimento para sua empresa e para os colaboradores.

O benefício da Allya oferece descontos em instituições de ensino para seus funcionários se capacitarem em cursos de idiomas, técnicos e universitários.

6. Ofereça flexibilidade

Os profissionais brasileiros estão fugindo das empresas sem flexibilidade, segundo a pesquisa do IBM Institute for Business Value (IBV). O estudo mostrou que 1 em cada 10 brasileiros entrevistados pediu demissão do emprego voluntariamente por falta de flexibilidade na empresa, em 2020.

Sendo assim, evite o aumento do turnover na sua empresa e as críticas negativas sobre a falta de flexibilidade na sua instituição. Se o trabalho permitir, incentive o home office ou o modo híbrido (escritório + casa) para evitar esse problema na sua empresa. 

7. Cuide do bem-estar

Sabemos que os cuidados com o bem-estar do colaborador é uma das tendências de RH em 2021

Portanto, se a sua empresa ainda não se preocupa com o bem-estar físico, mental e financeiro dos profissionais, então é hora de tomar uma atitude.

Evite avaliações negativas sobre sua empresa nos sites por motivos de falta de bem-estar no trabalho, e ofereça benefícios que cuidam do bem-estar e promovem qualidade de vida aos trabalhadores. 

8. Cuide do Clima e a Cultura Organizacional

Como está o Clima Organizacional e a Cultura Organizacional da sua empresa? Já mediu os níveis desses indicadores de RH?

É preciso ter muito cuidado com esses indicadores porque eles influenciam diretamente na motivação e satisfação dos profissionais. Além disso, eles também são as causas das avaliações ruins sobre a sua empresa na internet. 

Portanto, melhore esses índices e torne os funcionários mais felizes, motivados, satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos. 

Como incentivar os funcionários a avaliar sua empresa nesses sites?

Informe os colaboradores sobre esses sites de avaliação e peçam para eles darem suas opiniões verdadeiras por lá. Todos os sites de avaliação publicam as avaliações de forma confidencial, então os nomes dos funcionários não serão divulgados na internet.

Explique a importância das avaliações positivas sobre a empresa para atraírem mais talentos para a organização. Além disso, é preciso mostrar que esses sites funcionam como uma comunidade, que se preocupa com o bem-estar dos trabalhadores. 

Essa é uma ótima forma de ajudar quem deseja trabalhar na sua empresa, já que terá informações relevantes sob o ponto de vista dos funcionários.

E aí, o que dizem sobre a sua empresa nos sites de avaliações? Coloque nossas dicas em prática para melhorar as opiniões dos seus colaboradores!

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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