Principais desafios do RH na hora de contratar benefícios corporativos

A contratação de benefícios corporativos é uma etapa essencial para qualquer empresa que deseja criar um ambiente de trabalho que se preocupe com o bem-estar e a satisfação dos funcionários. No entanto, existem vários desafios do RH sobre esse assunto que precisam ser superados. 

Por isso, nós da Allya mostraremos como o gerenciamento dos benefícios corporativos pode ser um dos maiores desafios para o departamento de Recursos Humanos, e quais as soluções para eles serem ultrapassados. Confira a seguir!

Quais são os principais desafios do RH?

Antes de falarmos sobre os principais desafios do RH na hora de contratar benefícios corporativos, comentaremos quais as maiores ‘dores’ desse setor ultimamente. 

Uma recente pesquisa realizada pela fintech Onze, com apoio da Feedz e Conquer in Company, ouviu diversos profissionais da área em todo o Brasil para saber as maiores dificuldades do RH. Confira os principais resultados desse estudo: 

  • 45% dos profissionais de RH indicaram que a maior dificuldade está em melhorar salários e pacote de benefícios;
  • 40% dos entrevistados indicaram os problemas com a redução do turnover e retenção de talentos;
  • 39% comentam a dificuldade na contratação de softwares e ferramentas;
  • 38% das respostas indicaram a aprovação de novos projetos;
  • 31% dos profissionais responderam sobre os indicadores do clima e da cultura organizacional engessada.

Como superar os desafios do RH com os benefícios corporativos?

É extremamente importante que os profissionais compreendam quais são os principais desafios do RH em relação aos benefícios corporativos e saibam como superá-los. Veja abaixo! 

1. Compreender as necessidades dos funcionários

Sem saber as necessidades dos colaboradores, o RH terá dificuldades na hora de escolher os benefícios ideais para os seus funcionários. Afinal, cada profissional possui um estilo de vida e suas preferências. 

Um trabalhador pode ter mais interesse em benefícios corporativos relacionados à saúde física, já outros com a saúde mental, por exemplo.

Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa de satisfação para saber as principais necessidades dos colaboradores para encontrar o benefício ideal para agradar a todos.

Aprenda como fazer uma pesquisa de satisfação sobre os benefícios!

2. Definir um orçamento para os benefícios

O setor de Recursos Humanos pode encontrar dificuldades na hora de definir um orçamento para as despesas com benefícios corporativos.

Cada empresa possui uma situação financeira e sabe quais são os gastos que podem ser realizados durante determinado ano.

Para superar esse desafio do RH, a área precisa se reunir com o setor financeiro para entender as finanças da instituição e encontrar fornecedores que ofereçam benefícios com ótimo custo-benefício.

3. Montar um pacote de benefícios completo

Criar um pacote de benefícios completo que satisfaça as necessidades de todos os funcionários, sem dúvidas, é um grande desafio.

Isso porque montar um pacote de benefício que impacte o bem-estar geral do colaborador, assim como a saúde mental, física e social do profissional pode parecer uma tarefa desafiadora.

No entanto, existem benefícios completos e flexíveis que conseguem impactar diferentes necessidades dos trabalhadores em uma única plataforma de bem-estar financeiro: a Allya

Com esse benefício é possível economizar com descontos na saúde, educação, alimentação, terapia online, academia, autoestima e muito mais. Um pacote completo! 

4. Garantir que os benefícios correspondam a lei

Encontrar benefícios corporativos atualizados e adequados às mudanças legislativas, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), por exemplo, pode ser um dos desafios do RH.

Afinal, é preciso estar em dia com a lei para evitar problemas judiciais maiores no futuro. Sendo assim, uma forma de superar essa dificuldade é encontrar fornecedores de benefícios corporativos que adéquem as suas diretrizes e processos conforme a lei brasileira. 

Entenda os impactos da LGPD no RH da sua empresa!

5. Saber apresentar os benefícios corretamente

Dar orientação aos funcionários para que eles possam tirar o maior proveito dos benefícios disponíveis é também um desafio do RH.

No dia a dia, o setor de Recursos Humanos possui muitas responsabilidades e atividades que demandam tempo e esforços dos profissionais.

Por conta disso, a apresentação correta sobre o uso dos benefícios aos colaboradores tende a ser deixada de lado. Porém, é muito importante que o RH reserve um tempo para apresentar os benefícios aos novos colaboradores e enviar comunicados para mantê-los sempre informados.

6. Monitorar a satisfação dos funcionários sobre os benefícios

De fato, muitos RHs podem encontrar dificuldades na hora de monitorar a satisfação dos colaboradores sobre os benefícios oferecidos. 

Isso pode acontecer se o setor não criar e acompanhar os indicadores de RH que auxiliam a medir a performance da área durante determinado período. 

Portanto, a solução para esse desafio é a criação de uma KPI (Key Performance Indicator – Indicador-Chave de Performance) para medir o uso dos benefícios corporativos. 

Dessa forma, o RH saberá se realmente os trabalhadores estão usando os benefícios oferecidos e se são eficientes. 

7. Compreender que os benefícios impactam a performance dos funcionários 

Os integrantes do departamento de Recursos Humanos podem não compreender que os benefícios impactam o desempenho dos colaboradores. 

Esse desafio do RH é marcado pela falta de análise dos resultados e feedbacks sobre o uso dos benefícios corporativos no dia a dia dos trabalhadores.

Sendo assim, é fundamental que o setor encontre os melhores meios para identificar como a oferta dos benefícios impactam o desempenho, a satisfação e a motivação dos colaboradores.

Como superar os outros desafios de RH?

Além dos principais desafios do RH em relação aos benefícios corporativos, não podemos deixar de falar sobre as outras dificuldades encontradas pelo departamento. Lembre quais são e como superá-las: 

  • os desafios com os turnover e retenção de talentos podem ser superados com a oferta de salários atraentes, benefícios flexíveis e cuidados com o bem-estar do colaborador;
  • buscar os softwares e ferramentas tecnológicas pode ser mais fácil ao entender quais são as principais tendências de RH para 2023;
  • ao apresentar os resultados positivos dos projetos anteriores aos donos da empresa é possível conseguir aprovação para novos projetos de RH;
  • cuidar do clima e da cultura organizacional para permitir o desenvolvimento de novas políticas de inclusão e diversidade na empresa.

E aí, preparados para superar os desafios do RH? A Allya pode te ajudar nessa missão! Entre em contato conosco pelo formulário, logo abaixo! Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *